Para quem tem um doguinho, não existe maior felicidade do que seu cachorro abanando o rabo. Geralmente associado a um animal satisfeito, muita gente não sabe o que existe por trás de um peludo que abana o rabo. Apesar de ser, sim, um tipo de demonstração de afeto, o balançar de cauda do pet pode indicar diversas outras especificidades. Quer descobrir? Vem com a gente!

1) Se o rabo está alto e para trás, o cão está bem feliz!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A posição do rabo do animal diz tudo muito sobre o que o cão está sentindo. Mas por essa, com certeza, você já esperava! Se por exemplo, seu cãozinho estiver com o rabo pontudo, alto e para trás, significa que ele deve estar muito feliz por te ver (ou talvez por ver um brinquedo ou sua ração preferida). Pode correr pro abraço e fazer muito cafuné no seu peludo!

2) Balançar o rabo é uma forma de se comunicar com outros bichinhos

Além da comunicação com os tutores, o rabo também serve para que os cachorros se comuniquem entre si. Veterinários afirmam que, ao balançar a cauda, os cãezinhos liberam feromônios, hormônios que soltam um odor que pode até não ser percebido por humanos, mas com certeza vai ser notado por outro cachorro ou até mesmo animal de outra espécie. Não raro, eles costumam abanar o rabo ao ver outro pet no passeio da rua ou ao ver um pássaro ou gato - ou até mesmo um par romântico! Esse hormônio serve para saber se seu pet vai ser aceito ou não pelo outro animal.

3) Cachorro com a cauda para baixo? Está interessado em algo!

É muito comum perceber algumas variações entre os movimentos da cauda do bichinho. Quem nunca viu o cão geralmente sentado ou com as patinhas semiflexionadas, com o rabo rente ao chão? Se ele está assim, isso significa que demonstra interesse em algo ou está prestando atenção em alguma coisa que, para ele, é muito importante. Pode ser um brinquedo, o cheiro de uma ração diferente ou uma visita nova.

 


P  orque o cachorro abana o rabo: atitude pode ser um sinal de que seu amigo está se sentindo ameaçado
P orque o cachorro abana o rabo: atitude pode ser um sinal de que seu amigo está se sentindo ameaçado

4) Rabo levantado pode significar ameaça

Uma cauda pontuda para cima, como uma seta, pode significar que seu grande amigo está se sentindo ameaçado ou em perigo. Isso pode ser provocado por uma mudança de ambiente, pessoas novas, a companhia de outros animais, entre outros fatores. É bem importante que você note mudanças de comportamento no seu pet, pois isso pode significar problemas emocionais e uma conversa com o veterinário talvez seja necessária.

5) Balançar o rabo para a esquerda ou para a direita?

Pode ser muito inusitado pensar nisso, mas o lado para o qual o cão balança o rabo primeiro pode indicar muita coisa. De acordo com algumas pesquisas, se seu pet balança o rabo para a esquerda, pode estar ansioso e preocupado; já se balançar para a direita, significa que está tranquilo e relaxado. Curioso, né?

6) Cauda abanando para baixo: é melhor deixá-lo quieto

Assim como os humanos, os pets também precisam de um tempo para si mesmos. E isso fica claro em um cãozinho quando ele abana o rabo para baixo, pois denuncia que ele está se sentindo inseguro ou preocupado. Nesses momentos, é melhor deixá-los quietos e não perturbá-los por um tempo. Em pouco tempo, se nada grave estiver acontecendo, seu amigão já estará outra vez abanando o rabo, pronto para mais brincadeiras.

 

Redação: Karoline Miranda