Comprar ou adotar cachorro é só o começo: depois de abrir as portas da sua casa para um amigo de quatro patas, toda a sua vida muda. Além de ter uma nova companhia para todas as horas e de ver a quantidade de amor que você dá e recebe sendo automaticamente aumentados, cuidar de cachorro é uma atividade que envolve uma série de novas experiências que ninguém conta — principalmente, porque elas só são descobertas quando você já está com o cachorro há um tempo. Por isso, além de se preocupar em como adaptar o cachorro ao novo lar, dá uma olhada nessas coisas aqui: Você vai precisar se preparar!
1) Cuidar de cachorro é aumentar a rotina de exercícios físicos
Não importa a raça, o porte ou o temperamento do seu cachorro: a não ser que ele viva num lugar muito grande, com bastante espaço para correr e tenham outros animais para a socialização, seu amigo vai precisar passear todos os dias. Essa é uma forma de fazer o animal gastar energia e evitar o tédio e o estresse. Como ele não pode ir sozinho, automaticamente você se torna parte da rotina de exercícios — nem que seja uma caminhada leve. Coloque os tênis e aproveite para cuidar de você também!
2) Adotar cachorro é um vício: você vai querer mais um
Depois de colocar um cachorrinho na sua vida pela primeira vez, a vontade de aumentar a família com outro integrante de quatro patas é praticamente inevitável. Afinal de contas, se você já é amado por um, imagina só como não deve ser feliz chegar em casa e ser recebido por dois cachorrinhos? Se você conhece alguém antenado no mundo dos resgates de animais então… não vai demorar muito para ser conquistado por mais um.

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?
3) Cuidar de cachorro é quase como cuidar de criança
A única coisa que pode parar a sua vontade de ter mais um cachorro é a falta de possibilidade de abrigar e bancar — o tipo de responsabilidade que você só conhece depois que o primeiro entra na sua vida. Além de precisar doar seu tempo para cuidar e educar o animal, os gastos aumenta, você adiciona responsabilidades no dia a dia (afinal de contas, seu cachorro só come se você colocar a comida) e ainda precisa ter uma reserva financeira para gastos emergenciais porque, acredite: eles acontecem e você nunca está preparado para isso.
4) A destruição faz parte da adaptação do animal
Ok, isso talvez nem seja uma grande novidade para você, mas não adianta achar que o seu cachorro vai ser diferente: a fase de adaptação de um filhote serve para ele e para você e, no início, os erros são inevitáveis. Você vai esquecer um par de sapatos ao alcance dele eventualmente e esse dia vai ser tão entediante para o seu amigo que dar umas mordidinhas é a única solução. É provável que isso também aconteça com alguns outros objetos da sua casa, mas a parte boa é que a adaptação passa: logo, logo vocês vão aprender a conviver bem.
5) O orgulho de pai de pet é real e acontece com todo mundo
Depois de algum tempo do início da fase de adaptação e treinamento, você vai perceber que seu cachorro está fazendo xixi e cocô no lugar certo. Ou então, vai ver que ele está conseguindo se comportar bem entre pessoas estranhas. Pode ser, até mesmo, a resposta certa a um comando que está sendo treinado há dias. Nesse momento é capaz de você se sentir muito feliz e, se não entender, a gente te conta: isso aí é um orgulho incrível do quanto o seu amigo está se desenvolvendo, aprendendo e amadurecendo. Também é comum e muito gratificante. Aproveite para fazer uns carinhos e comemorar com ele!
Redação: Ariel Cristina Borges
