Adoção

10 motivos para adotar um cachorro vira-lata

O vira-lata tem tudo para ser o melhor amigo que você sempre quis ter
O vira-lata tem tudo para ser o melhor amigo que você sempre quis ter

Para quem está a procura de um novo companheiro de quatro patas, a ideia de adotar cachorro é uma das primeiras que passa pela cabeça. Existem várias ONGs e instituições ao redor do Brasil que abrigam inúmeros cachorros disponíveis para adoção, e que, certamente, são ótimos candidatos para a vaga de melhor “aumigo” de um humano. Dentre eles, a maioria é de cães sem raça definida (SRD), ou como são popularmente conhecidos: vira-latas. Com amor e energia de sobra, tudo que esses cães procuram é um lar. Por isso, listamos 10 motivos para você abrir as portas da sua casa para um cãozinho vira-lata. (Você não vai se arrepender!)

1) O cachorro vira-lata está sempre pronto para te dar muito amor

Quem procura por cachorros carinhosos não vai se decepcionar: o vira-lata é puro amor! Como esses cães geralmente já tiveram uma vida bastante difícil nas ruas, o sentimento de gratidão que existe dentro deles é imenso, e é justamente por isso que eles não poupam esforços para demonstrar o quanto se sentem gratos e felizes por terem conquistado um lar. Então, o cachorro vira-lata sempre tenta “agradecer” seus humanos com muito amor e carinho - e a gente adora!

2) A adoção de cachorro vira-lata não custa nadinha!

Tem gente que sempre sonhou em ter um cachorro de raça, mas isso é algo que exige certo planejamento financeiro. A maioria das raças de cachorro custa, pelo menos, R$ 3 mil e, dependendo da linhagem do animal, pode ser ainda mais caro. Já ao optar por adotar cachorro, você não gasta absolutamente nada com isso! O processo de adoção é totalmente gratuito e você ainda ajuda a salvar a vida de um peludinho, que tem tudo para ser seu novo melhor amigo. Ou seja, é só vantagem, né?

3) Ao adotar cachorro vira-lata, você vai estar ajudando a reduzir o número de animais abandonados

Infelizmente, o número de cães abandonados continua aumentando ao longo dos anos e nem todos os animais conseguem um abrigo ou lar adequado para viver. É por isso que dizemos que adotar cachorro, além de ser um ato de amor, também é algo que ajuda a salvar uma vida. Você garante que vai ter menos um cãozinho nas ruas, e que ele será bem tratado e vai receber todos os cuidados necessários para viver bem, feliz e saudável.

4) O cachorro vira-lata (filhote ou adulto) geralmente tem uma personalidade amigável

O vira-lata é uma verdadeira caixinha de surpresas. As características físicas, personalidade e temperamento do cãozinho podem variar bastante, mas uma qualidade que é presente em praticamente todos os cães sem raça definida é a sua lealdade e amizade. O cachorro vira-lata é um amigo para todas as horas e sempre vai estar do seu lado quando você precisar. Além disso, eles tendem a ser bastante carinhosos com a sua família e têm uma energia que contagia qualquer ambiente.

5) O vira-lata costuma ser bastante esperto e independente

Pensa em um cãozinho sagaz: esse é o vira-lata. Acostumados a se virar sozinhos - principalmente os adultos -, esses cachorros costumam ser bastante independentes no geral. Não costumam apresentar problemas como ansiedade de separação e são bastante espertos. No entanto, é importante arrumar um jeitinho de gastar a energia do animal adequadamente. Caso contrário, os móveis da casa viram um alvo fácil. Uma boa dica é não deixar os passeios de lado!

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    A adoção de cachorro - seja ele vira-lata ou não - é um ato de amor
    A adoção de cachorro - seja ele vira-lata ou não - é um ato de amor

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    6) Cada cachorro vira-lata tem características únicas e que o tornam ainda mais especial

    As fotos de cachorro vira-lata não negam: cada um desses cãezinhos têm particularidades que os tornam únicos. As características físicas desses animais costumam variar bastante, seja por causa do seu porte, da aparência dos seus pelos ou até mesmo o formato do focinho e das orelhas. Você pode encontrar um vira-lata que é muito peludo, e outro que é praticamente sem pelos, por exemplo. Além disso, a variedade de cores também é enorme - embora, aqui no Brasil, o famoso “vira-lata caramelo” seja o mais popular.

    7) Um cãozinho vira-lata normalmente tem uma saúde mais resistente

    Por se tratar de uma mistura de várias raças de cachorro diferentes, o vira-lata tem um organismo mais resistente e com menor predisposição para doenças genéticas. Isso acontece por causa do processo de seleção natural que atinge os cãezinhos desabrigados: na prática, na maioria das vezes sobrevivem os cães mais fortes e resistentes. Mas atenção: isso não quer dizer que o cachorro vira-lata nunca fica doente, hein? Embora resistentes, esses cães não são imunes a doenças. Por isso, o ideal é fazer check-ups regulares com o médico veterinário.

    8) Existe vira-lata para de todos os tamanhos e para todos os gostos

    A maioria dos cachorros vira-latas são de porte médio, mas isso não quer dizer que todos vão seguir esse padrão. Logo, é possível encontrar cães pequenos, médios e até grandes: tem para todos os gostos. Então, se você estiver procurando por um porte mais específico e se sente inseguro de pegar um vira-lata sem saber até que tamanho ele vai crescer, não precisa se preocupar. Geralmente, os abrigos já têm essa informação para te passar no momento da adoção de cachorro.

