close
Caixa de areia

6 motivos para o gato fazer xixi no lugar errado: veja o infográfico e descubra!

Atualizado · 30 de dezembro de 2021 · 11h09

Publicado · 30/12/2021 · 11h09

O xixi de gato fora do lugar é uma surpresa que nenhum tutor quer ter ao chegar em casa, né? Normalmente, o bichano faz suas necessidades dentro da caixa de areia. Porém, se você reparar o gato fazendo xixi em outros cantos, como no piso, perto de móveis ou até mesmo no sofá, fique atento. Existem alguns motivos que podem estar ligados a esse comportamento, desde problemas com a própria caixa de areia até infecções urinárias. Se você tem um gato fazendo xixi no lugar errado dentro de casa, confira algumas razões que podem explicar essa situação - além de dicas de como tirar cheiro de xixi de gato do ambiente!

O gato fazendo xixi no lugar errado pode ser reflexo de marcação de território, mudanças ou até doenças
O gato fazendo xixi no lugar errado pode ser reflexo de marcação de território, mudanças ou até doenças

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
Cuidados dos animais

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Quanto tempo vive um gato?
Cuidados dos animais

Quanto tempo vive um gato?

Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Cuidados dos animais

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Cuidados dos animais

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

1) Caixa de areia suja é um dos principais motivos do gato fazendo xixi fora do lugar

A caixa de areia é o banheiro do gato. Os felinos são animais bem limpinhos e, por isso, gostam de fazer suas necessidades na caixa para gatos, pois é a forma mais higiênica. Porém, se a caixa de areia estiver suja, o bichano provavelmente não vai querer usá-la. Assim, começamos a ver xixi de gato em outras partes da casa. Para evitar o gato fazendo xixi no lugar errado, é essencial realizar a limpeza da caixa de areia com frequência. Os gatinhos não toleram de forma alguma sujeira e cheiro ruim, então ela deve estar sempre limpa para evitar esse tipo de problema. 

2) Colocar a caixa de areia em um lugar inadequado pode interferir no gato fazendo xixi

Outro motivo que pode levar ao gato fazendo xixi fora do lugar é a posição da caixa de areia. A hora de fazer as necessidades requer privacidade. Então, se a caixa estiver em um local de muito movimento, com pessoas passando e barulho em excesso, o pet pode ficar estressado e não se sentir à vontade. Além disso, se a caixa for colocada em um local longe ou de difícil acesso, o gatinho pode não conseguir chegar com rapidez, muitas vezes tendo até mesmo preguiça de ir ao seu encontro. Por isso, o ideal para evitar o gato fazendo xixi pela casa é ter mais de uma caixa de areia espalhada, em locais de fácil acesso e pouca movimentação.  

3) Areia inadequada pode ser o motivo do gato fazendo xixi fora da caixa

O tipo de areia de gato disponível pode ser outro motivo por trás do gato fazendo xixi fora do lugar. Existem diversas opções de areia para gatos disponíveis, como a areia de sílica para gatos, granulado de madeira e argila. Cada bichano se adapta mais a uma do que a outra. O gato fazendo xixi pela casa pode ser um sinal de que a areia de gato escolhida não é confortável para ele. Assim, ele passa a preferir fazer seu xixi de gato em outros cantos, fora da caixinha. Por isso, vale testar diversos tipos de areia até encontrar a melhor opção para o seu gato. Mas lembre-se: a troca de areia deve ser feita gradualmente, pois uma mudança brusca deixa o gato estressado e, consequentemente, eliminando seu xixi de gato pela casa.

4) O xixi de gato pela casa pode ser sintoma de doenças urinárias

O gato fazendo xixi em locais inapropriados pode significar algum problema de saúde. Os bichanos têm tendência a desenvolver doenças urinárias, já que sua ingestão de água não costuma ser alta. Por isso, se reparar o gato fazendo xixi no lugar errado, eliminando urina com maior frequência, vomitando, miando mais do que o normal e com mais sede, leve-o ao veterinário com urgência, pois pode se tratar de problemas renais ou urinários. 

5) Mudanças de rotina deixam o gato fazendo xixi pela casa por conta do estresse

Os bichanos são animais que não são muito adeptos às mudanças. A chegada de uma pessoa ou animal de estimação novo, mudança de casa ou alterações na rotina costumam deixar o gato estressado e ansioso. Uma das consequências é o gato fazendo xixi em locais inadequados. Portanto, se você viu urina de gato no sofá, tapete ou em outros pontos da casa após uma mudança, saiba que é um comportamento normal do pet. Normalmente vem acompanhado de perda de apetite, apatia, isolamento e até mesmo agressividade.

Nesse caso, para lidar com o gato fazendo xixi no lugar errado vai ser preciso muita calma do tutor, que deve mostrar ao animal, aos poucos, que está tudo bem. Vale fazer companhia, brincadeiras e deixar o ambiente o mais confortável possível para que o gatinho se sinta à vontade.

6) O gato fazendo xixi em locais errados pode significar marcação de território

Os gatos são animais que têm seus instintos naturais muito presentes. Um deles é a marcação de território, que tem o objetivo de mostrar que ele tem “poder” sobre determinado local. Um gato marcando território acaba eliminando a urina em pontos pela casa, como cantos de parede e quinas móveis. O xixi de gato marcando território é mais característico, eliminado em um jato curto e rápido. Para contornar essa situação, é indicado realizar a castração e a gatificação da casa

Como tirar cheiro de xixi de gato? Confira dicas para eliminar o odor do ambiente

A areia para gato costuma conter o cheiro do xixi de gato quando é feito na caixinha, impedindo que se espalhe pelo ambiente. Mas quando temos um gato fazendo xixi fora do lugar, o odor forte e característico se torna bem presente. Afinal, como tirar o cheiro de xixi de gato pela casa? O ideal é que a limpeza aconteça assim que o bichano fizer suas necessidades. A primeira dica de como tirar cheiro de xixi de gato recente é aplicar algumas folhas de papel toalha. Deixe que ela absorva a urina de gato e depois jogue fora. 

Muitos bichanos amam urinar em cima de móveis. A dica de como tirar cheiro de xixi de gato do sofá, cama e tecidos é não esfregar! Dê batidinhas leves com o papel para eliminar a urina de gato. Se esfregar, o processo de como tirar cheiro de xixi de gato do sofá fica mais complicado, já que, ao fazer isso, a urina entra nas fibras do local. Para terminar o processo de como tirar cheiro de xixi de gato - do sofá, cama, piso, ou qualquer superfície - é importante aplicar algum produto para eliminar o odor. O xixi de gato é muito forte, então desinfetantes tradicionais podem não ser suficientes. O ideal é comprar produtos específicos para essa função. Uma ideia de como tirar cheiro de xixi de gato sem precisar gastar dinheiro é fazer uma solução de vinagre com água. 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Por que gato não pode usar coleira com guizo?

Próxima matéria

Por que gato não pode usar coleira com guizo?

6 razões por trás do xixi de cachorro no lugar errado (filhotes, adultos e idosos)
xixi

6 razões por trás do xixi de cachorro no lugar errado (filhotes, adultos e idosos)

Chegar em casa depois de um longo dia na rua e ver que os cômodos estão todos sujos porque o bichinho fez xixi fora do banheirinho tira paciência de qualquer um, né? Por isso, quem tem um cãozinho sabe bem da importância que é como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, independente da idade. Mas, às vezes, mesmo com treinamento o cachorro pode voltar a fazer as necessidades fora do local indicado, e isso pode estar relacionado à diferentes causas. É importante entendê-las para que seja possível mudar esse tipo de comportamento, ou até mesmo para prestar o suporte que o cãozinho precisa, caso o motivo seja algum problema de saúde. Pensando nisso, separamos 6 possíveis razões para o cachorro fazendo xixi no lugar errado. Dá só uma olhada!

