Gato

12 cheiros que os gatos adoram: azeitona, catnip, lavanda e muito mais

Publicado - 20 Outubro 2023 - 15h36

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Lucas Oliveira / Médico Veterinário

CRMV-SP: 63361

Médico Veterinário formado pela Universidade de São Paulo (USP). Durante a graduação se envolveu em projetos voltados a Nutrição de Cães e Gatos, dentre eles o Programa Jovens Veterinários de Nestlé Purina. Atualmente atua na indústria de pet food como Representante de Informação Veterinária em Nestlé Purina. 

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O olfato felino é muito mais potente do que o dos humanos graças a grande variedade de receptores olfativos que permitem captar uma ampla variedade de odores espalhados pelo ambiente. Justamente devido a essa alta sensibilidade olfativa que os bichanos são excelentes caçadores. Mas você já se perguntou qual o cheiro que os gatos mais gostam? E o cheiro que gato não gosta? Para descobrir os aromas que despertam o interesse dos felinos, reunimos 12 cheiros que os gatos adoram.

1) Catnip está no topo da lista dos cheiros que os gatos adoram 

Você sabe o que é catnip? Conhecido como erva de gato, o catnip é uma planta medicinal natural que traz vários benefícios para o bichano e não afeta a saúde do gato. Ele melhora o bem-estar do gatinho, alivia a tensão e o estresse, acalma os pets mais agitados e estimula a cognição felina. Devido ao efeito calmante da planta, o catnip é uma ótima dica para desestressar um gato. Além disso, como ele deixa o gato mais ativo, o catnip é muito utilizado no enriquecimento ambiental para gatos, pois potencializa e estimula os instintos do animal.

2) Os gatos gostam de azeitona? 

Você já percebeu que os gatos gostam de azeitona? Essa preferência é explicada porque as azeitonas são produzidas a partir da oliveira, uma árvore da família das oleáceas que também produz azeites. As folhas e o tronco da oliveira possuem uma substância chamada oleuropeína, que exerce um efeito sobre o corpo do gato semelhante ao catnip.

Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) Cheiros que os gatos adoram: hortelã e menta

Alguns gatinhos são atraídos pelo cheirinho da hortelã e menta devido ao aroma refrescante e agradável. Uma curiosidade é que a hortelã, a menta e até o manjericão fazem parte da família da erva de gato, o que explica o fascínio dos bichanos por esse cheiro. Pode reparar que seu gatinho vai ficar louco quando você escovar os dentes com uma pasta de dente com esses cheiros.

Ah, e pode ficar despreocupado se o bichano tentar ingerir esses temperos. O gato pode comer hortelã que não faz mal. Basta não exagerar, ok?  Assim como a hortelã, o gato pode comer manjericão também. 

4) Erva cidreira é um dos cheiros que os gatos adoram

A erva cidreira é uma planta com propriedades calmantes que atraem a atenção do bichano e que pode ser oferecida para o animal sem nenhum risco. Ela não é tóxica, pelo contrário, ela é uma das plantas que os gatos podem comer. Mas como dar erva cidreira para gatos? Você pode fazer uma infusão com a erva e servi-la para o gatinho como chá, sem adição de nenhum adoçante. Ela é ótima para acalmar um gato estressado

5) Cheiros que os gatos adoram: lavanda está na lista

Você já deve ter reparado que um dos cheiros que os gatos mais gostam é o da lavanda, uma flor aromática muito utilizada em terapias devido ao seu efeito calmante. Mas será que a lavanda é tóxica para gatos? Fique tranquilo, pois a lavanda não está na lista de plantas venenosas para gatos. Mesmo assim, embora essa plantinha seja considerada segura para os felinos, é preciso bastante cuidado para não exagerar e causar problemas digestivos. Isso pode resultar em um gato vomitando.

6) Atum e peixe fresco são outros cheiros que os gatos adoram

É super comum ver em desenhos animados a clássica cena de um gatinho devorando um peixe inteiro, sobrando apenas as espinhas do animal. Mas você sabe por que seu gato ama atum e outros peixes? De acordo com o estudo “Percepção do sabor umami e preferências do gato doméstico”, publicado pela revista Chemical Senses, a língua dos gatos possui propriedades capazes de captar o sabor umami, presente em vários peixes e que desperta um aroma único.

gato cheirnado alecrim

7) As ervas aromáticas possuem cheiros que os gatos adoram 

O tomilho, alecrim e o manjericão são ervas aromáticas muito apreciadas pelos humanos no preparo de alimentos, mas você sabia que os gatos também amam essas ervinhas? Além de possuírem um cheirinho super agradável para o olfato felino, o tomilho, por exemplo, oferece vários benefícios para a saúde de gato devido às propriedades anti sépticas e expectorantes. Inclusive, se você quer saber como aumentar a imunidade do gato, oferecer tomilho é uma ótima opção. 

