close
Raças

10 curiosidades sobre o Cavalier King Charles Spaniel

Atualizado · 11 de novembro de 2021 · 19h03

Publicado · 11/11/2021 · 19h03

O Cavalier King Charles Spaniel é um cão apaixonante com história que remete à realeza
O Cavalier King Charles Spaniel é um cão apaixonante com história que remete à realeza

O Cavalier King Charles Spaniel é um cãozinho apaixonante! Essa raça de cachorro pequeno dócil e apegado à família se torna a melhor companhia que qualquer pessoa poderia querer. Seja um Cavalier King Charles Spaniel filhote ou adulto, a raça chama a atenção de qualquer pessoa, das crianças aos mais velhos. Por trás desse cachorro com orelha grande, existem muitas surpresas escondidas. Você sabia que o cão Cavalier King Charles Spaniel era o queridinho do Rei Charles II, sendo motivo até de uma lei criada por ele? Ou então que a personalidade do Cavalier King Charles Spaniel é adaptável a qualquer ambiente e pessoas, sendo um ótimo cachorro para terapia? E que para comprar um Cavalier King Charles Spaniel preço é maior caso seus ancestrais sejam campeões de torneios? Para conhecer essas e mais curiosidades da raça Cavalier King Charles Spaniel, confira a matéria a seguir!

1) O nome do Cavalier King Charles Spaniel não é à toa: o cão tem longa história com a realeza

O cão Cavalier King Charles Spaniel tem suas origens no Reino Unido, possivelmente uma mistura de cruzamentos de pequenos cães da raça Spaniel com outros de origem oriental, como Pug. O Cavalier King Charles Spaniel era um cão de companhia de destaque na corte inglesa. Ele era querido pela Rainha Maria I e o preferido dos reis Charles I e II. Charles II, inclusive, fez um decreto que permitia aos cãezinhos da raça andar livremente em qualquer lugar público, até no parlamento inglês. A fascinação da corte com a raça do cachorro explica o seu nome: “Cavalier” é uma homenagem ao partido que apoiou os Stuarts e “King Charles” faz referência ao Rei Charles II. Surgiu então, o nome Cavalier King Charles Spaniel - o nome mais comprido de raça de cachorro.

2) A raça Cavalier King Charles Spaniel voltou a fazer sucesso nos anos 20

Após a morte de Charles II, a popularidade da raça Cavalier King Charles Spaniel diminuiu. Porém, em 1920, um magnata norte-americano chamado Roswell Eldridge ficou fascinado pelas pinturas antigas que retratavam a raça. Ele ofereceu, então, um prêmio para quem conseguisse reproduzir a raça novamente. Dessa forma, diversos criadores conseguiram recriá-la. Assim, o Cavalier King Charles Spaniel voltou a ganhar popularidade, apesar de só ter sido reconhecido pelo American Kennel Club em 1995.

3) O cão Cavalier King Charles Spaniel era conhecido como “Spaniel Consolador”

A raça Cavalier King Charles Spaniel, além de ser um cão de companhia para a realeza, tinha um papel curioso: esquentar o colo e os pés de príncipes e princesas. É comum ver em diversas pinturas antigas um cãozinho da raça no colo dos monarcas ou sentado aos seus pés, porque são tão quentinhos que esquentavam melhor que bolsas de água quente! Por conta disso, a raça ficou conhecida como Spaniel Consolador.

4) Cavalier King Charles Spaniel: personalidade da raça é sociável e encantadora

O Cavalier King Charles Spaniel é um um cachorro sociável, carinhoso, amigo e apaixonante! É impossível encontrar um cãozinho da raça e não se encantar, pois, com seu jeito dócil, o Charles Spaniel se aproxima de qualquer um, seja criança, idoso ou outro pet. O cachorro gosta até mesmo da presença de pessoas desconhecidas. A raça é preguiçosa e ama ficar no colo, mas também consegue se divertir bastante com brincadeiras. A verdade é que o pet gosta de ficar junto da sua família e agradar seu dono, o que o torna bastante obediente - o que o faz com que aprenda rapidamente os comandos durante o adestramento.

