O xixi de cachorro fora do lugar nunca é uma situação agradável. No caso de um filhote, a principal razão para cachorro fazendo xixi no lugar errado é que ele precisa ser treinado para entender onde deve fazer as necessidades - logo, a tarefa do tutor é direcioná-lo ao local escolhido para ser o banheiro dele. Agora se for um adulto, algumas questões comportamentais e de saúde podem estar por trás do xixi de cachorro o sofá, por exemplo, em qualquer outro ponto que não seja o jornal ou tapetinho.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se a sua situação for “meu cachorro parou de fazer as necessidades no lugar certo” ou um filhotinho que cisma em urinar no lugar errado, não se preocupe. O Patas da Casa conversou com o adestrador de animais Renan Berçot. Ele nos deu algumas dicas de como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo. Confira a seguir!

Cachorro urinando em todo lugar: quais as causas mais comuns?

Antes das dicas de como lidar com um cachorro fazendo xixi no lugar errado, é preciso entender as causas do problema. O adestrador Renan Berçot afirma que um dos principais motivos é um ambiente mal planejado e sem direcionamento, que acaba levando o cãozinho a errar. "Pouca opção de banheiro ou um ponto de banheiro que fica longe, em um local de difícil acesso. Isso com certeza vai atrapalhar muito. Se o cachorro fica mais na sala e o banheiro está na área, o cachorro vai demorar até chegar lá”, explica. O cachorro urinando em todo lugar da casa também pode ter outras causas, como marcação de território, uma forma de chamar atenção do tutor ou até mesmo problemas de saúde, como diabetes. Nesse caso, preste atenção se há outros sintomas e leve o pet ao veterinário. Veja as dicas que o adestrador deu para lidar com o problema:

1) O cachorro urinando em todo lugar precisa de direcionamento adequado e opções de acerto

Uma das principais dicas de como fazer o cachorro parar de urinar no lugar errado é direcioná-lo ao local certo. O adestrador Renan explica como isso pode ser feito: “O ideal é você ter o controle do ambiente, principalmente se for filhote. Você tira esse cachorro do local dele e leva para um outro que tenha o banheirinho, tapete, jornal, a gradezinha, grama ou o que quer que seja”.

Além disso, ele explica que para acabar com a situação de cachorro urinando em todo lugar é essencial ter muitas opções de acerto por toda a casa. “Se vai ser no tapetinho, a casa tem que estar repleta de tapetes no início para ter acerto. Se vai ser jornal, tem que ter muito jornal pra ter acerto”. Com o tempo, o cachorro fazendo xixi no lugar errado vai ter noção de onde ele deve urinar e se acostumar com isso.

2) O reforço positivo é uma forma saudável de como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

O reforço positivo é a melhor maneira de incentivar um cachorro fazendo xixi no lugar errado a acertar. “É sempre bom reforçar com elogios e com petiscos. Pode criar um ponto para o cachorrinho buscar essa recompensa também. Se viu ele fazer o xixi de cachorro no local certo, fala 'que bonito!'. O próprio fato de o cachorro estar fazendo as necessidades já é recompensador e aí, se você entra com mais uma recompensa, rapidamente ele vai associar que fazendo naquele determinado ponto vai ser recompensado”, explica Renan. O reforço positivo é uma forma de como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo de maneira saudável e incentivadora, sem utilizar métodos mais incisivos na hora de treinar um pet.

cachorro urinando no sofá

3) Jamais brigue com um cachorro fazendo xixi no lugar errado

Gritar com um cachorro urinando em todo lugar não é a solução para o problema, pelo contrário! O adestrador Renan explica que essa atitude pode ter um efeito inverso no cão, piorando a situação: “Se der bronca, o cachorro fica com medo de fazer xixi perto da pessoa, acaba fazendo num local escondido e você não tem possibilidade de recompensar os acertos”. Assim, o xixi de cachorro vai continuar sendo feito no local errado e o problema não será resolvido. Em vez de brigar com o cachorro fazendo xixi no lugar errado, direcione o animal, com calma e paciência, para o local correto e o recompense quando acertar.

4) Tenha paciência para lidar com o cachorro urinando em todo lugar

Para lidar com o xixi de cachorro no lugar errado, o tutor precisa de paciência. Seja um caso de “meu cachorro parou de fazer as necessidades no lugar certo” ou “meu filhote não aprende a urinar no local correto'', é importante entender que cada cãozinho tem seu tempo. “Durante o treinamento, o tutor deve ter muita paciência. Deve tolerar os erros, porque eles acontecem. Muitas vezes, o cachorrinho não tem controle de fazer onde quer e faz onde dá vontade”, orienta o adestrador. Além disso, é importante ressaltar que o processo de como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo costuma ser diferente para um filhote e para um adulto. 

“Um filhote é muito mais fácil porque ele não tem histórico de erro. Ele começa e você já direciona. Além disso, ele não consegue segurar por muito tempo, então vai estar fazendo toda hora. Se esse lugar onde está é todo forrado, não terá chance de erro”, explica Renan. “Um cachorro mais velho pode demorar um pouco mais, mas depende do animal, de como vai ser o treino, do ambiente onde ele está inserido. Se for um ambiente sem muita opção de acerto e esse cachorro já faz xixi há muito tempo em uma textura (por exemplo, faz num piso liso e vai passar para um tapete), pode demorar um pouquinho mais”, complementa. Porém, o especialista afirma que com paciência, reforço e direcionamento, o resultado também é positivo. 

5) A limpeza adequada do xixi é essencial para evitar o cão urinando fora do lugar

Outra dica de como fazer o cachorro parar de urinar no lugar errado é garantir uma boa limpeza do ambiente. O cachorro fazendo xixi no lugar errado vai marcar aquele ponto com o cheiro da sua urina. Se não houver a limpeza, ele provavelmente vai urinar ali novamente, já que está marcado. “[É importante] sempre limpar o ambiente com produto que seja próprio para isso. Alguns produtos que quebram as enzimas são válidos”, explica Renan. Por isso, para limpar o xixi de cachorro, não utilize qualquer desinfetante, pois muitos só escondem o cheiro, sem impedir o cão de sentir o odor. O ideal é escolher produtos específicos para pets. 

Redação: Maria Luísa Pimenta