Comportamento animal

5 segredos para fazer o cachorro te escolher como líder

Publicado - 24 Outubro 2023 - 11h10

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Você já se perguntou como o cachorro escolhe o dono? Ser líder do seu pet é uma tarefa muito importante. Quando o tutor sabe impor limites, o cãozinho se torna mais obediente. Já quando isso não acontece, o animal usa toda a sua dominância para se sentir o dono da casa e, assim, pode causar uma relação desastrosa. Por isso é tão importante que a relação do cachorro com dono seja pautada no humano como líder. 

Mas como fazer o cachorro me escolher como dono? Algumas pessoas pensam que é algo muito difícil. Enquanto isso, outras pensam que é algo totalmente natural e que não há nada que se possa fazer para mudar. Porém, não é bem assim! O Patas da Casa te conta 5 segredos de como fazer o cachorro te escolher como dono e líder!

Como o cachorro escolhe o dono?  

Como são descendentes dos lobos, os cães têm naturalmente o instinto de viver em matilha. Por isso, costumam escolher alguém para ser o seu líder. No caso dos cães domésticos, quem faz esse papel é o tutor. Toda matilha precisa de um líder e, se você não pegar esse papel para si, o próprio pet vai se colocar nessa posição. Por isso é tão importante entender como fazer o cachorro te escolher como dono. 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Você já se perguntou, por exemplo, por que o cachorro segue o dono? O cãozinho faz isso porque o vê como o líder. Para o pet, o tutor é o exemplo a ser seguido, aquele com quem ele se sente seguro, confiante e calmo. Ou seja: é quem ele vê como líder. 

Como fazer o cachorro me escolher como dono?

Para um cãozinho te escolher como dono e líder, é bom saber como agir. Ao mesmo tempo em que você respeita o espaço do animal e dá atenção a ele, também é importante condicioná-lo a te obedecer. Para isso, manter o tom de voz firme é uma das principais dicas, mas sem gritar ou brigar com o pet quando ele errar. 

Se você quer ser a pessoa que o cãozinho segue e obedece, veja as principais dicas a seguir para não errar no processo de como o cachorro escolhe o seu dono!

1) Mantenha o tom de voz firme

Para aprender como fazer o cachorro te escolher como dono, o primeiro cuidado é prestar atenção no tom de voz. O líder precisa ter firmeza na hora de falar com o pet. Se ele estiver fazendo algo errado, diga "não" com muita clareza. Não é para gritar ou se desesperar: o pet terá medo e/ou não vai te respeitar. Por mais que possa parecer difícil no início, é essa firmeza que te dará a autoridade necessária para fazer o animal te ver em uma posição de liderança. 

2) Condicione o pet a fazer a coisa certa 

É muito fácil apenas brigar com o animal quando ele faz algo errado. Mas lembre-se: o papel do líder não é dar bronca, mas ensinar o certo. Por isso, condicione o pet a fazer a coisa correta. Se flagrar o xixi de cachorro no lugar errado, evite brigar com ele. Siga as dicas de adestramento mais uma vez e quantas outras vezes forem necessárias. Os animais precisam dessa repetição e dedicação e, se você trabalhar com isso, ele te verá como líder. 

Cachorro brincando com a dona
O segredo de como fazer o cachorro te escolher como dono é aliar carinho, firmeza e cuidados

3) Elogie o animal 

Os segredos por trás de como o cachorro escolhe o dono não consistem apenas em ter firmeza e ensinar. Um dos pontos mais importantes é mostrar para o animal o quanto você está orgulhoso dele. Sempre que o cão realizar uma tarefa com louvor, faça elogios, dê um petisco como recompensa e realmente se mostre feliz com sua atitude. Quando o pet percebe que você fica feliz sempre que ele o obedece, passa a querer fazer isso cada vez mais. O adestramento positivo é a chave para uma boa relação entre cachorros e seus donos. 

4) Passeie com o cachorro e demonstre carinho 

Como saber se o cachorro te escolheu como dono? Fácil: você é a pessoa preferida dele na hora do passeio! Passear com cachorro na rua é um dos momentos preferidos dos caninos, por isso, se você quer se tornar o seu líder, é importante tirar um tempinho diário para essa atividade. Normalmente, o cachorro escolhe como dono aquela pessoa que mais se dispõe a sair com ele e a fazer coisas diferentes. O pet passa a associar esse alguém com momentos de prazer e diversão. A forma como o cachorro escolhe o seu dono é baseada na maneira como ele é tratado. Por isso, fazer com que ele te associe a situações felizes é sempre uma boa ideia. 

Para que o cão te escolha como dono é importante ainda aliar adestramento e carinho. Além de ser a pessoa que o ensina o que é certo e se mostra firme nas situações, você precisa ser aquela que também dá muita atenção. Uma dica de como saber se o cachorro escolheu o dono é observar se há um humano com quem ele se sente mais confortável e costuma pedir mais carinho. Essa pessoa provavelmente é quem ele escolheu para seguir. Portanto, pode ter certeza que quanto mais carinho, mais abraços e mais tempo você oferecer para o pet, mais ele te verá como o seu dono e líder. 

5) Não esqueça dos cuidados diários 

O cachorro escolhe como líder a pessoa que ele vê que realmente cuida dele. Se você oferece água e comida, dá banho, leva para o veterinário, dá novos brinquedos, faz passeios e está ali do seu lado o tempo inteiro, pode ter certeza que ganhará sua confiança. A dica final de como saber que o cachorro escolheu como dono uma pessoa é observar se ele a deixa mexer em seus pertences. Se você manuseia seus comedouros, bebedouros e brinquedinhos sem ouvir reclamações, pode ter certeza que ele te vê como líder. 

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas