close
Filhotes

7 coisas que você precisa ensinar ao cachorro filhote nos primeiros meses de vida

Atualizado · 11 de agosto de 2020 · 16h56

Publicado · 11/08/2020 · 16h56

Saber como ensinar cachorro a não morder ou fazer xixi no lugar certo é importante nos primeiros meses de vida do filhote
Saber como ensinar cachorro a não morder ou fazer xixi no lugar certo é importante nos primeiros meses de vida do filhote

Os filhotes de cachorro merecem todo o cuidado e amor do mundo, principalmente nos primeiros meses de vida. Frágeis, eles precisam ser ensinados desde cedo algumas pequenas coisas para facilitar a convivência, como fazer as necessidades no lugar certo, não morder e até mesmo socializar com outros cães, animais e humanos. Então, como cuidar de filhote cachorro e, ao mesmo tempo, ensinar tudo isso a ele? Pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é. Com alguns truques e técnicas, é totalmente possível adestrar o cachorro filhote ainda nos 6 primeiros meses. Veja só como fazer isso!

1) Como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

O cachorro filhote ainda não tem muita noção do que é certo e errado e também não possui controle total do seu organismo nos primeiros meses de vida. Então, ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo é uma questão que pode parecer bastante complicada para a maioria dos tutores. Mas, acredite, não é uma missão impossível. Na verdade, o primeiro passo é estabelecer o local para ser o banheiro do cão, que deve ser distante de onde ele come e dorme. A área de serviço pode ser uma boa opção para isso.

Em segundo lugar, o tutor deve supervisionar o animal e ficar atento aos momentos em que ele está prestes a fazer xixi e cocô. Nessas horas, vale interromper o cãozinho e tentar levá-lo para cima do jornal ou do tapete higiênico o quanto antes, para que ele comece a associar que é ali o local onde ele deve fazer suas necessidades. Lembre-se: mesmo que o cachorro filhote erre muito no início, é preciso ter paciência e não brigar, mesmo que ele erre algumas vezes. Com o tempo e persistência, ele vai aprender.

2) Crie uma rotina com o filhote cachorro desde cedo

Ter uma rotina é tudo! Por isso, é importante estabelecer uma com o filhotinho desde cedo: tem que ter hora para comer, para dormir e para brincar. O sono dos filhotes de cachorro é um pouco diferente, já que eles tendem a dormir por mais tempo do que um cão adulto, mas ainda assim é importante definir alguns horários como base.

Vale destacar também que a rotina serve como uma grande aliada na hora de como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, já que, com horários definidos para fazer as atividades e se alimentar, o organismo do cachorro também se adequa e ele passa a ter “hora certa” para fazer xixi e cocô. Sendo assim, fica muito mais fácil saber em que momento do dia você precisa levar o seu cãozinho ao banheiro.

3) Ensine onde é o cantinho do cachorro filhote

A noção espacial dos filhotes de cachorro ainda não é muito definida, então é importante que o tutor determine alguns limites para que o cãozinho passe a entender qual é o cantinho dele. Nada impede que o animal durma na cama com o tutor, se isso for da sua vontade, mas para quem não quer estimular esse hábito, uma boa forma de fazer isso é fazendo o cachorro filhote se acostumar com a própria caminha e o próprio espaço. Arrume o local com coisinhas que o seu amigo gosta: brinquedos, decoração aconchegante e um cobertorzinho. Além disso, outra dica é fazer bastante carinho no cãozinho quando ele estiver deitado lá, para que ele possa associar que ali é um lugar bom para ele.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Como socializar cachorros: estimular a interação entre os animais é essencial
    Como socializar cachorros: estimular a interação entre os animais é essencial

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?
    Comportamento animal

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

    A linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

    4) Passear com cachorro: como isso deve ser feito nos primeiros meses?

    Os passeios são uma parte fundamental da rotina com o cachorro, seja ele filhote ou adulto. Mas vale destacar que os filhotes precisam de atenção redobrada, principalmente porque eles não têm nenhuma experiência com isso. Uma das medidas que devem ser tomadas, inclusive, é garantir que o doguinho seja vacinado e vermifugado antes de começar a ter contato com o mundo exterior, para prevenir qualquer tipo de problema. Além disso, investir em uma coleira com guia é muito importante nesse primeiro momento, até que o cachorro se familiarize com os passeios e aprenda que deve ficar do lado do tutor durante todo o momento. Quando ele se tornar adulto, de repente, é possível fazer alguns treinamentos para que ele comece a andar sem guia e sem coleira, mas quando ainda são filhotes isso não é recomendado.

    5) Como ensinar o cachorro a não morder?

