close
Adoção

10 motivos para adotar cachorro resgatado da rua

Atualizado · 24 de janeiro de 2022 · 17h46

Publicado · 24/01/2022 · 15h02

A adoção de cachorro é um ato de amor que ajuda a salvar inúmeras vidas. Se você já se sensibilizou com um cãozinho abandonado na rua, sem lar e sem ter o que comer, sabe do que estamos falando. Infelizmente essa é a realidade de muitos animais, e por isso o resgate de cachorro feito por ongs e protetores é uma iniciativa admirável. A grande questão é que, além do resgate, esses cães também precisam de um lar.

Por isso, incentivar tanto o resgate de cachorros abandonados quanto a adoção é algo muito necessário. Se você pensa em adotar cachorro, mas ainda não está seguro com essa decisão, reunimos 10 motivos que vão te fazer refletir sobre o assunto. Confira o infográfico abaixo!

Adotar cachorro é uma forma de salvar um animal que precisa de um lar
Adotar cachorro é uma forma de salvar um animal que precisa de um lar

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Adote um animal

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Adote um animal

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Adote um animal

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Adote um animal

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

1) Adote um cachorro e dê um lar para um animal que nunca teve nada

Adotar um cachorro é dar oportunidade de uma vida melhor para um ser que sempre viveu nas ruas, sem amor e muitas vezes tendo que lidar com a fome e maldade. As ongs e demais instituições que abrigam animais abandonados servem para cuidar e tirar cachorros e gatos de situações precárias, mas não é como se fosse um verdadeiro lar para eles. Com a adoção, haverá um cachorrinho a menos nas ruas.

2) Ao procurar cachorros para adotar, você ajuda a reduzir o número de animais abandonados

Não é novidade que existem milhares de animais abandonados por aí. O resgate de cachorros busca reduzir a quantidade de cães que vivem nas ruas ou em condições precárias, mas ainda assim é bom lembrar que esses doguinhos precisam de uma casa e de uma família. Então, por que não abrir as portas da sua casa para receber um cachorro resgatado em vez de optar por comprar um cachorro de raça? 

3) Quer adotar um cachorro de porte pequeno, médio ou grande? Tem para todos os gostos!

“Quero adotar um cachorro de porte pequeno”: se esse é o seu caso, não há com o que se preocupar. Existem animais resgatados de diferentes tamanhos, e você pode escolher a companhia daquele que se adequa melhor a sua realidade. Quem mora em apartamentos ou casas pequenas, por exemplo, costuma preferir cães pequenos, e felizmente é possível encontrá-los para adoção. Ainda assim, vale destacar que cachorros grandes ou médios também conseguem se adaptar em espaços menores, desde que eles gastem bastante energia no dia a dia  com passeios e brincadeiras.

4) Um cachorro resgatado às vezes precisa de uma família para ensiná-lo o que é amor

É difícil pensar nisso, mas precisamos entender que o resgate de cachorros abandonados geralmente salvam esses animais de situações muito ruins - seja por questão de maus tratos ou abandono. Logo, muitos cães crescem traumatizados e até mesmo sem conhecer o que é amor, carinho e cuidado. Às vezes, uma família disposta a amá-los e protegê-los é tudo que precisam.

5) Cada cachorro para adotar tem características únicas

Da mesma forma que existem cães de diferentes tamanhos, também é possível encontrar cachorro resgatado com diferentes características. Tem cachorro peludo ou com poucos pelos, cachorro preto, caramelo, marrom, bicolor e muito mais. Ou seja, é uma grande variedade e você não precisa ficar preso a um padrão para encontrar seu novo companheirinho de quatro patas!

6) O resgate de cachorros abandonados faz com que esses animais valorizem muito sua família

Para um cachorro que nunca teve a oportunidade de ter uma família, todo carinho e cuidado que recebe é muito valorizado. A gratidão que esses doguinhos sentem é enorme, e é possível perceber isso com atitudes deles no dia a dia. Depois que se acostuma com a nova casa e os tutores, o cachorro resgatado faz de tudo para estar ao seu lado sempre que possível e vai tentar te agradar de todo jeito, sendo muito leal e fiel.

