O Cavalier King Charles Spaniel é um cãozinho apaixonante! Essa raça de cachorro pequeno dócil e apegado à família se torna a melhor companhia que qualquer pessoa poderia querer. Seja um Cavalier King Charles Spaniel filhote ou adulto, a raça chama a atenção de qualquer pessoa, das crianças aos mais velhos. Por trás desse cachorro com orelha grande, existem muitas surpresas escondidas. Você sabia que o cão Cavalier King Charles Spaniel era o queridinho do Rei Charles II, sendo motivo até de uma lei criada por ele? Ou então que a personalidade do Cavalier King Charles Spaniel é adaptável a qualquer ambiente e pessoas, sendo um ótimo cachorro para terapia? E que para comprar um Cavalier King Charles Spaniel preço é maior caso seus ancestrais sejam campeões de torneios? Para conhecer essas e mais curiosidades da raça Cavalier King Charles Spaniel, confira a matéria a seguir!

1) O nome do Cavalier King Charles Spaniel não é à toa: o cão tem longa história com a realeza

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O cão Cavalier King Charles Spaniel tem suas origens no Reino Unido, possivelmente uma mistura de cruzamentos de pequenos cães da raça Spaniel com outros de origem oriental, como Pug. O Cavalier King Charles Spaniel era um cão de companhia de destaque na corte inglesa. Ele era querido pela Rainha Maria I e o preferido dos reis Charles I e II. Charles II, inclusive, fez um decreto que permitia aos cãezinhos da raça andar livremente em qualquer lugar público, até no parlamento inglês. A fascinação da corte com a raça do cachorro explica o seu nome: “Cavalier” é uma homenagem ao partido que apoiou os Stuarts e “King Charles” faz referência ao Rei Charles II. Surgiu então, o nome Cavalier King Charles Spaniel - o nome mais comprido de raça de cachorro.

2) A raça Cavalier King Charles Spaniel voltou a fazer sucesso nos anos 20

Após a morte de Charles II, a popularidade da raça Cavalier King Charles Spaniel diminuiu. Porém, em 1920, um magnata norte-americano chamado Roswell Eldridge ficou fascinado pelas pinturas antigas que retratavam a raça. Ele ofereceu, então, um prêmio para quem conseguisse reproduzir a raça novamente. Dessa forma, diversos criadores conseguiram recriá-la. Assim, o Cavalier King Charles Spaniel voltou a ganhar popularidade, apesar de só ter sido reconhecido pelo American Kennel Club em 1995.

3) O cão Cavalier King Charles Spaniel era conhecido como “Spaniel Consolador”

A raça Cavalier King Charles Spaniel, além de ser um cão de companhia para a realeza, tinha um papel curioso: esquentar o colo e os pés de príncipes e princesas. É comum ver em diversas pinturas antigas um cãozinho da raça no colo dos monarcas ou sentado aos seus pés, porque são tão quentinhos que esquentavam melhor que bolsas de água quente! Por conta disso, a raça ficou conhecida como Spaniel Consolador.

4) Cavalier King Charles Spaniel: personalidade da raça é sociável e encantadora

O Cavalier King Charles Spaniel é um um cachorro sociável, carinhoso, amigo e apaixonante! É impossível encontrar um cãozinho da raça e não se encantar, pois, com seu jeito dócil, o Charles Spaniel se aproxima de qualquer um, seja criança, idoso ou outro pet. O cachorro gosta até mesmo da presença de pessoas desconhecidas. A raça é preguiçosa e ama ficar no colo, mas também consegue se divertir bastante com brincadeiras. A verdade é que o pet gosta de ficar junto da sua família e agradar seu dono, o que o torna bastante obediente - o que o faz com que aprenda rapidamente os comandos durante o adestramento.

5) Cavalier King Charles Spaniel: tamanho das orelhas é marca registrada da raça

Assim que vemos um Cavalier King Charles Spaniel, tamanho grande das orelhas chama atenção. A orelha do cachorro é comprida e caída ao longo do rosto, com muitas franjas volumosas. Os pelos são tão sedosos e macios que dá vontade de fazer carinho o tempo todo - o que ele vai amar! As orelhas podem acumular sujeira, então é preciso limpá-las semanalmente para evitar infecções. Quanto ao porte do Cavalier King Charles Spaniel, tamanho é de um cachorro pequeno. Ele mede cerca de 30 cm e não pesa mais de 8 Kg. Mesmo com seu nome enorme e orelhas bem volumosas, a raça é pequenininha!


Um Cavalier King Charles Spaniel, filhote ou adulto, é sociável e ama ficar com a família
Um Cavalier King Charles Spaniel, filhote ou adulto, é sociável e ama ficar com a família

6) O Cavalier King Charles Spaniel gosta de dormir pertinho do dono 

Quando falamos de Cavalier King Charles Spaniel, a personalidade apegada aos donos é uma grande característica. Por isso, não adianta colocar a cama para cachorro em um cantinho separado. Ele vai simplesmente querer dormir ao seu lado, com grandes chances de querer dormir na cama junto com o dono. Seja adulto ou filhote, Cavalier King Charles Spaniel quer estar sempre na companhia da família. A raça Cavalier King Charles Spaniel odeia ficar sozinha e, por isso, é importante se manter presente e evitar deixá-lo muito tempo sozinho, pois isso pode levar a um quadro de ansiedade de separação

7) Pelagem do Cavalier King Charles Spaniel: cores podem ter quatro padrões diferentes

As cores do Cavalier King Charles Spaniel podem variar em quatro padrões, podendo ter cor única ou tons mesclados. São eles: rubi, preto e castanho, blenheim (branco pérola com marcas em castanho) e tricolor (branco, preto e marcas em castanho). Todos esses padrões do cachorro pequeno peludo são reconhecidos como oficiais. As mais comuns no Cavalier King Charles Spaniel são as variações mescladas tricolor e blenheim.  

8) O Cavalier King Charles Spaniel marca presença nas telinhas e nos quadrinhos

O Cavalier King Charles Spaniel era muito famoso por fazer ser adorado pelos monarcas na corte inglesa. Hoje em dia, o sucesso da raça não sumiu, já que, além de ser uma raça querida por todos, está presente na cultura pop! O cão Cavalier King Charles Spaniel fez muito sucesso no seriado Sex and The City por ser a raça da cadela de Charlotte York, uma das personagens principais. Além disso, a raça está presente nos quadrinhos. O Monicão, cachorro da protagonista da Turma da Mônica, é um Cavalier King Charles Spaniel!

9) O Cavalier King Charles Spaniel se adapta bem a diferentes locais e estilos de vida 

Um Cavalier King Charles Spaniel, filhote ou adulto, possui grande habilidade de se adaptar a diferentes situações. Isso significa que, se o- cãozinho estiver na presença de pessoas agitadas, ele assume sua faceta brincalhona. Com uma pessoa mais calminha, ficará mais tranquilo, fazendo companhia no colo da pessoa. Ou seja, se dá bem com qualquer tipo de família! Como no Cavalier King Charles Spaniel personalidade é gentil e compreensível, a raça atua como ótimo cão de terapia. Além de se dar bem com qualquer estilo de vida, se adapta bem em qualquer ambiente. O cão Cavalier King Charles Spaniel pode viver em apartamento ou em casas grandes. Como qualquer cão, precisa de atividades para gastar sua energia. Porém, é uma raça que não precisa de muito exercício, até por ser um cachorro braquicefálico, o que o deixa cansado com mais rapidez. 

10) Cavalier King Charles Spaniel: preço varia de acordo com a linhagem do animal

É impossível não querer ter um cãozinho dessa raça tão adorável dentro de casa. Para comprar um Cavalier King Charles Spaniel, o valor costuma variar dependendo da linhagem do animal. Se os ancestrais forem campeões de torneios, por exemplo, os valores ficam mais altos. No geral, o Cavalier King Charles Spaniel custa entre R$1.200 e R$5.000. Para comprar um Cavalier King Charles Spaniel, busque um canil de confiança

Redação: Maria Luísa Pimenta