close
Adoção

10 motivos para adotar um cachorro vira-lata

Atualizado · 06 de novembro de 2020 · 11h50

Publicado · 05/11/2020 · 11h49

O vira-lata tem tudo para ser o melhor amigo que você sempre quis ter
O vira-lata tem tudo para ser o melhor amigo que você sempre quis ter

Para quem está a procura de um novo companheiro de quatro patas, a ideia de adotar cachorro é uma das primeiras que passa pela cabeça. Existem várias ONGs e instituições ao redor do Brasil que abrigam inúmeros cachorros disponíveis para adoção, e que, certamente, são ótimos candidatos para a vaga de melhor “aumigo” de um humano. Dentre eles, a maioria é de cães sem raça definida (SRD), ou como são popularmente conhecidos: vira-latas. Com amor e energia de sobra, tudo que esses cães procuram é um lar. Por isso, listamos 10 motivos para você abrir as portas da sua casa para um cãozinho vira-lata. (Você não vai se arrepender!)

1) O cachorro vira-lata está sempre pronto para te dar muito amor

Quem procura por cachorros carinhosos não vai se decepcionar: o vira-lata é puro amor! Como esses cães geralmente já tiveram uma vida bastante difícil nas ruas, o sentimento de gratidão que existe dentro deles é imenso, e é justamente por isso que eles não poupam esforços para demonstrar o quanto se sentem gratos e felizes por terem conquistado um lar. Então, o cachorro vira-lata sempre tenta “agradecer” seus humanos com muito amor e carinho - e a gente adora!

2) A adoção de cachorro vira-lata não custa nadinha!

Tem gente que sempre sonhou em ter um cachorro de raça, mas isso é algo que exige certo planejamento financeiro. A maioria das raças de cachorro custa, pelo menos, R$ 3 mil e, dependendo da linhagem do animal, pode ser ainda mais caro. Já ao optar por adotar cachorro, você não gasta absolutamente nada com isso! O processo de adoção é totalmente gratuito e você ainda ajuda a salvar a vida de um peludinho, que tem tudo para ser seu novo melhor amigo. Ou seja, é só vantagem, né?

3) Ao adotar cachorro vira-lata, você vai estar ajudando a reduzir o número de animais abandonados

Infelizmente, o número de cães abandonados continua aumentando ao longo dos anos e nem todos os animais conseguem um abrigo ou lar adequado para viver. É por isso que dizemos que adotar cachorro, além de ser um ato de amor, também é algo que ajuda a salvar uma vida. Você garante que vai ter menos um cãozinho nas ruas, e que ele será bem tratado e vai receber todos os cuidados necessários para viver bem, feliz e saudável.

4) O cachorro vira-lata (filhote ou adulto) geralmente tem uma personalidade amigável

O vira-lata é uma verdadeira caixinha de surpresas. As características físicas, personalidade e temperamento do cãozinho podem variar bastante, mas uma qualidade que é presente em praticamente todos os cães sem raça definida é a sua lealdade e amizade. O cachorro vira-lata é um amigo para todas as horas e sempre vai estar do seu lado quando você precisar. Além disso, eles tendem a ser bastante carinhosos com a sua família e têm uma energia que contagia qualquer ambiente.

5) O vira-lata costuma ser bastante esperto e independente

Pensa em um cãozinho sagaz: esse é o vira-lata. Acostumados a se virar sozinhos - principalmente os adultos -, esses cachorros costumam ser bastante independentes no geral. Não costumam apresentar problemas como ansiedade de separação e são bastante espertos. No entanto, é importante arrumar um jeitinho de gastar a energia do animal adequadamente. Caso contrário, os móveis da casa viram um alvo fácil. Uma boa dica é não deixar os passeios de lado!

Qual raça de gato você é?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

O que você mais gosta de fazer nos momentos de lazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se você pudesse se descrever com uma palavra, quais das opções a seguir escolheria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Alguém te chamou para sair para um lugar inusitado, o que você pensa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica depois de dormir pouco na noite anterior?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você viajou e se perdeu em uma cidade que não conhece muito: o que passa pela sua cabeça?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Quais dessas características você procuraria em um pet?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

O que seus amigos próximos pensam sobre você?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você gosta de curtir as férias?

