Raças

10 curiosidades sobre o fofíssimo Shiba Inu

O Shiba Inu carrega uma história com várias curiosidades. Saiba mais!
O Shiba Inu carrega uma história com várias curiosidades. Saiba mais!

O Shiba Inu é uma raça de cachorro originária do Japão que faz muito sucesso ao redor do mundo. Já ganhou a internet com memes, mas também encanta qualquer pessoa com a sua aparência fofinha e exótica, que lembra uma raposa - e é de longe uma das suas características mais marcantes. Mas sabia que existem várias curiosidades sobre o Shiba Inu que às vezes passam despercebidas ou que poucas pessoas sabem? 

1) A aparência do Shiba Inu parece bastante com uma raposinha

Não é difícil de reconhecer um Shiba Inu andando por aí: com orelhas triangulares e pontudas, pelos bem assentados e um olhar penetrante, muita gente diz que o cãozinho lembra uma raposa. A cor dos pelos também costuma contribuir para isso, já que normalmente os exemplares têm tons de vermelho, castanho e preto espalhados pelo corpo. Em alguns casos, também é possível encontrar Shiba Inu branco ou creme, embora seja mais raro.

2) Shiba Inu: tamanho da raça varia entre porte pequeno e médio

Ao ver uma foto de um Shiba Inu, muitas pessoas confundem a raça com o Akita Inu e pensam que se trata de um cachorro grande, mas isso está longe de ser verdade. O cãozinho de fato tem uma aparência bem robusta, o que dá a impressão de que ele é maior do que realmente é. No entanto, a altura do Shiba Inu fica entre 30 e 40 cm, enquanto o peso varia de 10 a 15 kg. Isso encaixa a raça entre o porte pequeno e médio.

3) Por trás da fofura do Shiba Inu, existe um cãozinho bem agitado

A convivência com um Shiba Inu no geral é bem tranquila, mas é importante ter em mente que esse cãozinho é bem agitado e levado. Portanto, o tutor deve saber direcionar toda a energia do cãozinho para os lugares certos. Caso contrário, a raça pode desenvolver comportamentos destrutivos e bem desagradáveis por conta do tédio e da frustração. Para evitar que isso aconteça, uma boa alternativa é o adestramento do Shiba Inu filhote. 

4) O Shiba Inu é reservado perto de estranhos, mas afetuoso com a família

A desconfiança faz parte do comportamento do Shiba Inu, especialmente perto de desconhecidos. Então, se você receber visitas em casa, não estranhe se o cãozinho automaticamente desaparecer ou ficar observando tudo de longe: isso faz parte da natureza deles. Por outro lado, o Shiba Inu é muito amoroso com a sua família. Ele se dá bem com diferentes tipos de pessoas, inclusive crianças, desde que façam parte da sua convivência habitual.

5) Shiba Inu: apartamento é o lugar ideal para criar o pet

Por mais que o cachorro Shiba Inu seja bem ativo, ele consegue viver tranquilamente em apartamentos e espaços pequenos. Tudo que o tutor precisa é garantir que o cãozinho gaste toda a energia diariamente com diferentes atividades físicas, brincadeiras e exercícios. Por isso, não basta apenas oferecer um ambiente enriquecido dentro de casa: o Shiba Inu requer uma rotina integrada a passeios todos os dias para manter a saúde física e mental em dia.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Shiba Inu: cachorro parece uma raposa e tem um porte que varia entre pequeno e médio
    Shiba Inu: cachorro parece uma raposa e tem um porte que varia entre pequeno e médio

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    6) A raça de cachorro Shiba Inu não precisa de banhos frequentes

    Uma curiosidade muito peculiar sobre o Shiba Inu é que, assim como os gatos, esses cães costumam realizar a própria limpeza com a língua. A raça costuma ser bem higiênica e não apresenta mau cheiro, por isso os banhos se tornam desnecessários (a não ser que o cachorro esteja muito sujo). Ainda assim, a frequência indicada para os banhos é de somente uma vez a cada dois meses para proteger a impermeabilidade natural dos seus pelos.

    7) O Shiba Inu é um cachorro que quase não late

    Algumas raças de cachorro são super barulhentas e latem o tempo todo, mas esse está longe de ser um comportamento típico do Shiba Inu. Muito pelo contrário: esse é um cãozinho bem silencioso e que só costuma latir em situações de emergência ou para alertar o tutor de alguma coisa. É importante ter em mente que os latidos de cachorro fazem parte da comunicação do animal, então você deve prestar atenção aos sons emitidos pelo Shiba para entender exatamente o que os latidos significam e o que ele quer.

    8) Shiba Inu: cachorro quase foi extinto durante a Segunda Guerra Mundial

    A quase extinção da raça Shiba Inu só não aconteceu porque, no cenário pós-segunda guerra, os japoneses fizeram de tudo para salvar os cães que sobraram. Eles passaram por algumas modificações até chegarem aos exemplares como conhecemos hoje, mas não foi nada fácil. Até então, existiam pelo menos três tipos de cachorro: Shinshu Shiba, Mino Shiba e Sanin Shiba. Para resgatá-los de uma possível extinção, foi necessário fazer vários cruzamentos entre eles e foi isso que deu origem ao Shiba Inu.