    9) O famoso cãozinho vira-lata é um dos mais queridinhos do Brasil

    Mesmo que existam várias raças de cachorro por aí, não dá para negar que o vira-lata conquistou o coração dos brasileiros. Não é à toa que muitos dizem que o “vira lata caramelo representa o Brasil mais do que futebol e samba”, não é mesmo? A verdade é que mesmo que esses cães não tenham uma raça definida, é simplesmente impossível resistir ao charme, autenticidade e simpatia de um cachorro vira-latinha. Só quem conhece, sabe.

    10) Adotar cachorro vira-lata é um ato de amor e que vai mudar a vida do animal

    Por último, mas não menos importante, a adoção - seja de um cachorro vira-lata filhote ou adulto - é uma atitude muito admirável, porque é movida por amor. É uma forma de mostrar que você realmente se importa com aquele animalzinho, não importa se ele é de raça ou não. E o melhor de tudo é que atitudes assim ajudam a transformar o mundo em um lugar melhor, além, claro, de mudar totalmente a vida dos cachorros para adoção.

    Redação: Juliana Melo

    Airedale Terrier: conheça algumas características do cãozinho de origem inglesa

    Próxima matéria

    Airedale Terrier: conheça algumas características do cãozinho de origem inglesa

    6 coisas que você precisa saber antes de adotar um cachorro vira-lata (filhote ou adulto)
    Adoção

    6 coisas que você precisa saber antes de adotar um cachorro vira-lata (filhote ou adulto)

    Adotar cachorro é um ato de amor! Ainda mais se ele for um cão sem raça definida (SRD), que é popularmente conhecido como vira-lata aqui no Brasil. Esses animais geralmente vivem nas ruas e só procuram um lar para chamar de seu. Felizmente, de uns tempos pra cá eles se tornaram os queridinhos dos amantes de cachorros. Não é à toa que o vira-lata caramelo virou praticamente um verdadeiro símbolo brasileiro! Mas afinal de contas, o que é importante saber antes de adotar um cachorro vira-lata? Que características são próprias desse cãozinho e que cuidados são necessários com ele? Reunimos 6 coisas que você precisa saber antes de ter um vira-latinha em casa. Chega mais!

    Passear com cachorro: 9 motivos para não deixar o passeio de lado
    Passeio

    Passear com cachorro: 9 motivos para não deixar o passeio de lado

    Passear com cachorro é mais que um momento de lazer ou um horário destinado para o animal fazer as necessidades fisiológicas, é um ato de cuidado e amor. Ter um animal requer muita responsabilidade e algumas horas dedicadas para proporcionar mais qualidade de vida a ele. Isso inclui brincadeiras, cuidados com a higiene, visitas ao veterinário, uma alimentação de qualidade e, claro, os passeios. Antes de comprar ou adotar um cachorro, esteja preparado para sair com seu novo amigo pelo menos uma vez por dia.

    Vira-lata caramelo: veja histórias do cachorro que
    Adoção

    Vira-lata caramelo: veja histórias do cachorro que "representa mais o Brasil que samba e futebol"

    Você, certamente, já viu um vira-lata caramelo por aí – afinal, não é preciso ir muito longe para dar de cara com esse doguinho pelas ruas. Não importa o tamanho ou a tonalidade: o cachorro caramelo é tão popular que a internet não perdeu tempo e até criou vários memes divertidos sobre esses bichinhos que “representam mais o Brasil que samba e futebol”. Para conhecer melhor essa linhagem toda especial, conversamos com três tutores apaixonados por seus bichinhos caramelos. Eles falaram da personalidade e rotina desse cão que já virou quase celebridade por aí. Vem conferir!

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Ração

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    Ver Todas >

    Adotar cachorro: 5 coisas essenciais que você precisa se programar antes de levar um pet para casa
    Adote um animal

    Adotar cachorro: 5 coisas essenciais que você precisa se programar antes de levar um pet para casa

    A adoção animal é um ato de amor muito importante, principalmente porque o número de cães abandonados e resgatados de maus-tratos é bem grande no Brasil. Portanto, se você deseja aumentar a família com um bichinho de quatro patas, considere a adoção. Apesar de ser um lindo gesto, adotar cachorro demanda muita responsabilidade, por isso, é importante não se precipitar. 

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho
    Adote um animal

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    O cachorro Shih Tzu é companheiro, carinhoso e com um temperamento fácil de lidar. Não à toa que é considerada uma das raças de cachorro pequeno mais dóceis. Esse doguinho de origem chinesa é um queridinho dos lares brasileiros e até faz parte do ranking de raças mais populares no país. Na hora de nomear um cãozinho, é importante levar em consideração alguns fatores, como a personalidade e até características físicas do animal. 

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais
    Adote um animal

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais

    Pensa em um gatinho brincalhão e cheio de energia: esse é o Devon Rex. Embora essa não seja uma das raças de gato mais populares entre os brasileiros, é praticamente impossível conhecer um Devon Rex e não se apaixonar por ele. Além de ser um grande companheiro, o comportamento do gato desta raça é bastante peculiar e muitas pessoas até chegam a comparar o bichano com um cachorro. Para conhecer mais a fundo este peludinho, é só dar uma olhada no guia que preparamos com tudo que você precisa saber sobre o Devon Rex Cat.

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?
    Adote um animal

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?

    Nada nesse mundo é melhor do que ter um cachorro companheiro e que se adapta bem a qualquer situação. Os cachorros pequenos são muito requisitados nesse sentido, principalmente por pessoas que moram em apartamentos ou casas pequenas. Além disso, muitas vezes eles se tornam a companhia ideal para crianças e idosos, justamente porque são menos "brutos" nas brincadeiras. 

    Ver Todas >