O xixi de gato fora do lugar é uma surpresa que nenhum tutor quer ter ao chegar em casa, né? Normalmente, o bichano faz suas necessidades dentro da caixa de areia. Porém, se você reparar o gato fazendo xixi em outros cantos, como no piso, perto de móveis ou até mesmo no sofá, fique atento. Existem alguns motivos que podem estar ligados a esse comportamento, desde problemas com a própria caixa de areia até infecções urinárias. Se você tem um gato fazendo xixi no lugar errado dentro de casa, confira algumas razões que podem explicar essa situação - além de dicas de como tirar cheiro de xixi de gato do ambiente!


O gato fazendo xixi no lugar errado pode ser reflexo de marcação de território, mudanças ou até doenças
O gato fazendo xixi no lugar errado pode ser reflexo de marcação de território, mudanças ou até doenças

1) Caixa de areia suja é um dos principais motivos do gato fazendo xixi fora do lugar

A caixa de areia é o banheiro do gato. Os felinos são animais bem limpinhos e, por isso, gostam de fazer suas necessidades na caixa para gatos, pois é a forma mais higiênica. Porém, se a caixa de areia estiver suja, o bichano provavelmente não vai querer usá-la. Assim, começamos a ver xixi de gato em outras partes da casa. Para evitar o gato fazendo xixi no lugar errado, é essencial realizar a limpeza da caixa de areia com frequência. Os gatinhos não toleram de forma alguma sujeira e cheiro ruim, então ela deve estar sempre limpa para evitar esse tipo de problema. 

2) Colocar a caixa de areia em um lugar inadequado pode interferir no gato fazendo xixi

Outro motivo que pode levar ao gato fazendo xixi fora do lugar é a posição da caixa de areia. A hora de fazer as necessidades requer privacidade. Então, se a caixa estiver em um local de muito movimento, com pessoas passando e barulho em excesso, o pet pode ficar estressado e não se sentir à vontade. Além disso, se a caixa for colocada em um local longe ou de difícil acesso, o gatinho pode não conseguir chegar com rapidez, muitas vezes tendo até mesmo preguiça de ir ao seu encontro. Por isso, o ideal para evitar o gato fazendo xixi pela casa é ter mais de uma caixa de areia espalhada, em locais de fácil acesso e pouca movimentação.  

3) Areia inadequada pode ser o motivo do gato fazendo xixi fora da caixa

O tipo de areia de gato disponível pode ser outro motivo por trás do gato fazendo xixi fora do lugar. Existem diversas opções de areia para gatos disponíveis, como a areia de sílica para gatos, granulado de madeira e argila. Cada bichano se adapta mais a uma do que a outra. O gato fazendo xixi pela casa pode ser um sinal de que a areia de gato escolhida não é confortável para ele. Assim, ele passa a preferir fazer seu xixi de gato em outros cantos, fora da caixinha. Por isso, vale testar diversos tipos de areia até encontrar a melhor opção para o seu gato. Mas lembre-se: a troca de areia deve ser feita gradualmente, pois uma mudança brusca deixa o gato estressado e, consequentemente, eliminando seu xixi de gato pela casa.

4) O xixi de gato pela casa pode ser sintoma de doenças urinárias

O gato fazendo xixi em locais inapropriados pode significar algum problema de saúde. Os bichanos têm tendência a desenvolver doenças urinárias, já que sua ingestão de água não costuma ser alta. Por isso, se reparar o gato fazendo xixi no lugar errado, eliminando urina com maior frequência, vomitando, miando mais do que o normal e com mais sede, leve-o ao veterinário com urgência, pois pode se tratar de problemas renais ou urinários. 

5) Mudanças de rotina deixam o gato fazendo xixi pela casa por conta do estresse

Os bichanos são animais que não são muito adeptos às mudanças. A chegada de uma pessoa ou animal de estimação novo, mudança de casa ou alterações na rotina costumam deixar o gato estressado e ansioso. Uma das consequências é o gato fazendo xixi em locais inadequados. Portanto, se você viu urina de gato no sofá, tapete ou em outros pontos da casa após uma mudança, saiba que é um comportamento normal do pet. Normalmente vem acompanhado de perda de apetite, apatia, isolamento e até mesmo agressividade.

Nesse caso, para lidar com o gato fazendo xixi no lugar errado vai ser preciso muita calma do tutor, que deve mostrar ao animal, aos poucos, que está tudo bem. Vale fazer companhia, brincadeiras e deixar o ambiente o mais confortável possível para que o gatinho se sinta à vontade.

6) O gato fazendo xixi em locais errados pode significar marcação de território

Os gatos são animais que têm seus instintos naturais muito presentes. Um deles é a marcação de território, que tem o objetivo de mostrar que ele tem “poder” sobre determinado local. Um gato marcando território acaba eliminando a urina em pontos pela casa, como cantos de parede e quinas móveis. O xixi de gato marcando território é mais característico, eliminado em um jato curto e rápido. Para contornar essa situação, é indicado realizar a castração e a gatificação da casa

Como tirar cheiro de xixi de gato? Confira dicas para eliminar o odor do ambiente

A areia para gato costuma conter o cheiro do xixi de gato quando é feito na caixinha, impedindo que se espalhe pelo ambiente. Mas quando temos um gato fazendo xixi fora do lugar, o odor forte e característico se torna bem presente. Afinal, como tirar o cheiro de xixi de gato pela casa? O ideal é que a limpeza aconteça assim que o bichano fizer suas necessidades. A primeira dica de como tirar cheiro de xixi de gato recente é aplicar algumas folhas de papel toalha. Deixe que ela absorva a urina de gato e depois jogue fora. 

Muitos bichanos amam urinar em cima de móveis. A dica de como tirar cheiro de xixi de gato do sofá, cama e tecidos é não esfregar! Dê batidinhas leves com o papel para eliminar a urina de gato. Se esfregar, o processo de como tirar cheiro de xixi de gato do sofá fica mais complicado, já que, ao fazer isso, a urina entra nas fibras do local. Para terminar o processo de como tirar cheiro de xixi de gato - do sofá, cama, piso, ou qualquer superfície - é importante aplicar algum produto para eliminar o odor. O xixi de gato é muito forte, então desinfetantes tradicionais podem não ser suficientes. O ideal é comprar produtos específicos para essa função. Uma ideia de como tirar cheiro de xixi de gato sem precisar gastar dinheiro é fazer uma solução de vinagre com água. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.