Cachorro

5 dicas para deixar o cachorro sozinho em casa sem dramas e mais feliz!

Publicado - 13 Novembro 2023 - 11h48

Atualizado - 20 Fevereiro 2025 - 16h47

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Como deixar o cachorro sozinho no apartamento? Essa é uma dúvida muito comum entre tutores, tanto quem acabou de adotar um cão quanto pais de pet mais experientes. Por mais que a gente queira ficar o tempo todo com o bichinho, às vezes precisamos deixar o cachorro sozinho para trabalhar, estudar ou se ausentar por algum outro motivo. A média de quanto tempo pode deixar o cachorro sozinho depende de alguns fatores, como idade, nível de treinamento e até mesmo a raça do cão. 

Enquanto alguns pets são mais tranquilos com isso, muitos cãezinhos têm dificuldade em ficar só. A ansiedade canina toma conta e o pet pode desenvolver comportamentos complicados, como chorar, roer móveis, fazer xixi no lugar errado e causar uma grande bagunça no ambiente. Por isso, saber distrair o cachorro que passa um tempo sozinho é fundamental.

Quer saber como deixar o cachorro sozinho em casa sem muitos dramas e promovendo bem-estar ao animal? O Patas da Casa te dá 5 dicas especiais!

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

1) Deixe petiscos escondidos para cachorros que ficam sozinhos em casa

Meu cachorro chora muito quando fica sozinho: como deixá-lo menos ansioso na minha ausência? Uma dica que pode te ajudar nisso é tentar associar o momento a algo positivo. A ideia é fazer o pet perceber que o fato de você estar longe não é o fim do mundo, pois ele pode ficar bem, mesmo quando fica sozinho. Para isso, esconda alguns petiscos para cachorro em cantinhos diferentes da casa. 

O petisco por si só já vai atrair o animal e o fato de ainda vivenciar uma mini "caçada" deixa tudo ainda mais divertido. Essa é uma ótima ideia de como acostumar o cachorro a ficar sozinho porque traz benefícios a longo prazo. Aos poucos, o animal naturalmente vai associar o tempo que tem sozinho em casa a algo legal e positivo.    

2) Deixe uma peça de roupa com o seu cheiro quando o cão precisar ficar sozinho

O principal motivo do cachorro ficar tão triste ou irritado quando precisa ficar sozinho em casa é a ansiedade de separação. O pet está acostumado a ter a presença do tutor ou de outras pessoas ao seu redor o tempo todo e, por isso, fica ansioso ao se ver sem ninguém.

Mas então como sair e deixar o cachorro sozinho sem que ele se sinta mal? Use o poderoso olfato canino ao seu favor! Deixe uma peça de roupa sua que tenha o seu cheiro perto do animal. Vale colocar na caminha ou no local onde o animal costuma ficar. Assim, o cãozinho vai sentir a sua presença ali e, assim, ficará menos ansioso. 

Cachorro com brinquedo na boca
Brinquedos para cachorros que ficam sozinhos deixam o pet mais feliz

3) Passeie com o pet antes de deixar o cachorro sozinho para trabalhar 

Uma boa dica de como deixar o cachorro sozinho em casa sem risco de causar um caos em casa é gastar a energia dele. Quando a ansiedade de separação ataca o pet, pode se transformar em destruição. Além disso, a própria falta de atividade física impacta o estresse. Por isso, a dica é passear com o cachorro antes de sair de casa. Dessa forma, o pet estará cansado na sua ausência e o risco de ele causar um caos será menor. 

Isso é ainda mais importante para cachorros para apartamento que ficam sozinhos, já que eles têm um espaço menor para se movimentar do que aqueles que vivem em uma casa grande com quintal. Porém, se você está buscando dicas de como deixar filhote de cachorro sozinho, é preciso primeiro ter certeza se ele já tem idade para passear. O filhote só pode sair de casa depois de estar com todas as vacinas de cachorro em dia.

4) Aposte em brinquedos para cachorros que ficam sozinhos

Uma ótima dica de como acostumar o cachorro a ficar sozinho é mostrar para o cão que ele também pode ficar entretido na sua ausência. O pet precisa de diversão mesmo que o tutor não esteja em casa. Os brinquedos para cachorros que ficam sozinhos podem ajudar nisso! Deixe muitas opções à disposição do animal para que ele sempre tenha um entretenimento. 

Algumas opções de brinquedos para cachorros que ficam sozinhos são bolinha, corda e mordedores (principalmente se o pet é daqueles que gosta de abocanhar tudo na sua ausência). Os brinquedos interativos também funcionam muito bem e ainda estimulam a cognição do animal. 

5) Adotar outro cachorro é sempre uma boa solução!

Mesmo com todas as dicas de como deixar o cachorro sozinho no apartamento ou casa, muitos tutores têm dó de deixar o pet sem companhia. Se esse é o seu caso, existe uma dica bem simples que vai te ajudar: adotar outro cachorro! É claro que nem sempre isso é possível por uma infinidade de motivos, mas se você tem vontade e capacidade de ter um segundo pet, por que não? Dessa forma, um faz companhia para o outro e, assim, você não precisa se preocupar em deixar o cachorro sozinho para trabalhar. Afinal, os cães jamais estarão sem companhia!

Comportamento

Adestramento de gatos: 8 comandos que os tutores podem ensinar aos felinos

Quando o assunto é adestramento, muita gente acredita que seja algo exclusivo dos cães, principalmente para ensiná-los a fazer suas ...

Cachorro

Comportamento destrutivo em cães: como fazer o cachorro parar de destruir as coisas

O comportamento destrutivo em cães é mais comum do que parece e, na maioria dos casos, está longe de ser “malcriação”. Roer móveis, ...

Cachorro

Cachorro tímido ou agressivo? Veja 12 dicas para tornar o cachorro mais sociável

A sociabilidade do cachorro vai muito além da convivência com outros animais. Ela impacta a forma como ele reage durante os passeios...

Cachorro

O que saber antes de ter um Golden Retriever?

O Golden Retriever é uma das raças de cachorro mais populares do mundo, conhecido pelo temperamento dócil, inteligência acima da méd...

Alimentação

8 ótimas vantagens de oferecer sachê para gato idoso

Quando um gato entra na terceira idade felina, ele precisa de ajustes importantes na alimentação para que seu organismo acompanhe as...

Alimentação

Nutrição contra o tempo: como deve ser a dieta ideal para um gato idoso?

Com o avanço da idade, o organismo dos gatos passa por transformações naturais que impactam diretamente o metabolismo, a digestão e ...

Alimentação

O que é mix feeding e por que ele é tão indicado para gatos?

A alimentação adequada é um dos pilares fundamentais para a saúde e a longevidade dos gatos. Uma dieta equilibrada influencia desde ...

Gato

10 sinais que indicam problemas na saúde bucal dos gatos

A saúde bucal dos gatos está diretamente relacionada ao bem-estar e qualidade de vida dos felinos. Isso porque alterações nos dentes...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?