Question Header Background

Sua personalidade aventureira combina com o Bobtail Japonês! Você é divertido assim como o gato Siamês! Sua personalidade ranzinza combina com o gato Maine Coon! Você é preguiçoso como um gatinho Persa!
    A adoção de cachorro - seja ele vira-lata ou não - é um ato de amor
    A adoção de cachorro - seja ele vira-lata ou não - é um ato de amor

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães. O cachorro Yorkshire é ideal para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. A raça Yorkshire é reconhecida de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. 

    6) Cada cachorro vira-lata tem características únicas e que o tornam ainda mais especial

    As fotos de cachorro vira-lata não negam: cada um desses cãezinhos têm particularidades que os tornam únicos. As características físicas desses animais costumam variar bastante, seja por causa do seu porte, da aparência dos seus pelos ou até mesmo o formato do focinho e das orelhas. Você pode encontrar um vira-lata que é muito peludo, e outro que é praticamente sem pelos, por exemplo. Além disso, a variedade de cores também é enorme - embora, aqui no Brasil, o famoso “vira-lata caramelo” seja o mais popular.

    7) Um cãozinho vira-lata normalmente tem uma saúde mais resistente

    Por se tratar de uma mistura de várias raças de cachorro diferentes, o vira-lata tem um organismo mais resistente e com menor predisposição para doenças genéticas. Isso acontece por causa do processo de seleção natural que atinge os cãezinhos desabrigados: na prática, na maioria das vezes sobrevivem os cães mais fortes e resistentes. Mas atenção: isso não quer dizer que o cachorro vira-lata nunca fica doente, hein? Embora resistentes, esses cães não são imunes a doenças. Por isso, o ideal é fazer check-ups regulares com o médico veterinário.

    8) Existe vira-lata para de todos os tamanhos e para todos os gostos

    A maioria dos cachorros vira-latas são de porte médio, mas isso não quer dizer que todos vão seguir esse padrão. Logo, é possível encontrar cães pequenos, médios e até grandes: tem para todos os gostos. Então, se você estiver procurando por um porte mais específico e se sente inseguro de pegar um vira-lata sem saber até que tamanho ele vai crescer, não precisa se preocupar. Geralmente, os abrigos já têm essa informação para te passar no momento da adoção de cachorro.

    9) O famoso cãozinho vira-lata é um dos mais queridinhos do Brasil

    Mesmo que existam várias raças de cachorro por aí, não dá para negar que o vira-lata conquistou o coração dos brasileiros. Não é à toa que muitos dizem que o “vira lata caramelo representa o Brasil mais do que futebol e samba”, não é mesmo? A verdade é que mesmo que esses cães não tenham uma raça definida, é simplesmente impossível resistir ao charme, autenticidade e simpatia de um cachorro vira-latinha. Só quem conhece, sabe.

    10) Adotar cachorro vira-lata é um ato de amor e que vai mudar a vida do animal

    Por último, mas não menos importante, a adoção - seja de um cachorro vira-lata filhote ou adulto - é uma atitude muito admirável, porque é movida por amor. É uma forma de mostrar que você realmente se importa com aquele animalzinho, não importa se ele é de raça ou não. E o melhor de tudo é que atitudes assim ajudam a transformar o mundo em um lugar melhor, além, claro, de mudar totalmente a vida dos cachorros para adoção.

    Redação: Juliana Melo

    O que é pedigree de cachorro?

    Próxima matéria

    O que é pedigree de cachorro?

    6 coisas que você precisa saber antes de adotar um cachorro vira-lata (filhote ou adulto)
    Adoção

    6 coisas que você precisa saber antes de adotar um cachorro vira-lata (filhote ou adulto)

    O vira-lata é, sem dúvidas, um dos cães mais amados e queridos pelos brasileiros. Conhecido oficialmente como cachorro sem raça definida (SRD), esses pets derivam do cruzamento entre duas ou mais raças, o que torna cada animal único. A maioria desses cães vivem nas ruas e procuram por um lar para chamar de seu, mas felizmente hoje o cachorro vira-lata é uma das “raças” mais populares no Brasil. E não é para menos, né? As fotos de vira-lata não negam: esses cães têm tudo para conquistar um espaço no coração de qualquer um.

