A alimentação do cachorro é um dos fatores mais importantes na hora de cuidar do pet. Ela é responsável por oferecer nutrientes, energia, saúde e bem-estar. O mais recomendado é sempre levar em conta orientações do médico veterinário de confiança para atribuir ao animal a melhor nutrição possível. Uma dica é proporcionar uma alimentação variada composta por uma ração de qualidade e pequenas quantidades de frutas e legumes naturais, oferecidos como petiscos. Você já se perguntou quais frutas cachorro pode comer são as mais nutritivas? Listamos as melhores frutas para cachorro e seus benefícios. Dá só uma olhada!

1) Banana para cachorro ajuda a regular o funcionamento do intestino

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Apesar de algumas frutas serem altamente tóxicas para os cães, outras podem trazer muitos benefícios se forem oferecidas da maneira correta. A banana para cachorro é uma combinação perfeita! A fruta ajuda a regular o intestino pela alta quantidade de fibras. A banana deve ser sempre oferecida em poucas quantidades e no ponto certo (nem muito verde e nem madura demais).  Para completar, coloque uma colherzinha de aveia. Ele vai adorar!

2) Maçã para cachorro ajuda a limpar os dentes e traz outros benefícios para a saúde

A maçã é uma fruta com muitas propriedades adstringentes e digestivas, sendo muito indicada para ajudar a tratar o pet com problemas estomacais. Ela possui vitamina C, cálcio e uma boa ação anti-inflamatória, sendo uma das frutas que o cachorro pode comer mais benéficas. Ela pode ajudar a aliviar tanto a diarreia como a prisão de ventre. Caso você queira ajudar a soltar o intestino do cão, o certo é oferecer o alimento com casca, já para tratar a diarreia é melhor descascar a maçã. Outro benefício muito conhecido é que a maçã ajuda na limpeza dos dentes dos doguinhos. Mas atenção: é fundamental retirar o talo e as sementes antes de oferecer ao cachorro, pois essas partes possuem substâncias tóxicas para animais de estimação. 


Frutas para cachorro: melancia ajuda a refrescar nos dias de muito calor
Frutas para cachorro: melancia ajuda a refrescar nos dias de muito calor

3. Melancia para cachorro ajuda a refrescar nos dias de calor

A melancia é composta por uma grande quantidade de água. Por conta disso, esse alimento é um grande aliado para aliviar o calor do seu doguinho nos dias de muito calor e ainda deixar ele bem hidratado. A recomendação é oferecer a melancia em pequenas quantidades e sem as sementes. A moderação na hora do doguinho consumir a fruta é importante por conta da sua grande quantidade de frutose.

4. Melão contém propriedades importantes para a saúde do cachorro

O melão possui grandes quantidades de vitamina A e E. Além disso, é uma fruta diurética e conta com propriedades antioxidantes que contribuem muito para a saúde do pet. Como as demais frutas que o cachorro pode comer, as sementes do melão devem ser retiradas antes de ser oferecida ao pet.

5. Pera ajuda a manter o cachorro bem hidratado

A pera é uma fruta que tem cerca de 80% de água em sua composição. Por isso, seu valor calórico é muito baixo e ainda contém uma grande fonte de potássio e fibras para eles. O consumo da pera ajuda na prevenção de problemas cardiovasculares e favorece trânsito intestinal. Os cachorros com diabetes também estão liberados para comer a fruta.

6. Morango para cachorro: fruta tem alta concentração de antioxidantes

O morango é uma fruta muito recomendada para manter a saúde da pele do cachorrinho. Conhecida por ser uma fruta com alta quantidade de antioxidantes, o morango alimento previne a oxidação celular e ainda ajuda na saúde dos ossos. Além de tudo isso, a fruta apresenta propriedades diuréticas e digestivas que podem contribuir para a melhora do trânsito intestinal do doguinho.

Redação: Hyago Bandeira