Comportamento animal

5 dicas para deixar o cachorro sozinho em casa sem dramas e mais feliz!

Publicado - 13 Novembro 2023 - 11h48

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Como deixar o cachorro sozinho no apartamento? Essa é uma dúvida muito comum entre tutores, tanto quem acabou de adotar um cão quanto pais de pet mais experientes. Por mais que a gente queira ficar o tempo todo com o bichinho, às vezes precisamos deixar o cachorro sozinho para trabalhar, estudar ou se ausentar por algum outro motivo. A média de quanto tempo pode deixar o cachorro sozinho depende de alguns fatores, como idade, nível de treinamento e até mesmo a raça do cão. 

Enquanto alguns pets são mais tranquilos com isso, muitos cãezinhos têm dificuldade em ficar só. A ansiedade canina toma conta e o pet pode desenvolver comportamentos complicados, como chorar, roer móveis, fazer xixi no lugar errado e causar uma grande bagunça no ambiente. Por isso, saber distrair o cachorro que passa um tempo sozinho é fundamental.

Quer saber como deixar o cachorro sozinho em casa sem muitos dramas e promovendo bem-estar ao animal? O Patas da Casa te dá 5 dicas especiais!

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

1) Deixe petiscos escondidos para cachorros que ficam sozinhos em casa

Meu cachorro chora muito quando fica sozinho: como deixá-lo menos ansioso na minha ausência? Uma dica que pode te ajudar nisso é tentar associar o momento a algo positivo. A ideia é fazer o pet perceber que o fato de você estar longe não é o fim do mundo, pois ele pode ficar bem, mesmo quando fica sozinho. Para isso, esconda alguns petiscos para cachorro em cantinhos diferentes da casa. 

O petisco por si só já vai atrair o animal e o fato de ainda vivenciar uma mini "caçada" deixa tudo ainda mais divertido. Essa é uma ótima ideia de como acostumar o cachorro a ficar sozinho porque traz benefícios a longo prazo. Aos poucos, o animal naturalmente vai associar o tempo que tem sozinho em casa a algo legal e positivo.    

2) Deixe uma peça de roupa com o seu cheiro quando o cão precisar ficar sozinho

O principal motivo do cachorro ficar tão triste ou irritado quando precisa ficar sozinho em casa é a ansiedade de separação. O pet está acostumado a ter a presença do tutor ou de outras pessoas ao seu redor o tempo todo e, por isso, fica ansioso ao se ver sem ninguém.

Mas então como sair e deixar o cachorro sozinho sem que ele se sinta mal? Use o poderoso olfato canino ao seu favor! Deixe uma peça de roupa sua que tenha o seu cheiro perto do animal. Vale colocar na caminha ou no local onde o animal costuma ficar. Assim, o cãozinho vai sentir a sua presença ali e, assim, ficará menos ansioso. 

Cachorro com brinquedo na boca
Brinquedos para cachorros que ficam sozinhos deixam o pet mais feliz

3) Passeie com o pet antes de deixar o cachorro sozinho para trabalhar 

Uma boa dica de como deixar o cachorro sozinho em casa sem risco de causar um caos em casa é gastar a energia dele. Quando a ansiedade de separação ataca o pet, pode se transformar em destruição. Além disso, a própria falta de atividade física impacta o estresse. Por isso, a dica é passear com o cachorro antes de sair de casa. Dessa forma, o pet estará cansado na sua ausência e o risco de ele causar um caos será menor. 

Isso é ainda mais importante para cachorros para apartamento que ficam sozinhos, já que eles têm um espaço menor para se movimentar do que aqueles que vivem em uma casa grande com quintal. Porém, se você está buscando dicas de como deixar filhote de cachorro sozinho, é preciso primeiro ter certeza se ele já tem idade para passear. O filhote só pode sair de casa depois de estar com todas as vacinas de cachorro em dia.

4) Aposte em brinquedos para cachorros que ficam sozinhos

Uma ótima dica de como acostumar o cachorro a ficar sozinho é mostrar para o cão que ele também pode ficar entretido na sua ausência. O pet precisa de diversão mesmo que o tutor não esteja em casa. Os brinquedos para cachorros que ficam sozinhos podem ajudar nisso! Deixe muitas opções à disposição do animal para que ele sempre tenha um entretenimento. 

Algumas opções de brinquedos para cachorros que ficam sozinhos são bolinha, corda e mordedores (principalmente se o pet é daqueles que gosta de abocanhar tudo na sua ausência). Os brinquedos interativos também funcionam muito bem e ainda estimulam a cognição do animal. 

5) Adotar outro cachorro é sempre uma boa solução!

Mesmo com todas as dicas de como deixar o cachorro sozinho no apartamento ou casa, muitos tutores têm dó de deixar o pet sem companhia. Se esse é o seu caso, existe uma dica bem simples que vai te ajudar: adotar outro cachorro! É claro que nem sempre isso é possível por uma infinidade de motivos, mas se você tem vontade e capacidade de ter um segundo pet, por que não? Dessa forma, um faz companhia para o outro e, assim, você não precisa se preocupar em deixar o cachorro sozinho para trabalhar. Afinal, os cães jamais estarão sem companhia!

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Ver todas