5) Cavalier King Charles Spaniel: tamanho das orelhas é marca registrada da raça

Assim que vemos um Cavalier King Charles Spaniel, tamanho grande das orelhas chama atenção. A orelha do cachorro é comprida e caída ao longo do rosto, com muitas franjas volumosas. Os pelos são tão sedosos e macios que dá vontade de fazer carinho o tempo todo - o que ele vai amar! As orelhas podem acumular sujeira, então é preciso limpá-las semanalmente para evitar infecções. Quanto ao porte do Cavalier King Charles Spaniel, tamanho é de um cachorro pequeno. Ele mede cerca de 30 cm e não pesa mais de 8 Kg. Mesmo com seu nome enorme e orelhas bem volumosas, a raça é pequenininha!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Um Cavalier King Charles Spaniel, filhote ou adulto, é sociável e ama ficar com a família
    Um Cavalier King Charles Spaniel, filhote ou adulto, é sociável e ama ficar com a família

    Mais Lidas

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    6) O Cavalier King Charles Spaniel gosta de dormir pertinho do dono 

    Quando falamos de Cavalier King Charles Spaniel, a personalidade apegada aos donos é uma grande característica. Por isso, não adianta colocar a cama para cachorro em um cantinho separado. Ele vai simplesmente querer dormir ao seu lado, com grandes chances de querer dormir na cama junto com o dono. Seja adulto ou filhote, Cavalier King Charles Spaniel quer estar sempre na companhia da família. A raça Cavalier King Charles Spaniel odeia ficar sozinha e, por isso, é importante se manter presente e evitar deixá-lo muito tempo sozinho, pois isso pode levar a um quadro de ansiedade de separação

    7) Pelagem do Cavalier King Charles Spaniel: cores podem ter quatro padrões diferentes

    As cores do Cavalier King Charles Spaniel podem variar em quatro padrões, podendo ter cor única ou tons mesclados. São eles: rubi, preto e castanho, blenheim (branco pérola com marcas em castanho) e tricolor (branco, preto e marcas em castanho). Todos esses padrões do cachorro pequeno peludo são reconhecidos como oficiais. As mais comuns no Cavalier King Charles Spaniel são as variações mescladas tricolor e blenheim.  

    8) O Cavalier King Charles Spaniel marca presença nas telinhas e nos quadrinhos

    O Cavalier King Charles Spaniel era muito famoso por fazer ser adorado pelos monarcas na corte inglesa. Hoje em dia, o sucesso da raça não sumiu, já que, além de ser uma raça querida por todos, está presente na cultura pop! O cão Cavalier King Charles Spaniel fez muito sucesso no seriado Sex and The City por ser a raça da cadela de Charlotte York, uma das personagens principais. Além disso, a raça está presente nos quadrinhos. O Monicão, cachorro da protagonista da Turma da Mônica, é um Cavalier King Charles Spaniel!

    9) O Cavalier King Charles Spaniel se adapta bem a diferentes locais e estilos de vida 

    Um Cavalier King Charles Spaniel, filhote ou adulto, possui grande habilidade de se adaptar a diferentes situações. Isso significa que, se o- cãozinho estiver na presença de pessoas agitadas, ele assume sua faceta brincalhona. Com uma pessoa mais calminha, ficará mais tranquilo, fazendo companhia no colo da pessoa. Ou seja, se dá bem com qualquer tipo de família! Como no Cavalier King Charles Spaniel personalidade é gentil e compreensível, a raça atua como ótimo cão de terapia. Além de se dar bem com qualquer estilo de vida, se adapta bem em qualquer ambiente. O cão Cavalier King Charles Spaniel pode viver em apartamento ou em casas grandes. Como qualquer cão, precisa de atividades para gastar sua energia. Porém, é uma raça que não precisa de muito exercício, até por ser um cachorro braquicefálico, o que o deixa cansado com mais rapidez. 

    10) Cavalier King Charles Spaniel: preço varia de acordo com a linhagem do animal

    É impossível não querer ter um cãozinho dessa raça tão adorável dentro de casa. Para comprar um Cavalier King Charles Spaniel, o valor costuma variar dependendo da linhagem do animal. Se os ancestrais forem campeões de torneios, por exemplo, os valores ficam mais altos. No geral, o Cavalier King Charles Spaniel custa entre R$1.200 e R$5.000. Para comprar um Cavalier King Charles Spaniel, busque um canil de confiança

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Quais são os tipos de gato Vira-Lata mais populares do Brasil?

    Próxima matéria

    Quais são os tipos de gato Vira-Lata mais populares do Brasil?