8) Cheiros que os gatos adoram: perfumes suaves 

Muitos gatinhos se sentem atraídos pelo delicioso aroma das flores, mas é preciso ficar atento em quais plantas são seguras para gatos. Os lindos girassóis, por exemplo, são flores que não são tóxicas e podem enfeitar o ambiente sem risco de prejudicar a saúde animal. Por outro lado, os lírios são considerados uma das plantas mais perigosas para os gatinhos. Por isso muitos gatinhos adoram quando os tutores passam perfumes com aromas florais. 

9) Terra fresca e madeira fazem parte dos cheiros que os gatos adoram

Terra molhada e madeira fresca são cheiros que os gatos adoram por remeter ao ambiente ao ar livre. Esses cheirinhos atraem os felinos, altera o comportamento do gato e os instintos selvagens da espécie. Os gatinhos domésticos sentem falta de viver na natureza, e esses aromas podem ser agradáveis para os sentidos dos gatos.

10) Cheiros que os gatos adoram: os aromas frutados fazem sucesso

Existem algumas frutas para gatos que exalam um cheirinho super atrativo para o olfato felino, com exceção das frutas cítricas. Pêssego, melão, maçã e melancia são alguns dos exemplos das frutas preferidas dos bichanos que podem ser ingeridas sem medo. A melancia, por exemplo, é um alimento super rico em água, uma excelente alternativa para bichanos que não bebem muita água.

11) Cheiros que os gatos adoram: proteínas animais

As proteínas na alimentação dos gatos são indispensáveis na dieta do felino, pois desempenham um papel fundamental na saúde do animal. A boa notícia é que os gatinhos adoram o cheirinho desses alimentos, como frango, peixes e até fígado.

O médico veterinário Lucas Oliveira, formado pela Universidade de São Paulo (USP), explicou a importância desse macronutriente para o bem estar felino: “A proteína participa da formação dos músculos, DNA, anticorpos, enzimas e pelos, mas nos gatos, ela tem um papel ainda mais importante, pois representa sua principal fonte de combustível, de energia”.

12) O cheiro de outros animais também é um dos cheiros que os gatos adoram

O gato caçador adora passar o tempo indo atrás de pássaros, roedores e até baratas. Inclusive, você já se perguntou por que os gatos levam presentes inusitados para seus donos? Esse comportamento felino é uma forma do gatinho demonstrar que você é importante para ele. Os bichanos são curiosos por natureza, e o cheirinho de possíveis presas, e até de cachorros e outros gatos, pode chamar sua atenção. 

Qual é o cheiro que os gatos não gostam?

Agora que você já sabe os principais aromas que enlouquecem os gatinhos, é hora de se perguntar qual é o cheiro que os gatos não gostam. A areia de gato suja é o maior exemplo de cheiro que os felinos detestam, inclusive, esse é um dos motivos para o gato fazer xixi no lugar errado.

Embora muitos gatinhos adorem o cheirinho de plantas como a lavanda e o alecrim, é preciso ter em mente que cada animal é único, tem suas próprias preferências, e por isso alguns podem não ser tão fãs dessas plantinhas. Um cheiro que gato não gosta caseiro que ainda pode fazer mal para sua saúde é o de produtos químicos - que, além de tudo, podem desencadear reações alérgicas no animal. Por isso, tenha muita atenção na hora higienizar o ambiente, optando sempre por produtos sem aromas ou suaves.
 

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Cuidados

Areia de mandioca para gatos: veterinária destrincha tudo sobre a areia do momento, benefícios e indicações

De um tempo para cá, a procura pela areia de mandioca para gatos cresceu consideravelmente. Devido a esse movimento dos consumidores...

Cachorro

Cruzamento de cachorro: tudo que você precisa saber sobre o assunto

O cruzamento de cachorro é um assunto que desperta a curiosidade da maioria dos tutores. Enquanto alguns se preocupam em evitar que ...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas