A maioria dos cachorros não gosta de tomar banho - e alguns têm até pavor desse momento. Acontece que a higienização é super importante para manter a pele e os pelos saudáveis, por isso não tem como escapar. Então como tornar esse momento mais agradável para os cães? Além do aspecto comportamental, alguns cuidados são essenciais na hora do banho em cachorro para evitar, inclusive, problemas de saúde, como alergias e otites. Quer entender melhor? Veja 5 cuidados que você deve tomar ao dar banho em cachorro em casa!

1) Banho em cachorro: cuidado para não traumatizar o animal

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O primeiro banho em filhote de cachorro pode determinar o comportamento do cãozinho nesse momento pelo resto da vida. Isso porque é bem mais difícil acostumar um cachorro adulto que não teve boas experiências antes. O banho precisa ser um momento calmo para que o animal não associe a algo negativo. Se ele tentar fugir ou estiver dando trabalho, jamais brigue (e muito menos grite), pois a atitude pode traumatizá-lo.

2) Proteja as orelhas do cachorro para não entrar água durante o banho

Um dos principais cuidados que você deve ter com um cachorro tomando banho é proteger o ouvido dele. Além de causar desconforto na hora que entra água, a umidade favorece a proliferação de micro-organismos que podem causar a otite canina. O problema é identificado com o acúmulo de cera de coloração marrom, mau cheiro e coceira na região. O indicado é colocar um pedaço de algodão nas entradas do canal auditivo e não jogar água diretamente na cabeça do animal.


Banho: cachorro precisa de uma secagem adequada para evitar micoses na pele
Banho: cachorro precisa de uma secagem adequada para evitar micoses na pele

3) Banho: cachorro precisa ser recompensado

Por ser algo que normalmente deixa o cachorro estressado, é fundamental que o animal associe aquele momento a algo positivo - seja com um carinho, petiscos ou mesmo com uma brincadeira descontraída. Na cabeça dele, essas recompensas mostram que “está tudo bem” e não precisa temer nada. Por isso, antes do banho no cachorro, faça uma preparação do ambiente e já comece a falar com o cãozinho em um tom agradável. Os petiscos podem ser dados antes, durante e depois do banho.

4) A tosa no cachorro precisa ser feita por quem sabe

Algumas raças de cachorro precisam de tosas específicas para manutenção da pelagem. O ideal é que o procedimento seja feito por um profissional. Se você sabe como deixar um cachorro tosado da maneira correta, vale a pena comprar uma máquina de tosa para facilitar o processo e até economizar. Agora se você nunca fez a tosa de um bichinho, é importante aprender antes como fazer para não correr o risco de machucá-lo ou mesmo fazer um corte inadequado.

5) Banho em cachorro: use produtos adequados e seque bem o pet

Um dos principais erros na hora de dar banho em cachorro é usar produtos que não são indicados para os pets. Sabonete, shampoo e condicionador precisam ser de uso veterinário e adequados para a cor e tipo de pelagem do seu cachorro. Usar um produto inadequado favorece o surgimento de reações alérgicas. Além disso, é importante secar bem o animal depois do banho, principalmente se o pelo é longo ou ele tem dobrinhas pelo corpo, para evitar a ação de fungos. Prefira dar banho em dias mais quentes e, se necessário, use o secador para finalizar.

Redação: Luana Lopes