Dependendo do lugar onde você vive, ter um cachorro que não cresce muito é a única opção possível para criar um amigo de quatro patas — moradores de apartamentos e casas pequenas, como quitinetes, sabem bem o quanto o espaço precisa ser bem dividido e organizado. A opção por raças de porte pequeno é essencial para que o seu conforto e o do animal sejam preservados: assim, todos os habitantes da casa vão conseguir conviver sem grandes problemas relacionados ao espaço. Por isso, é sempre bom saber em quais raças você pode apostar que não vão crescer tanto: nós selecionamos seis delas aqui embaixo. Dá uma olhada!  

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) O Yorkshire é um furacão de pouco impacto

cachorro yorkshire

Um dos primeiros lugares na lista de cachorros fofos que não crescem, o Yorkshire é perfeito para famílias com tempo para dedicar a ele. Isso acontece porque esse cachorro é muito apegado aos tutores e precisa gastar energia diariamente para viver numa boa. No que se trata do tamanho, o York não costuma passar dos 4kg e de 25cm de altura — você pode carregar um deles embaixo do braço para onde quer que vá. O Yorkshire Terrier ama brincar e vai fazer o possível para chamar a sua atenção sempre que quiser. É um ótimo cão para quem mora sozinho e deseja companhia. 

 

2) Nenhum dos tamanhos do Pinscher cresce muito

cachorro pinscher no sofá

O Pinscher pode ser considerado um Doberman em tamanho pequeno: territorialista e protetor, ele vai fazer de tudo para garantir que os donos e o lugar onde moram vai estar sempre protegido, mesmo que o tamanho dele não dê tanta condição para isso. Não importa se você vai ter um Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: o maior deles não passa dos 5kg e 30cm. Ou seja: todos se enquadram na categoria de cachorros pequenos que não crescem. 

 

3) Shih Tzu: raça de cachorro peludo que não cresce

cachorro shih tzu no jardim

Unindo o tamanho pequeno com a grande quantidade de pelos, o Shih Tzu é, atualmente, um dos cachorros mais populares aqui no Brasil e isso começa com o “efeito fofura” de sua aparência. Amigável, inteligente e muito apegado aos donos, ele é um ótimo companheiro para todos os momentos — inclusive os de descanso. Os cachorros dessa raça podem desenvolver ansiedade de separação se passarem muito tempo sozinhos: são ideais para famílias em que sempre há alguém em casa. A média de tamanho do Shih Tzu é de 23cm e 6kg.

 

4) O Maltês tem tudo para se tornar o melhor amigo do dono

cachorro maltês no jardim

Facilmente confundido com uma mini nuvem correndo pela casa, o Maltês tem a pelagem completamente branca e densa, mas também é um dos cachorros pequenos que não cresce tanto: na fase adulta ele alcança, no máximo, 30cm de altura e 4kg. Ele é muito amigável, mas o apego ao dono pode fazer com que ele se torne possessivo na presença de estranhos — nada que o processo de socialização começado bem cedo não resolva.

 

5) O Lulu da Pomerânia parece ser maior do que realmente é

cachorro lulu da pomerânia

 

Com pelagem volumosa e pose imponente, o Lulu da Pomerânia (ou Spitz Alemão Anão) até tenta convencer que é maior do que é, mas basta um banho para mostrar a realidade: ele pesa, em média, 4kg e chega a 20cm de altura. Resistente com estranhos e teimoso, ele compensa essas características com muito amor pelo dono e um desejo de proteger os tutores sempre que possível. Ele tem bastante energia para gastar: brincadeiras fazem parte do dia a dia do Lulu. 

 

Redação: Ariel Cristina Borges