    Cavalier King Charles Spaniel: conheça todas as características da raça de cachorro pequeno
    Raças

    Cavalier King Charles Spaniel: conheça todas as características da raça de cachorro pequeno

    Você já conhece o Cavalier King Charles Spaniel? Só pelo nome, já dá pra saber que essa raça de cachorro tem um pé na realeza. Mas não se engane, pois de esnobe ele não tem nada. Esse cachorro de origem europeia é muito sociável, afetuoso e não mede esforços para agradar quem ama. Com toda a certeza essa é uma das raças de cachorro pequeno mais dóceis e encantadoras.

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Como é a personalidade do Cavalier King Charles Spaniel?
    Pequenos

    Como é a personalidade do Cavalier King Charles Spaniel?

    Se você ainda não conhece o Cavalier King Charles Spaniel, pode ter certeza que é questão de tempo até se apaixonar completamente por esse cãozinho! De porte pequeno, a raça é perfeita para viver em apartamentos e casas com espaço reduzido. Mas não para por aí: esse cachorro pequeno peludo também tem muito a oferecer às famílias, principalmente por conta da sua personalidade afetuosa e calma. 

    Balinês: características, personalidade, saúde e curiosidades... conheça mais sobre essa raça de gato
    Raças

    Balinês: características, personalidade, saúde e curiosidades... conheça mais sobre essa raça de gato

    Pelos longos, finos e lisos: essas são as características mais comuns do gato Balinês. Facilmente confundido com o gato Siamês, o bichano desta raça também possui cores claras e manchas em determinados pontos do corpo e os famosos olhos azuis. O companheirismo tem tudo a ver com a sua personalidade: bastante adaptável, o gato Balinês é perfeito para quem busca um gatinho alegre e brincalhão. Para saber mais sobre essa raça, preparamos um guia com as principais informações. Dá uma conferida!

    Ver Todas >

    Pai de pet: 5 motivos para adotar um cachorro ou gatinho
    Adote um animal

    Pai de pet: 5 motivos para adotar um cachorro ou gatinho

    Você se considera um pai de pet? Com o dia dos pais chegando, sempre surge a polêmica em torno desse termo. Enquanto alguns dizem que dia dos pais de pet não existe, outros afirmam que a data pode ser sim comemorada por essas pessoas. Mesmo que sejam relações diferentes, não podemos negar que os pais de pet também têm uma relação especial com seus animais de estimação. Ao adotar cachorro ou adotar gato, você escolhe cuidar de um ser com todo o seu amor e carinho, além de ter responsabilidade. Por isso, podemos dizer que, de certa forma, pai de pet também é pai.

    Bulldog Americano: conheça algumas características da raça de cachorro
    Adote um animal

    Bulldog Americano: conheça algumas características da raça de cachorro

    Existem vários tipos de Bulldog, e cada variação tem suas particularidades. Os mais populares são o Bulldog Inglês e o Francês, mas um outro cãozinho que pode surpreender muitas famílias é o Bulldog Americano (ou American Bulldog). A raça tem um porte grande e, apesar da expressão carrancuda, é um cachorro amigável, extremamente leal e muito devoto à família. Que tal conhecer mais a fundo o Bulldogue Americano? 

    Gato Egeu: 10 curiosidades para conhecer a raça
    Adote um animal

    Gato Egeu: 10 curiosidades para conhecer a raça

    Raças de gatos branco chamam a atenção de qualquer um com sua aparência fofa, sejam elas totalmente branquinhas ou com pelagens bicolores. Angorá, Ragdoll e Himalaio são algumas das que mais fazem sucesso. Mas a verdade é que existem muitas outras raças que se enquadram nesse grupo, algumas delas bem desconhecidas. Esse é o caso do gato Egeu, muito famoso na Grécia mas dificilmente encontrado em outros países.

    Como saber se o gato é macho ou fêmea em 4 passos
    Adote um animal

    Como saber se o gato é macho ou fêmea em 4 passos

    Aprender como saber se o gato é macho ou fêmea é algo muito importante caso o tutor não saiba o sexo do animal. Adotar ou resgatar um gato e não saber se ele é macho ou fêmea é algo mais comum do que se imagina. Quando nascem, os bichanos são muito parecidos e a tarefa de como identificar o sexo do filhote não é tão fácil. Em muitos casos, até mesmo na idade adulta é difícil. 

    Ver Todas >