Adoção animal

12 curiosidade sobre o Poodle, um dos cachorros mais populares do Brasil

Publicado - 11 Janeiro 2021 - 18h28

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Dono de uma personalidade dócil e brincalhona, o Poodle é um dos cachorros mais populares do Brasil. Com diversos tamanhos, tipos de pelagem e cores, essa raça de cachorro também carrega muitas curiosidades que o tornam único. Já deu para perceber que, por estar presente em muitos lares brasileiros, o Poodle é sociável e não dispensa a companhia de seus humanos, né?! Inclusive, ele é tão "gente boa" que é indicado para conviver com pessoas de qualquer idade. Para conhecer mais sobre essa adorável raça de cachorro, o Patas da Casa listou 12 curiosidades sobre o Poodle! 

1. Poodle tem uma origem controversa

Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (instituição que estabelece os padrões para criação de raças de cães), o Poodle surgiu na França. Por outro lado, a Alemanha alega ser o país de origem da raça. Essa controvérsia sobre o berço dos Poodles não deixa de lado um fato: a raça é muito antiga. Existem evidências de pinturas e esculturas de animais semelhantes a raça há mais de 400 anos, apesar de federações internacionais só terem reconhecido o Poodle oficialmente em 1936.

2. Existem diferentes portes de cachorro Poodle

A raça de cachorro Poodle pode ter até 4 portes diferentes. O Poodle toy é o menor de todos e não chega a medir 30cm, pesando cerca de 4,5kg. É o cachorro Poodle mais indicado para apartamentos. O Poodle anão ou Poodle miniatura é um pouco maior que o toy e pode chegar a cerca de 35cm e pesar até 8kg. O chamado Poodle médio é o mais fácil de se encontrar aqui no Brasil, medindo entre 35 e 45cm e pesando cerca de 12kg. Já o Poodle gigante ou standard é o maior de todos e pode medir entre 45 e 60cm e pesar mais 15kg.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3. Raça de cachorro Poodle é a segunda mais inteligente do mundo

Segundo o ranking de inteligência canina feito pelo cientista Stanley Cohen, os Poodles são a segunda raça de cachorro mais inteligente do mundo. Isso permite que o Poodle se adapte a diversas situações e seja um ótimo candidato ao adestramento, podendo aprender diversos truques para facilitar a comunicação com seus humanos. 

4. Poodles são excelentes nadadores

Os cachorros da raça Poodle amam nadar e eles fazem isso com maestria. O gosto por água permite que os tutores faça passeios diferentes com o cãozinho, como passear na praia ou visitar uma cachoeira. Além de tudo, é uma ótima atividade para gastar a energia do pet. 

5. Poodles já fizeram muito sucesso em apresentações "artísticas"

Por conta de sua extraordinária inteligência, os cães da raça Poodle fizeram parte de muitas apresentações em circos e teatros. Além disso, os cachorros Poodle ficaram muito famosos por números de dança que foram apresentados para a aristocracia europeia no século XVI.

 

cachorro poodle marrom
O cachorro Poodle pode ter diferentes tons de pelagem, como branco, preto e chocolate

6. Cachorro Poodle pode ter várias cores

 

O cachorro Poodle branco é muito popular, mas você sabia que a raça pode ter várias cores? Além do branco, você pode encontrar facilmente um Poodle preto, bege, marrom e cinza. Eles também podem apresentar diferentes tipos de tonalidade na orelha e focinho. Diferente de outras raças, o filhote de Poodle mantém a cor da pelagem quando chega a fase adulta.

7. Pelagem do Poodle é super versátil

Os pelos do cachorro Poodle possuem uma versatilidade incrível. As tosas são comuns entre os cãezinhos da raça, com vários tipos de corte. Os pelos encaracolados são a marca registrada do Poodle, mas alguns cãezinhos da raça podem ter a pelagem mais lisa. Nos dois casos, os nós se formam com muita facilidade e devem ser evitados com escovações diárias e banhos regulares, hábitos que vão garantir uma aparência saudável ao pet. 

8. Poodle já foi usado para assustar lobos

Por conta da versatilidade dos pelos, os Poodles já foram usados para assustar lobos que invadiam rebanhos de ovelhas. Difícil de acreditar, né?! Os donos de Poodle cortavam os pelos do cachorro formando uma espécie de juba, deixando os doguinhos mais intimidadores por ficarem parecidos com leões.

9. Poodle é um cachorro muito carente

O cachorro Poodle é amoroso e carinhoso, mas outra característica que faz parte da personalidade da raça é a carência. Ele não faz o estilo dos cachorros mais independentes e costuma pedir atenção o tempo todo. Se você está pensando em ter um cachorro Poodle, saiba que precisará dar bastante carinho, pois eles costumam ser bem manhosos.

10. Poodles são usados para encontrar trufas na Europa

Além de excelente nadador e ter bastante energia para atividades físicas, os Poodles também possuem um ótimo instinto caçador. Em alguns locais da Europa, o cachorro Poodle é usado para caçar trufas, que são um alimento raro e de alto valor comercial.

11. Poodle pode apresentar comportamentos de desobediência

Os Poodles são animais extremamente dóceis e carinhosos, mas justamente pela personalidade carente, muitas vezes o animal pode apresentar comportamentos incomuns de desobediência. Eles se magoam facilmente e podem protestar quando são chamados atenção, fazendo coisas desagradáveis, como urinar nas coisas. O Poodle também tem a tendência de latir muito, então é importante que o tutor não incentive esse comportamento. 

12. Poodles conquistam o coração dos famosos

A popularidade do cachorro Poodle é inegável e não existe quem não escape ao charme dele. Até mesmo as celebridades não resistem aos Poodles. Nomes como Elvis Presley, Rihanna, Walt Disney, Katy Perry e Elizabeth Taylor já foram tutores de Poodles. Por isso, não se culpe caso tenha se apaixonado por um cãozinho da raça.

Redação: Hyago Bandeira

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Cachorro

Cruzamento de cachorro: tudo que você precisa saber sobre o assunto

O cruzamento de cachorro é um assunto que desperta a curiosidade da maioria dos tutores. Enquanto alguns se preocupam em evitar que ...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas