O Shiba Inu é uma raça de cachorro originária do Japão que faz muito sucesso ao redor do mundo. Já ganhou a internet com memes, mas também encanta qualquer pessoa com a sua aparência fofinha e exótica, que lembra uma raposa - e é de longe uma das suas características mais marcantes. Mas sabia que existem várias curiosidades sobre o Shiba Inu que às vezes passam despercebidas ou que poucas pessoas sabem?
1) A aparência do Shiba Inu parece bastante com uma raposinha
Não é difícil de reconhecer um Shiba Inu andando por aí: com orelhas triangulares e pontudas, pelos bem assentados e um olhar penetrante, muita gente diz que o cãozinho lembra uma raposa. A cor dos pelos também costuma contribuir para isso, já que normalmente os exemplares têm tons de vermelho, castanho e preto espalhados pelo corpo. Em alguns casos, também é possível encontrar Shiba Inu branco ou creme, embora seja mais raro.
2) Shiba Inu: tamanho da raça varia entre porte pequeno e médio
Ao ver uma foto de um Shiba Inu, muitas pessoas confundem a raça com o Akita Inu e pensam que se trata de um cachorro grande, mas isso está longe de ser verdade. O cãozinho de fato tem uma aparência bem robusta, o que dá a impressão de que ele é maior do que realmente é. No entanto, a altura do Shiba Inu fica entre 30 e 40 cm, enquanto o peso varia de 10 a 15 kg. Isso encaixa a raça entre o porte pequeno e médio.
3) Por trás da fofura do Shiba Inu, existe um cãozinho bem agitado
A convivência com um Shiba Inu no geral é bem tranquila, mas é importante ter em mente que esse cãozinho é bem agitado e levado. Portanto, o tutor deve saber direcionar toda a energia do cãozinho para os lugares certos. Caso contrário, a raça pode desenvolver comportamentos destrutivos e bem desagradáveis por conta do tédio e da frustração. Para evitar que isso aconteça, uma boa alternativa é o adestramento do Shiba Inu filhote.
4) O Shiba Inu é reservado perto de estranhos, mas afetuoso com a família
A desconfiança faz parte do comportamento do Shiba Inu, especialmente perto de desconhecidos. Então, se você receber visitas em casa, não estranhe se o cãozinho automaticamente desaparecer ou ficar observando tudo de longe: isso faz parte da natureza deles. Por outro lado, o Shiba Inu é muito amoroso com a sua família. Ele se dá bem com diferentes tipos de pessoas, inclusive crianças, desde que façam parte da sua convivência habitual.
5) Shiba Inu: apartamento é o lugar ideal para criar o pet
Por mais que o cachorro Shiba Inu seja bem ativo, ele consegue viver tranquilamente em apartamentos e espaços pequenos. Tudo que o tutor precisa é garantir que o cãozinho gaste toda a energia diariamente com diferentes atividades físicas, brincadeiras e exercícios. Por isso, não basta apenas oferecer um ambiente enriquecido dentro de casa: o Shiba Inu requer uma rotina integrada a passeios todos os dias para manter a saúde física e mental em dia.

Mais Lidas

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.
6) A raça de cachorro Shiba Inu não precisa de banhos frequentes
Uma curiosidade muito peculiar sobre o Shiba Inu é que, assim como os gatos, esses cães costumam realizar a própria limpeza com a língua. A raça costuma ser bem higiênica e não apresenta mau cheiro, por isso os banhos se tornam desnecessários (a não ser que o cachorro esteja muito sujo). Ainda assim, a frequência indicada para os banhos é de somente uma vez a cada dois meses para proteger a impermeabilidade natural dos seus pelos.
7) O Shiba Inu é um cachorro que quase não late
Algumas raças de cachorro são super barulhentas e latem o tempo todo, mas esse está longe de ser um comportamento típico do Shiba Inu. Muito pelo contrário: esse é um cãozinho bem silencioso e que só costuma latir em situações de emergência ou para alertar o tutor de alguma coisa. É importante ter em mente que os latidos de cachorro fazem parte da comunicação do animal, então você deve prestar atenção aos sons emitidos pelo Shiba para entender exatamente o que os latidos significam e o que ele quer.
8) Shiba Inu: cachorro quase foi extinto durante a Segunda Guerra Mundial
A quase extinção da raça Shiba Inu só não aconteceu porque, no cenário pós-segunda guerra, os japoneses fizeram de tudo para salvar os cães que sobraram. Eles passaram por algumas modificações até chegarem aos exemplares como conhecemos hoje, mas não foi nada fácil. Até então, existiam pelo menos três tipos de cachorro: Shinshu Shiba, Mino Shiba e Sanin Shiba. Para resgatá-los de uma possível extinção, foi necessário fazer vários cruzamentos entre eles e foi isso que deu origem ao Shiba Inu.
9) O Shiba Inu é considerado uma raça rara, e por isso é cara
É impossível não se apaixonar por um cachorro Shiba Inu, mas antes de decidir ter um cãozinho da raça é fundamental se preparar financeiramente. Como essa é uma raça considerada mais rara, o valor costuma ser mais elevado do que o normal. Para se ter uma ideia, o preço de um Shiba filhote costuma ser de pelo menos R$ 4 mil - e, dependendo da linhagem do animal, pode chegar até R$ 10 mil. Vários fatores influenciam no custo final do cãozinho, mas não é algo barato (e se for, desconfie!).
10) Shiba Inu: meme da raça viralizou nas redes sociais e foi leiloado por 20 milhões de reais
É bem provável que você já tenha visto uma foto de Shiba Inu na internet, nem que tenha sido apenas por meme. Uma das imagens mais famosas da raça viralizou por volta de 2013 e continua sendo bastante popular até hoje, sendo compartilhada como figurinha de WhatsApp e em várias outras redes sociais. A foto, a princípio, foi publicada em um blog virutal no ano de 2010, e a modelo da foto é uma cadela chamada Kabosu.
O que poucas pessoas sabem é que recentemente o arquivo digital da foto da cachorrinha Shiba Inu foi leiloado por 1.696,9 ethereum - moeda digital semelhante ao bitcoin -, o que na prática corresponde a cerca de 20 milhões de reais. É o meme mais caro que já foi leiloado no mundo.
Redação: Juliana Melo