    9) O Shiba Inu é considerado uma raça rara, e por isso é cara

    É impossível não se apaixonar por um cachorro Shiba Inu, mas antes de decidir ter um cãozinho da raça é fundamental se preparar financeiramente. Como essa é uma raça considerada mais rara, o valor costuma ser mais elevado do que o normal. Para se ter uma ideia, o preço de um Shiba filhote costuma ser de pelo menos R$ 4 mil - e, dependendo da linhagem do animal, pode chegar até R$ 10 mil. Vários fatores influenciam no custo final do cãozinho, mas não é algo barato (e se for, desconfie!).

    10) Shiba Inu: meme da raça viralizou nas redes sociais e foi leiloado por 20 milhões de reais

    É bem provável que você já tenha visto uma foto de Shiba Inu na internet, nem que tenha sido apenas por meme. Uma das imagens mais famosas da raça viralizou por volta de 2013 e continua sendo bastante popular até hoje, sendo compartilhada como figurinha de WhatsApp e em várias outras redes sociais. A foto, a princípio, foi publicada em um blog virutal no ano de 2010, e a modelo da foto é uma cadela chamada Kabosu.

    O que poucas pessoas sabem é que recentemente o arquivo digital da foto da cachorrinha Shiba Inu foi leiloado por 1.696,9 ethereum - moeda digital semelhante ao bitcoin -, o que na prática corresponde a cerca de 20 milhões de reais. É o meme mais caro que já foi leiloado no mundo.

    Redação: Juliana Melo

    Pitbull: 8 coisas que você não sabia sobre a raça de cachorro grande

    Próxima matéria

    Pitbull: 8 coisas que você não sabia sobre a raça de cachorro grande

    Shiba Inu: tudo sobre a saúde, características, personalidade e cuidados com a raça de cachorro
    Raças

    Shiba Inu: tudo sobre a saúde, características, personalidade e cuidados com a raça de cachorro

    O Shiba Inu é uma raça de cachorro de origem japonesa. De porte pequeno a médio, o Shiba não ultrapassa os 15kg e tem energia moderada - ou seja, um cachorro ideal para apartamentos. A raça Shiba tem uma personalidade independente, mas também carinhosa. Por outro lado, essa raça de cachorro tem um instinto protetor bem aguçado. 

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Munchkin: curiosidades, origem, características, cuidados e personalidade... tudo sobre o
    Raças

    Munchkin: curiosidades, origem, características, cuidados e personalidade... tudo sobre o "gato salsicha"

    Gato anão e gato salsicha são algumas denominações usadas para se referir ao Munchkin, um adorável felino com as pernas curtinhas e coluna alongada. A raça de gato não é uma das mais populares do Brasil, mas com certeza chama a atenção pela sua forma física “diferenciada”. Muito doce e cheio de energia, o Munchkin é uma mistura de fofura, inteligência e companheirismo.

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes
    Raças

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes

    O Ragdoll é uma raça de gatos gigantes, bem peludinhos e muito ativos. A raça nasceu nos Estados Unidos, a partir de uma série de cruzamentos, e só chegou ao Brasil no início da década de 1980. A história é bem curiosa, mas o que chama a atenção mesmo é o resultado: um gato enorme e super fofo. O Ragdoll é uma raça muito carinhosa e que gosta daquele colinho gostoso do dono. Ou seja: é uma ótima companhia para outros animais (incluindo cães), crianças, adultos e idosos. Conheça mais sobre essa raça e se apaixone também!

    Ver Todas >

    Pastor Belga: 10 características da raça de cachorro grande
    Adote um animal

    Pastor Belga: 10 características da raça de cachorro grande

    O Pastor Belga é um cãozinho muito peculiar e surpreendente. Ele tem um porte grande, e embora muitas vezes seja confundido com o Pastor Alemão, a verdade é que existem diferenças bem notáveis entre as duas raças - basta ter um olhar mais atento. Além disso, poucas pessoas sabem, mas o Pastor Belga tem algumas variações, como o Pastor Belga Malinois e o Pastor Belga Groenendael. 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Adote um animal

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Husky Siberiano x Malamute do Alasca: quais as diferenças mais notáveis entre as raças?
    Adote um animal

    Husky Siberiano x Malamute do Alasca: quais as diferenças mais notáveis entre as raças?

    Husky Siberiano, Malamute do Alasca são cães muito confundidos por aí. De fato a aparência das raças originárias dos lugares mais frios do mundo é bem parecida, mas como diferenciar esses dois cães? Essa é uma dúvida que permeia a cabeça de vários amantes de cachorro, especialmente aqui no Brasil, onde o Husky é mais popular. Mas mesmo que fisicamente esses dois doguinhos tenham algumas semelhanças, existem muitas diferenças entre eles. 

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro
    Adote um animal

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro

    O que não faltam são raças de cachorro para a gente se apaixonar, e o Kelpie Australiano é só mais um doguinho dessa lista! De origem australiana, esse é um dos poucos cães que foram desenvolvidos no país - mas isso não foi um impedimento para logo depois conquistarem muitos fãs ao redor do mundo. Com um jeitinho bem amigável, brincalhão e inteligente, o Kelpie Australiano - também chamado de Australian Kelpie - tem tudo para ser uma companhia incrível para o seu dia a dia. 

    Ver Todas >