7) Na hora da adoção, cachorros adultos e idosos sempre ficam por último na lista de prioridades

Ninguém pode negar que os filhotes de cachorro são os preferidos durante a adoção. Cachorro adulto ou idoso, nesse caso, raramente desperta a atenção dos possíveis adotantes - o que significa que esses cães podem passar o resto da vida em abrigos e instituições sem saberem o que é uma família. Por isso, se você quer dar uma chance para um amiguinho de quatro patas, vale considerar a ideia de adotar cachorro idoso ou adulto.

8) Para um cachorro resgatado, você é visto como um herói

Para nós, adotar um cachorro pode não parecer nada demais, mas para o animal que foi resgatado e adotado, isso faz toda a diferença. Afinal, é basicamente como se você estivesse salvando a vida dele e o poupando de uma vida muito difícil nas ruas. É por isso que para esses cães os humanos são vistos como grandes heróis - o que reflete, inclusive, na forma como eles se comportam no dia a dia.

9) O processo de adoção de cachorro é gratuito, mas requer responsabilidade

Um dos grandes atrativos da adoção de cachorro é que o processo é totalmente gratuito, ou seja, você não precisa gastar nadinha para levar um novo amigo para casa. No entanto, é importante pensar que esse ato de amor também vem acompanhado de uma série de responsabilidades. Cuidados com a alimentação, saúde e bem-estar do animal são deveres de todo tutor, e é preciso considerar também os gastos mensais que um cachorro exige. Por isso, é bom ter muita certeza dessa decisão antes de tomá-la!

10) Se você decidir adotar um cachorro, sua vida vai ficar muito mais alegre, colorida e cheia de amor

Ter um bichinho de estimação é algo que muda a vida de qualquer pessoa para melhor. O cachorro leva a fama de ser o melhor amigo do homem e isso não é à toa: a espécie é, de fato, muito companheira e traz muita alegria para qualquer família. Por isso, mesmo quando as coisas parecem difíceis, elas ficam um pouco melhores quando temos um doguinho ao nosso lado, afinal os cães nunca nos abandonam. Além de fofos, a amizade deles é realmente algo que ultrapassa qualquer coisa e nos preenche com amor!

Adota Patas tem vários pets resgatados para adoção

Gostou da matéria e está pensando em adotar um cachorro? Então nossa dica é conhecer o projeto Adota Patas , uma iniciativa do Patas da Casa com a AILA (Aliança Internacional do Animal). A plataforma permite conhecer cães e gatos resgatados pela instituição. Ao responder um formulário indicando suas prioridades e o que espera da adoção, o site te dará uma lista de animais que se enquadram no perfil que você procura (se é um cachorro que se dá bem com gatos, se é macho ou fêmea, pequeno ou grande etc).. Basta acessar o site e conhecer todos os bichinhos que estão disponíveis para serem adotados. 

Redação: Juliana Melo

Gato frajola: conheça as características do gato preto e branco

Próxima matéria

Gato frajola: conheça as características do gato preto e branco

Você está pronta para ser
Adoção

Você está pronta para ser "mãe" de cachorro ou gato? As alegrias e desafios de adotar um pet

Muito se discute sobre o termo “mãe de pet”. Algumas pessoas defendem o óbvio: não é biologicamente possível ter um filho de outra espécie. Mas quem já passou pela experiência de adotar cachorro ou gato sabe que os sentimentos que vão sendo construídos dia após dia, na convivência com o pet, são realmente fortes. Quando menos se espera, a palavra “filho” é utilizada para chamar o animal ou em um momento de carinho. Isso sem falar nas mudanças na rotina e na companhia constante. Naturalmente essas relações se estreitam e viram lindas histórias de família.

Resgate de cachorro: como é a rotina de um protetor de animais?
Histórias reais

Resgate de cachorro: como é a rotina de um protetor de animais?

Adotar cachorro é um pensamento que sempre passa na cabeça de quem tem vontade de ter um bichinho para chamar de seu. Essa é uma linda atitude e que, além de garantir um novo lar para o animal, também proporciona o início de uma grande amizade com o pet. Mas afinal, como funciona a rotina de quem trabalha com resgate de cachorro? Como eles tratam e cuidam dos cachorros para adotar? Quais são as maiores dificuldades e barreiras que podem aparecer no meio do caminho? Nós conversamos com a protetora Yasmin Jacob, do projeto Aumigos do Bem, e ela contou um pouquinho do seu cotidiano com os cachorros resgatados. Dá só uma olhada!

