Uma das raças de cachorro mais fofas para se ter como amigo é a do cão Bichon Frisé. Pequeno, branquinho e peludo, esse animal é uma ótima companhia para todos os momentos. Eles são muito carismáticos, carinhosos e obedientes. Se você nunca ouviu falar ou está pensando em ter um, chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre essa incrível raça de cachorro. Confira as principais características do Bichon Frisé e se apaixone!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1. Bichon Frisé: amor em forma de cachorro

Uma das características mais notáveis dessa raça de cachorro é que o Bichon Frisé tem um temperamento muito dócil e amigável. Para quem não está familiarizado com cachorros em casa, essa pode ser uma ótima opção de cãozinho para chamar de seu! Eles são muito carinhosos, extrovertidos, sociáveis e brincalhões, tanto com seus tutores e família quanto com outras pessoas no geral.

Diferente de muitas raças que são mais desconfiadas, o Bichon raramente estranha a presença de quem não conhece e sempre está disposto a fazer novos amigos - sejam eles humanos ou outros cachorros.

2. O cachorro Bichon gosta de ser recompensado

Alguns cãezinhos podem dar mais trabalho do que outros, principalmente no quesito comportamento. Mas a boa notícia é que cachorros como o Bichon Frisé são bastante espertos e têm uma inteligência bem aguçada, por isso podem ser adestrados com facilidade.

No entanto, para que seja feito um bom treinamento e ambas as partes saiam satisfeitas, você precisa saber que os doguinhos gostam de ser recompensados. Ou seja, eles aprendem mais rapidamente se ganharem alguma coisa em troca no final, como um petisco para cachorro ou até mesmo um carinho.

3. A pelagem do cão Bichon Frisé precisa de atenção

Os pelos branquinhos e encaracolados do Bichon são uma das características físicas que mais chamam atenção na raça. Mas, para mantê-los com um aspecto bonito e saudável, é necessário escová-los pelo menos uma vez por dia. Como ele é mais enroladinho, é muito comum que a pelagem fique embaraçada e com alguns nós se não houver esse cuidado diário. E não precisa se preocupar com a queda de pelos, viu? Mesmo que você realize a escovação todos os dias, vai poder perceber que essa é uma das raças que soltam menos pelo.

 

4. Cachorro Bichon Frisé também precisa se exercitar

 

Por menor que sejam os cachorros da raça Bichon, eles têm bastante energia para gastar. Passear com cachorro e realizar brincadeiras com bola e frisbee são sempre muito bem-vindos, desde que eles consigam praticar algum tipo de atividade todos os dias. Portanto, sempre separe pelo menos um tempo do seu dia para levar seu amigo de quatro patas para liberar essa energia, hein? Mas nada de exigir muito do seu bichinho, pois como eles são pequenos, não precisam de uma rotina de exercícios físicos muito intensa. 

5. Uma raça que não late muito

Quem gosta de cães obedientes e mais comportados, vai adorar saber que o cachorro Bichon Frisé é uma raça que não tem o hábito de latir com frequência. Isso pode acontecer, claro, mas somente em situações muito específicas, como quando o animal quer avisar seu tutor de alguma situação ou quando ele se sente incomodado com alguma coisa. Então não estranhe se isso acontecer e tente descobrir o motivo por trás do latido!

Cachorro Bichon Frisé olhando para frenteBichon Frisé dando a patinhaBichon Frisé com a língua de foraTosa Bichon FriséTrês filhotes de Bichon Frisé dormindo juntosBichon Frisé pronto para passear

6. Bichon é o cãozinho ideal para se ter em apartamentos

Por ser um cachorro pequeno, o Bichon Frisé consegue se adaptar muito bem aos apartamentos. Ele tem uma altura de 23 a 30 cm e pode pesar até 6 kg. Por isso, muitas vezes ele é chamado de Bichon Frisé "mini", já que seu tamanho é bem compacto.

Além do mais, o comportamento calmo  da raça Bichon Frisé também contribui para que ela se adeque ao lugares menores. Contudo, vale lembrar que, caso você esteja pensando em ter um bichinho desse em casa, não deve se esquecer de levá-lo para passear diariamente. Assim é possível garantir que o doguinho gaste toda a energia e evita que ele comece a demonstrar um comportamento mais agitado dentro de casa.

7. O Bichon Frisé é uma raça parecida com Poodle

A primeira associação que uma pessoa faz ao ver um Bichon Frisé, normalmente, é a de que ele é um cachorro que parece Poodle. De fato, esses cães compartilham algumas semelhanças, como os pelos enroladinhos. No entanto, a maior diferença entre a raça Bichon e o Poodle é que o Poodle pode ter várias cores e tamanhos, e tem uma única camada de pelos; enquanto o cachorro Bichon tem pelo e subpelo. Outra raça que é muito confundida é o Bichon Bolonhês.

8. Bichon Frisé: expectativa de vida é de até 15 anos

Saber quanto tempo vive um cachorro é fundamental para se planejar financeiramente para cuidar do animal por longos anos. No caso da raça de cachorro Bichon Frisé, a longevidade média da raça é de 12 a 15 anos. Isso significa que se o cãozinho for bem cuidado e tiver boas condições de saúde, poderá viver até 15 anos ao lado da família - ou até ultrapassar essa expectativa.

9. O cão Bichon Frisé não apresenta variedade de cores

Uma das principais características do Bichon Frisé, filhote ou adulto, é que a raça é dona de pelos bem branquinhos. Ou seja, quando falamos do Bichon Frisé, cores do cachorro não variam e não é possível encontrar um Bichon Frisé preto ou marrom, por exemplo. O máximo que pode acontecer é antes de completar um ano, a pelagem da raça pode ser ligeiramente bege (champanhe) - mas esta coloração não deve cobrir mais de 10% do cão, segundo os padrões oficiais. 

10. A raça Bichon tem uma tosa exclusiva

É impossível não se apaixonar por esta raça! Cachorro fofo como o Bichon já encanta por causa da sua aparência, mas uma coisa que poucas pessoas sabem é que a tosa também contribui para deixar o visual dele ainda mais fofinho! E, curiosamente, existe uma tosa específica da raça. Chamada de "tosa Bichon Frisé", o corte consiste em um corte bem marcado e de formato arredondado na cabeça. Isso ajuda a ressaltar os olhos e a fofura do pet! 

11. Para ter um Bichon Frisé, preço é um fator importante

E quanto custa um Bichon Frisé? Valor da raça não é tão exorbitante: o preço inicial costuma partir de R$ 1.500. Mas, dependendo do sexo e da genética do pet, o custo pode chegar a R$ 6.000. A idade também influencia: um Bichon Frisé filhote sempre vai ser mais caro do que um cachorro já adulto.

Na hora de comprar um Bichon Frisé, canil de cachorro precisa ser pesquisado com muito cuidado. Busque um lugar com boas referências e que seja responsável. Outra possibilidade além da compra é procurar por exemplares de Bichon Frisé para adoção em ongs e em redes sociais.

 

Publicado originalmente em: 06/03/2020

Atualizado em: 25/10/2023