Conviver com animais de estimação é algo maravilhoso, mas antes de adotar um gatinho é sempre bom entender um pouco mais sobre o comportamento felino. Como muitos sabem, os gatos são um pouco mais exigentes com a sua rotina do que os cães, tanto com a limpeza do ambiente quanto com outros cuidados gerais - e isso inclui, por exemplo, até o jeito certo de como fazer carinho no gato. Pensando nisso, o Patas da Casa separou 5 coisas que os felinos não gostam que os humanos façam, o que pode ajudar a melhorar bastante a convivência com esses pets. Vamos conferir?

1) Gatos não gostam de ficar no colo

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ficar no colo dos humanos definitivamente não é a praia dos gatos. Algumas raças podem até gostar desse tipo de carinho, mas é algo muito raro. É preciso entender que os felinos têm um jeitinho bastante particular de demonstrar afeto, e geralmente isso não envolve ficar envolto nos braços do seu tutor. A insistência do humano acaba resultando em uma interação forçada e que pode deixar o animal irritado. Se seu gatinho te ama, existem outras formas dele demonstrar o sentimento por você.

2) Carinho na barriga do gato é algo que deve ser evitado

Muitos tutores se perguntam onde fazer carinho no gato. A verdade é que existem lugares que são mais indicados para isso, enquanto outros estão totalmente fora de cogitação. A barriga, por exemplo, é uma região bastante delicada para os gatos porque é onde ficam os órgãos vitais do animal. Por instinto, eles costumam proteger essa área com unhas e dentes, literalmente. Logo, não se recomenda fazer carinho na barriga do gato porque isso pode deixar o animal bastante desconfortável ou até mesmo despertar uma atitude mais agressiva dele.

3) Andar de carro pode deixar o gato enjoado

Os passeios de carro são um pesadelo na vida dos felinos. Primeiro porque os gatos domésticos estão acostumados com a vida dentro de casa e sair de um ambiente confortável geralmente é bem estressante para eles. Em segundo lugar, os gatos enjoam com facilidade com os movimentos do carro, o que pode ocasionar vômitos e situações desagradáveis. Então a dica é sempre dirigir com muita cautela quando estiver passeando com um gatinho - seja para levá-lo ao veterinário ou qualquer outro lugar.


Para incentivar gato a beber água, é necessário trocar o líquido com frequência
Para incentivar gato a beber água, é necessário trocar o líquido com frequência

4) Gato não gosta de ficar preso em um cômodo da casa

Os gatos apreciam a liberdade e a exploração de diferentes ambientes, então nem pense em trancar por muito tempo dentro de um cômodo. Isso pode acabar irritando o felino, porque é uma forma de privá-lo de andar pela casa e ficar pertinho dos seus humanos. Claro que existem circunstâncias em que isso pode ser necessário, como quando ocorre alguma reunião com muitas pessoas em casa e há muito barulho, mas o ideal mesmo é não fazer isso frequentemente ou o seu gatinho pode ficar muito frustrado.

5) Não deixe a água do gato parada por muito tempo

Na hora de se hidratar, os felinos têm preferência por água corrente, fresquinha e limpa. Por isso, o ideal é investir em fontes de água, um acessório capaz de deixar tudo isso à disposição deles. Se isso não for possível, se lembre de trocar a água dos potes regularmente, pois se o líquido estiver parado por muito tempo ou com partículas de sujeira no pote, isso acaba afastando o felino em vez de incentivá-lo a beber mais água. O mesmo vale para a ração, que não deve ficar muito tempo no comedouro.

BÔNUS: Mudar a ração do gato pode deixar o felino estressado

Os gatos são animais que gostam de manter uma rotina estável, por isso qualquer tipo de mudança se torna um grande problema na vida deles. Com a alimentação, isso não é diferente. É importante não trocar a ração de gato com muita frequência, porque as chances do felino recusar a comer são altas. Caso seja muito necessário realizar essa troca, o ideal é que todo o processo seja gradativo para que o animal tenha tempo para se acostumar com a mudança.

Redação: Juliana Melo