    Passear com cachorro: 9 motivos para não deixar o passeio de lado
    Passeio

    Passear com cachorro: 9 motivos para não deixar o passeio de lado

    Passear com cachorro é mais que um momento de lazer ou um horário destinado para o animal fazer as necessidades fisiológicas, é um ato de cuidado e amor. Ter um animal requer muita responsabilidade e algumas horas dedicadas para proporcionar mais qualidade de vida a ele. Isso inclui brincadeiras, cuidados com a higiene, visitas ao veterinário, uma alimentação de qualidade e, claro, os passeios. Antes de comprar ou adotar um cachorro, esteja preparado para sair com seu novo amigo pelo menos uma vez por dia.

    Mãe de pet: 11 motivos para adotar um cachorro ou gato e encher sua vida de amor
    Adote um animal

    Mãe de pet: 11 motivos para adotar um cachorro ou gato e encher sua vida de amor

    O dia das mães se aproxima, e sempre surge aquela velha pergunta: será que mãe de pet também é mãe? A resposta é sim, e tem até estudos científicos que comprovam o fato. Um pesquisador japonês chamado Takefumi Kikusui descobriu que quando as mulheres olham para os seus bichinhos, elas liberam hormônios semelhantes àqueles de quando uma mãe olha para o filho recém-nascido. Por isso, quem é mãe de cachorro ou gato também tem todo o direito de comemorar a data.

    Adotar gato: 10 motivos que vão fazer você querer se apaixonar por um bichano
    Adoção

    Adotar gato: 10 motivos que vão fazer você querer se apaixonar por um bichano

    “Quero adotar um gato”. Se esse pensamento já passou alguma vez pela sua cabeça é porque falta pouco para um bichano te conquistar de vez - e, acredite, os gatos conseguem isso com uma facilidade incrível. Sim, é isso mesmo: por trás do jeitinho reservado, esses animais são puro amor e companheirismo, e tem tudo para se tornar grandes amigos dos humanos.

    Ver Todas >

    Preço das raças de cachorro mais populares
    Adote um animal

    Preço das raças de cachorro mais populares

    Receber um novo pet em casa é algo que precisa de muito planejamento e quando falamos de cachorros de raça, a preparação financeira precisa ser ainda maior. Para adquirir um filhote de raça pura com pedigree é necessário desembolsar um certo valor na compra. No dia a dia, são mais gastos ainda com alimentação, acessórios, brinquedos e cuidados veterinários. Mas você já se perguntou quanto custa um Shih Tzu ou quanto custa um Pinscher e outras raças famosas no Brasil? 

    São Bernardo: saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Adote um animal

    São Bernardo: saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    O São Bernardo é o típico cachorro gigante com um coração maior ainda! Com corpo bem musculoso e peludo, a raça São Bernardo também é conhecida pela personalidade dócil e extremamente carinhosa. Além disso, o que não faltam são habilidades peculiares em um São Bernardo. Cachorro da raça pode atuar como cão de guarda e farejador ou servir como babá para crianças! 

    Conheça o Toyger, raça de gato que se parece com um tigre
    Adote um animal

    Conheça o Toyger, raça de gato que se parece com um tigre

    O Toyger é um gato híbrido que não é tão conhecido como outras raças, mas que chama a atenção principalmente por conta da sua aparência, que lembra um tigre. O que poucas pessoas sabem é que o processo de criação do Toyger foi totalmente proposital, e não por “acaso” como acontece com outras raças híbridas. Considerado um dos animais domésticos mais recentes, o Toyger é muito carinhoso, inteligente e cheio de energia!

    Gato híbrido: o que é e quais suas características?
    Adote um animal

    Gato híbrido: o que é e quais suas características?

    Já ouviu falar em gato híbrido? O termo muitas vezes é usado para descrever o cruzamento de gato “do mato” com gato doméstico. O que poucas pessoas sabem é que existem algumas raças bem conhecidas que derivam justamente desse tipo de cruzamento, resultando em uma espécie de gato “selvagem” doméstico, como é o caso do gato Bengal. Apesar de ter uma aparência que lembra os gatos que nós conhecemos, esses felinos costumam ter um comportamento movido principalmente pelos seus instintos.

    Ver Todas >