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
Raças

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o
Raças

Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o "Manx cat"

Diferente de quem prefere cachorros, os amante de felinos normalmente não se importam tanto com a raça antes de comprar ou adotar um gatinho. Mas mesmo que isso não seja um fator primordial na hora de escolher seu amigo de quatro patas, é bom saber que existem diferentes tipos de raça de gato. Dentre elas, o “Manx cat” - também conhecido como Gato Manês - é uma das mais populares e que carrega uma característica muito particular: os animais dessa raça não têm rabo. Parece esquisito, mas o que falta de rabo, sobra em amor! Saiba mais sobre a raça de gato que vai conquistar o seu coração a seguir.

Como tirar cheiro de xixi de gato da casa: descubra como salvar estofados e outros tecidos
Cuidados

Como tirar cheiro de xixi de gato da casa: descubra como salvar estofados e outros tecidos

Mesmo que os gatos sejam super higiênicos e obedientes, a possibilidade de fazerem xixi no lugar errado sempre existe. Nesse momento, além de tentar entender o porquê da caixa de areia ter sido ignorada, você também vai precisar descobrir uma forma de tirar o cheiro do xixi de gato da superfície que ele escolheu para se aliviar. Geralmente, eles procuram pontos mais escondidos e confortáveis para isso e esses locais nem sempre são o chão liso, com piso que é limpo com facilidade.

Ver Todas >

Quantas caixas de areia um gato precisa ter disponível em casa?
Cuidados dos animais

Quantas caixas de areia um gato precisa ter disponível em casa?

A caixa de areia para gatos é um objeto que não pode faltar em nenhuma casa com felinos. É lá que o bichano vai fazer as necessidades seguindo seu instinto natural, sem sujar a casa e com privacidade. Porém, é comum surgirem dúvidas acerca do uso do acessório. Afinal, qual a quantidade recomendada de caixa de areia para gatos dentro de casa? Apenas uma é suficiente ou o gato precisa de várias espalhadas? 

Gatos domésticos: o que é criação indoor, qual a importância e como preservar a segurança do seu pet
Cuidados dos animais

Gatos domésticos: o que é criação indoor, qual a importância e como preservar a segurança do seu pet

Os gatos domésticos são sinônimo de muito amor, companheirismo e diversão. Mas antes de abrir as portas para um bichinho de estimação, é importante fazer toda a adaptação da casa para recebê-lo do jeito certo. Os felinos normalmente têm um espírito bem aventureiro e gostam de explorar tudo ao seu redor. O problema é que às vezes isso inclui o mundo exterior e pode trazer à tona situações como “meu gato sumiu” ou “perdi meu gato”.

Coleira antipulgas também protege o cachorro da leishmaniose? Veja o comparativo!
Cuidados dos animais

Coleira antipulgas também protege o cachorro da leishmaniose? Veja o comparativo!

A coleira antipulgas é um acessório que faz toda a diferença na vida de quem tem um ou mais cães. Mas você sabia que existem produtos que, além de combater as pulgas, também ajudam a afastar outros problemas indesejados, como carrapatos e mosquitos? É aí que entra a coleira contra leishmaniose! Para quem não sabe, a leishmaniose canina é uma doença transmitida pelo mosquito-palha considerada muito perigosa e que pode debilitar bastante a saúde do animal.

Caixa de transporte para gatos que abre por cima é melhor?
Cuidados dos animais

Caixa de transporte para gatos que abre por cima é melhor?

Se você pretende abrir as portas de casa para um felino, deve saber que um acessório que não pode faltar na sua lista de compras é a caixa de transporte para gatos. Ao contrário dos cães, que têm o hábito de passear nas ruas com mais frequência, a maioria dos bichanos é criada dentro de casa e quase não tem acesso às ruas por questões de segurança. Por isso, qualquer saída deve ser feita com a caixa de transporte. Gato vai usá-la para ir ao veterinário, viagens, passeios e muito mais.

Ver Todas >