A adoção de cachorro é um ato de amor que ajuda a salvar inúmeras vidas. Se você já se sensibilizou com um cãozinho abandonado na rua, sem lar e sem ter o que comer, sabe do que estamos falando. Infelizmente essa é a realidade de muitos animais, e por isso o resgate de cachorro feito por ongs e protetores é uma iniciativa admirável. A grande questão é que, além do resgate, esses cães também precisam de um lar.

Por isso, incentivar tanto o resgate de cachorros abandonados quanto a adoção é algo muito necessário. Se você pensa em adotar cachorro, mas ainda não está seguro com essa decisão, reunimos 10 motivos que vão te fazer refletir sobre o assunto. Confira o infográfico abaixo!


Adotar cachorro é uma forma de salvar um animal que precisa de um lar
Adotar cachorro é uma forma de salvar um animal que precisa de um lar

1) Adote um cachorro e dê um lar para um animal que nunca teve nada

Adotar um cachorro é dar oportunidade de uma vida melhor para um ser que sempre viveu nas ruas, sem amor e muitas vezes tendo que lidar com a fome e maldade. As ongs e demais instituições que abrigam animais abandonados servem para cuidar e tirar cachorros e gatos de situações precárias, mas não é como se fosse um verdadeiro lar para eles. Com a adoção, haverá um cachorrinho a menos nas ruas.

2) Ao procurar cachorros para adotar, você ajuda a reduzir o número de animais abandonados

Não é novidade que existem milhares de animais abandonados por aí. O resgate de cachorros busca reduzir a quantidade de cães que vivem nas ruas ou em condições precárias, mas ainda assim é bom lembrar que esses doguinhos precisam de uma casa e de uma família. Então, por que não abrir as portas da sua casa para receber um cachorro resgatado em vez de optar por comprar um cachorro de raça? 

3) Quer adotar um cachorro de porte pequeno, médio ou grande? Tem para todos os gostos!

“Quero adotar um cachorro de porte pequeno”: se esse é o seu caso, não há com o que se preocupar. Existem animais resgatados de diferentes tamanhos, e você pode escolher a companhia daquele que se adequa melhor a sua realidade. Quem mora em apartamentos ou casas pequenas, por exemplo, costuma preferir cães pequenos, e felizmente é possível encontrá-los para adoção. Ainda assim, vale destacar que cachorros grandes ou médios também conseguem se adaptar em espaços menores, desde que eles gastem bastante energia no dia a dia  com passeios e brincadeiras.

4) Um cachorro resgatado às vezes precisa de uma família para ensiná-lo o que é amor

É difícil pensar nisso, mas precisamos entender que o resgate de cachorros abandonados geralmente salvam esses animais de situações muito ruins - seja por questão de maus tratos ou abandono. Logo, muitos cães crescem traumatizados e até mesmo sem conhecer o que é amor, carinho e cuidado. Às vezes, uma família disposta a amá-los e protegê-los é tudo que precisam.

5) Cada cachorro para adotar tem características únicas

Da mesma forma que existem cães de diferentes tamanhos, também é possível encontrar cachorro resgatado com diferentes características. Tem cachorro peludo ou com poucos pelos, cachorro preto, caramelo, marrom, bicolor e muito mais. Ou seja, é uma grande variedade e você não precisa ficar preso a um padrão para encontrar seu novo companheirinho de quatro patas!

6) O resgate de cachorros abandonados faz com que esses animais valorizem muito sua família

Para um cachorro que nunca teve a oportunidade de ter uma família, todo carinho e cuidado que recebe é muito valorizado. A gratidão que esses doguinhos sentem é enorme, e é possível perceber isso com atitudes deles no dia a dia. Depois que se acostuma com a nova casa e os tutores, o cachorro resgatado faz de tudo para estar ao seu lado sempre que possível e vai tentar te agradar de todo jeito, sendo muito leal e fiel.

7) Na hora da adoção, cachorros adultos e idosos sempre ficam por último na lista de prioridades

Ninguém pode negar que os filhotes de cachorro são os preferidos durante a adoção. Cachorro adulto ou idoso, nesse caso, raramente desperta a atenção dos possíveis adotantes - o que significa que esses cães podem passar o resto da vida em abrigos e instituições sem saberem o que é uma família. Por isso, se você quer dar uma chance para um amiguinho de quatro patas, vale considerar a ideia de adotar cachorro idoso ou adulto.

8) Para um cachorro resgatado, você é visto como um herói

Para nós, adotar um cachorro pode não parecer nada demais, mas para o animal que foi resgatado e adotado, isso faz toda a diferença. Afinal, é basicamente como se você estivesse salvando a vida dele e o poupando de uma vida muito difícil nas ruas. É por isso que para esses cães os humanos são vistos como grandes heróis - o que reflete, inclusive, na forma como eles se comportam no dia a dia.

9) O processo de adoção de cachorro é gratuito, mas requer responsabilidade

Um dos grandes atrativos da adoção de cachorro é que o processo é totalmente gratuito, ou seja, você não precisa gastar nadinha para levar um novo amigo para casa. No entanto, é importante pensar que esse ato de amor também vem acompanhado de uma série de responsabilidades. Cuidados com a alimentação, saúde e bem-estar do animal são deveres de todo tutor, e é preciso considerar também os gastos mensais que um cachorro exige. Por isso, é bom ter muita certeza dessa decisão antes de tomá-la!

10) Se você decidir adotar um cachorro, sua vida vai ficar muito mais alegre, colorida e cheia de amor

Ter um bichinho de estimação é algo que muda a vida de qualquer pessoa para melhor. O cachorro leva a fama de ser o melhor amigo do homem e isso não é à toa: a espécie é, de fato, muito companheira e traz muita alegria para qualquer família. Por isso, mesmo quando as coisas parecem difíceis, elas ficam um pouco melhores quando temos um doguinho ao nosso lado, afinal os cães nunca nos abandonam. Além de fofos, a amizade deles é realmente algo que ultrapassa qualquer coisa e nos preenche com amor!

Adota Patas tem vários pets resgatados para adoção

Gostou da matéria e está pensando em adotar um cachorro? Então nossa dica é conhecer o projeto Adota Patas , uma iniciativa do Patas da Casa com a AILA (Aliança Internacional do Animal). A plataforma permite conhecer cães e gatos resgatados pela instituição. Ao responder um formulário indicando suas prioridades e o que espera da adoção, o site te dará uma lista de animais que se enquadram no perfil que você procura (se é um cachorro que se dá bem com gatos, se é macho ou fêmea, pequeno ou grande etc).. Basta acessar o site e conhecer todos os bichinhos que estão disponíveis para serem adotados. 

Redação: Juliana Melo

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.