Que cachorro sente calor a gente sabe, até porque ignorar o verão é impossível em algumas partes do país. O que muita gente não sabe é como aliviar a situação do cachorro com calor para que ele passe pelos dias e meses mais quentes do ano de forma confortável e sem passar mal. Tosar cachorro não é a única opção de refresco para o seu amigo: dá uma olhada nessas cinco dicas de como você pode amenizar o calor para o animal e fazer com que ele chegue na próxima estação sem sofrer!    

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Coloque pedrinhas de gelo no bebedouro para cachorro

Não dá para negar: a hidratação é uma das principais armas que nós e os nossos bichinhos temos para driblar o calor de forma saudável. Por isso, o ideal é manter o bebedouro para cachorro na sombra e trocar a água que esquenta por outra fresquinha sempre que for possível — vale até deixar uma garrafa de água separada para o cachorro na geladeira e ir repondo o bebedouro ao longo do dia. Em alguns casos, além disso, você também pode colocar pedrinhas de gelo na água para que ela permaneça gelada por mais tempo: seu cachorro vai agradecer o cuidado!  

2) Aposte no tapete gelado para cachorro

Outra forma de aliviar o efeito das altas temperaturas no seu cachorro é disponibilizando um lugar fresquinho para ele deitar e descansar, já que o calor também faz com que eles tenham um pouquinho mais de dificuldade para respirar (principalmente os animais braquicefálicos). Quem mora em apartamentos com pisos gelados consegue deixar o animal mais confortável com mais facilidade, mas quem não tem essa opção pode apostar no tapete gelado para cães: ele tem um gel que se mantém mais frio do que a temperatura ambiente com o peso do animal. Ou seja: tudo o que o seu amigo vai precisar fazer é deitar e esperar o refresco chegar. 

 

O cachorro com calor ama ficar na água!

O cachorro com calor ama ficar na água!

 

 

3) Ofereça comida para o cachorro no final do dia 

 

Mesmo que o seu amigo esteja acostumado a comer mais de uma vez por dia, durante o verão é bom que a maior quantidade de comida seja oferecida a ele durante a noite. A vantagem nessa mudança de hábitos vai aparecer na hora da digestão do animal: o organismo do seu amigo vai conseguir passar por esse processo de forma mais confortável e agradável durante a noite, com a temperatura ambiente mais baixa. Essa troca no horário das refeições ainda evitar que o animal acabe ficando enjoado ou indisposto por causa do calor: todo mundo sai ganhando!

4) Deixe o cachorro aproveitar os benefícios de um ventilador

É bem provável que você não consiga fazer isso o tempo todo com o seu cachorro, mas sempre que for possível, nos dias de calor, deixe ele ficar um tempinho na frente de um ventilador de chão. Abrir os espaços da casa que têm ventilador de teto e, até mesmo, ar condicionado, para os animais que têm o costume de ficar do lado de fora também é uma ótima opção de refresco para os bichinhos. Se isso acontecer nos momentos mais quentes do dia então… é provável que você conquiste a gratidão eterna do seu cachorro!

5) Improvise uma piscina para o seu cãozinho

Se tudo o que a gente quer nos dias mais quentes é ficar a maior parte do tempo numa piscina de água fresquinha, não é diferente com o seu amigo de quatro patas. Para ele, você pode improvisar uma piscina personalizada com uma bacia ou uma piscina infantil — vai depender do tamanho do animal. A piscina não precisa ficar muito cheia ou ser grande o suficiente para o seu cachorro nadar. No improviso, se ele conseguir ficar deitado num lugar com água já vai ser suficiente para que sua temperatura corporal diminua. Mas atenção: o ideal é fazer isso durante o dia, num período em que o animal vai ter tempo suficiente para se secar antes de dormir. 

Redação: Ariel Cristina Borges