    A troca de dentição, que começa a acontecer lá pelo quarto mês de vida do filhote cachorro, geralmente vem acompanhada do hábito de morder. Como corrigir isso? Não tem jeito: o seu amigo de quatro patas precisa de algo para aliviar o incômodo dos novos dentinhos nascendo e ele vai, sim, querer morder tudo que encontrar pela frente. Mas com as ferramentas certas, não tem muito o que se preocupar. Uma boa opção para os filhotes de cachorro são os mordedores, brinquedos próprios para isso. Existem diferentes modelos e todos eles têm o mesmo objetivo de direcionar as mordidas do cão para o acessório, desviando a atenção dos humanos ou móveis da casa. Sempre que o cãozinho estiver mordendo os seus dedos ou tentado a roer um móvel, o estimule a usar o brinquedo. 

    6) Comandos básicos ajudam na obediência do cachorro filhote

    Uma das primeiras coisas que o tutor deve ensinar ao seu cãozinho é o poder do “não”. Então, sempre que ele fizer algo de errado, é importante sinalizar com a palavra e gestos para que, assim, o cachorro desde cedo comece a entender o que é certo e errado. Além disso, outros comandos básicos de obediência que também podem ser adotados são ensinar a sentar, deitar e dar a pata. Para isso, recomenda-se a técnica do adestramento positivo, onde o tutor “recompensa” o cachorro filhote sempre que ele fizer algo certo - seja com um petisco, um carinho ou muitos elogios! Isso ajuda a aumentar a obediência do animal e ainda consegue aproximar o humano do seu amigo de quatro patas.

    7) Socializar o cachorro filhote nos primeiros meses de vida é fundamental 

    Uma das partes mais importantes no desenvolvimento de um filhotinho é a socialização, que deve acontecer ainda nos primeiros meses de vida do animal. Muitos tutores têm dificuldade em saber exatamente como socializar cachorros, mas na verdade não há muito mistério. Basta estimular a interação do cão com outros bichinhos, humanos e até com os barulhos da rua. Privar o animal dessa experiência pode acabar deixando o cachorro anti-social e com problemas de convivência. Por isso, invista na socialização desde cedo. Se não souber como fazer isso, procure a ajuda de um profissional. 

    Redação: Juliana Melo

    Signo de cachorro: o que esperar do pet de áries, touro e gêmeos?

    Próxima matéria

    Signo de cachorro: o que esperar do pet de áries, touro e gêmeos?

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Ver Todas >

    5 coisas que gatos podem prever (de terremotos a doenças)
    Comportamento animal

    5 coisas que gatos podem prever (de terremotos a doenças)

    O misticismo envolvendo os bichanos não é novidade. Afinal, quem nunca ouviu dizer que gato preto dá azar ou que os gatos têm sete vidas? No primeiro caso, não passa de mera superstição (e quem tem um gatinho com essa cor de pelagem pode confirmar isso). Já o outro é claramente um mito, pois eles têm apenas uma vida, assim como nós. Mas uma coisa que ninguém pode negar é que os felinos têm uma sensibilidade e tanta, que vai muito além dos seus instintos felinos selvagens. 

    O que é preciso para se tornar um adestrador de cães? Saiba tudo sobre o assunto!
    Comportamento animal

    O que é preciso para se tornar um adestrador de cães? Saiba tudo sobre o assunto!

    O adestramento de cães é uma prática muito conhecida e necessária para quem convive com um amigo de quatro patas. É por meio dele que o cãozinho consegue distinguir o que é certo ou errado e aprende vários comandos básicos de obediência. Quem sabe como adestrar cachorro - filhote ou adulto - dificilmente terá problemas comportamentais em casa, já que o animal vai saber como se portar corretamente. 

    Cachorro bocejando sempre é sono?
    Comportamento animal

    Cachorro bocejando sempre é sono?

    O bocejo dos cães pode despertar muita curiosidade em quem tem um pet e flagra o animal no ato. Mas acredite: cachorro bocejando nem sempre é sinal de sono, e pode ter vários outros significados. Trata-se de uma forma de comunicação do universo canino e, apesar de muitas vezes ter relação com o cansaço e recarga de energia, também pode revelar um cachorro entediado ou ansioso.

    Caixa de areia para gatos: por que os felinos enterram a urina e fezes?
    Comportamento animal

    Caixa de areia para gatos: por que os felinos enterram a urina e fezes?

    Se você convive com um felino, é bem provável que a pergunta “por que os gatos enterram as fezes” já tenha passado pela sua cabeça. Afinal, é um hábito extremamente peculiar e que você não vê animais de outras espécies fazendo, como os cachorros. Então por que será que quando usam a caixa de areia para gatos, a maioria dos animais escondem os dejetos? Será que a explicação está ligada à higiene, ou é algo meramente instintivo? 

    Ver Todas >