Passear com cachorro: 9 motivos para não deixar o passeio de lado
Passeio

Passear com cachorro: 9 motivos para não deixar o passeio de lado

Passear com cachorro é mais que um momento de lazer ou um horário destinado para o animal fazer as necessidades fisiológicas, é um ato de cuidado e amor. Ter um animal requer muita responsabilidade e algumas horas dedicadas para proporcionar mais qualidade de vida a ele. Isso inclui brincadeiras, cuidados com a higiene, visitas ao veterinário, uma alimentação de qualidade e, claro, os passeios. Antes de comprar ou adotar um cachorro, esteja preparado para sair com seu novo amigo pelo menos uma vez por dia.

Mãe de pet: 11 motivos para adotar um cachorro ou gato e encher sua vida de amor
Adote um animal

Mãe de pet: 11 motivos para adotar um cachorro ou gato e encher sua vida de amor

O dia das mães se aproxima, e sempre surge aquela velha pergunta: será que mãe de pet também é mãe? A resposta é sim, e tem até estudos científicos que comprovam o fato. Um pesquisador japonês chamado Takefumi Kikusui descobriu que quando as mulheres olham para os seus bichinhos, elas liberam hormônios semelhantes àqueles de quando uma mãe olha para o filho recém-nascido. Por isso, quem é mãe de cachorro ou gato também tem todo o direito de comemorar a data.

Ver Todas >

Infográfico mostra quais são os gatos mais exóticos do mundo
Adote um animal

Infográfico mostra quais são os gatos mais exóticos do mundo

Abrir as portas de casa para um gato exótico é ter a certeza de que seu amigo de quatro patas vai despertar a atenção de qualquer visitante. Seja por ser um gato sem pelo, como o famoso Sphynx, ou por ser um gato híbrido, como o Savannah e o Bengal: existem alguns animais que simplesmente não passam despercebidos e são tidos como “excêntricos” por serem fora do padrão. Mas, ao contrário do que muitos pensam, esses bichanos não são desvalorizados por conta da sua aparência; pelo contrário, eles têm vários fãs ao redor do mundo!

Por que o Chow Chow tem a língua azul?
Adote um animal

Por que o Chow Chow tem a língua azul?

O Chow Chow é aquela raça que sempre é comparada a um ursinho de pelúcia por causa dos seus pelos densos e felpudos. Como se isso não bastasse, outra característica que chama a atenção - talvez até mais do que a pelagem - é que esse é um cachorro de língua azul. Esse traço em particular é algo que diferencia a raça de quase todos os outros cães, mas já parou para se perguntar por que isso acontece? Qual será a explicação por trás do cachorro de língua azul Chow Chow? 

Como é a personalidade do Pitbull? Veja o infográfico para saber tudo sobre o temperamento da raça
Adote um animal

Como é a personalidade do Pitbull? Veja o infográfico para saber tudo sobre o temperamento da raça

O Pitbull é um animal que intimida muita gente, principalmente por causa da fama de “agressivo” que acompanha ele. A postura imponente e musculatura forte e robusta são características que contribuem para isso, mas a verdade é que tanto o filhote de Pitbull quanto um cão adulto estão longe de serem violentos se tiverem uma boa criação. Sim, é isso mesmo: a forma como o cachorro Pitbull é criado tem tudo a ver com o seu comportamento!

Pitbull se dá bem com crianças? Conheça as raças de cachorro grande mais indicadas para criança
Adote um animal

Pitbull se dá bem com crianças? Conheça as raças de cachorro grande mais indicadas para criança

Quem tem um filho e ao mesmo tempo procura um amigo de quatro patas para acompanhar a família sempre se pergunta: qual o melhor cachorro para criança? A verdade é que existem várias raças que são indicadas para conviver com os pequenos, desde cães de porte pequeno e médio até cachorros grandes. Tamanho não é documento, e animais um pouco maiores podem ter uma ótima relação com crianças (especialmente as mais velhas).

Ver Todas >