Saúde

10 curiosidades sobre a anatomia do cachorro

 A anatomia do cachorro é bastante curiosa e determina alguns comportamentos do seu amigo
A anatomia do cachorro é bastante curiosa e determina alguns comportamentos do seu amigo

Não existem dúvidas de que a anatomia do cachorro é cercada de curiosidades, mas a verdade é que a maioria dos tutores não tem ideia dos segredos escondidos no corpo do seu bichinho de estimação. Afinal, quem nunca se surpreendeu com o olfato apurado dos cães, por exemplo? Ou ainda se perguntou sobre quantos ossos tem um cachorro? Essas e outras questões são bastante comuns e podem ser explicadas pela estrutura muscular e óssea deles. Para você entender melhor sobre como funciona o corpo do seu amigo, separamos 10 curiosidades sobre a anatomia canina. Dá uma olhada!

1) O rabo de cachorro é uma extensão da coluna do animal

Você pode até achar esquisito, mas aqui vai uma lição rápida sobre a anatomia canina: o rabo de cachorro também é composto por vértebras. Por isso, ele serve como uma extensão da coluna. Nesse caso, a região pode ter entre 5 e 20 vértebras separadas por discos moles, que têm como função fornecer amortecimento e flexibilidade ao seu amigo.

2) A pata de cachorro possui um “quinto dedo” que é parecido com o polegar dos humanos

Conhecido também como ergôs, o “quinto dedo” do cachorro fica nas patas da frente. Ele possui uma função bastante semelhante ao do polegar humano. Ou seja: é com ele que o seu cãozinho consegue segurar a comida, os brinquedos e outros objetos. Além dele, a pata de cachorro também possui as almofadas digitais, almofadas do carpo e a almofada do metacarpo, que ajudam a garantir o conforto e bem-estar do seu pet.

3) O sistema digestivo do cachorro é mais rápido do que o de outros animais

Ainda que os cães tenham algumas características parecidas com outros animais, a digestão não é uma delas. Isso porque a alimentação de cachorro é rica em nutrientes que garantem que a absorção seja feita com mais rapidez. Sendo assim, mesmo que a comida permaneça no estômago do seu pet por até oito horas, o sistema digestivo do cachorro, certamente, vai funcionar mais rápido em relação a outras espécies.

4) Os dentes de cachorro são capazes de revelar a idade do animal

Não é todo mundo que tem a informação exata de quando um filhote nasceu. Se esse é o seu caso, saiba que é possível determinar a idade que ele tem avaliando as condições e o desenvolvimento dos dentes. Sim, é isso mesmo! Os dentes de cachorro são capazes de revelar a idade aproximada dele. Isso porque essas estruturas se desenvolvem até os 12 meses de idade e depois passa por desgastes específicos que ajudam a identificar em que fase da vida o animal está. Além disso, o acúmulo de tártaro adquirido ao longo do tempo também pode ser um fator que confirma a idade do seu pet.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Anatomia canina: o rabo do cachorro serve como uma ferramenta de comunicação para o seu amigo
    Anatomia canina: o rabo do cachorro serve como uma ferramenta de comunicação para o seu amigo

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    5) A audição dos cachorros é extremamente aguçada 

    Se você tem um cãozinho em casa, certamente já deve ter ouvido falar sobre como os peludos têm uma audição aguçada, certo? Acontece que, assim como os humanos, os cachorros também contam com um tímpano e um conjunto de ossículos que vibram e enviam sinais ao nervo auditivo. Mas, enquanto os humanos são capazes de captar entre 20 e 20.000 hertz de vibração, o cães captam entre 15 e 40.000 hertz. Por isso, é comum que eles sofram mais com os barulhos de fogos de artifícios do que nós, por exemplo. 

    6) Os cachorros não enxergam todas as cores

    A forma como os cachorros enxergam não é a mesma que os humanos. Eles não conseguem ver todas as cores e, consequentemente, distingui-las. Na verdade, os cães veem as cores em uma escala de azul e amarelo. 

    7) Os cães podem correr até 30km/h

    Ao ver o seu cachorro correndo, você se perguntou qual a velocidade máxima que ele consegue atingir? Se sim, nós temos a resposta: os cães podem atingir em média 30km/h. Entretanto, os cachorros da raça Greyhound podem tornar o seu quintal uma grande pista de corrida, já que chega a correr até 80km/h.

    8) O número de ossos do cachorro depende da sua idade, raça e gênero

    Uma das perguntas mais frequentes em relação a anatomia canina é, certamente, quantos ossos tem um cachorro. Acontece que o número de ossos do animal pode variar de acordo com a sua idade, já que, durante o crescimento, ocorre a fusão de alguns elementos ósseos, que aparecem separadamente no cão jovem. Além disso, a quantidade também pode mudar dependo do gênero do animal. De maneira geral, é possível dizer que um cão adulto costuma ter entre 319 e 321 ossos. 

    9) Os cachorros possuem uma terceira pálpebra nos olhos

    Sim, é isso mesmo! O cachorro possui uma terceira pálpebra, chamada membrana nictitante, que ajuda a limpar os restos e o muco de seus globos oculares e a produzir lágrimas. Curioso, né? 

    10) O cão possui um canal exclusivo para o olfato 

    Pode até parecer estranho, mas os cães possuem um espaço reservado em seu corpo apenas para o olfato. Ou seja: quando um cão inspira, parte do ar segue a rota dos pulmões enquanto a outra segue um caminho dedicado exclusivamente aos cheiros. Desta forma, o seu amigo consegue decifrar os códigos presentes no ar, quem está por perto e até mesmo as emoções.

    Redação: Úrsula Gomes

    Gatos braquicefálicos: como o problema se manifesta, quais os cuidados e raças que têm o focinho achatado

    Próxima matéria

    Gatos braquicefálicos: como o problema se manifesta, quais os cuidados e raças que têm o focinho achatado

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Pata de cachorro: anatomia, cuidados e curiosidades... saiba tudo sobre essa parte do corpo do seu amigo
    Cuidados

    Pata de cachorro: anatomia, cuidados e curiosidades... saiba tudo sobre essa parte do corpo do seu amigo

    A saúde do cachorro depende de muitos cuidados com o corpo do animal - inclusive com as suas patinhas! São elas que dão todo o suporte necessário para que o cãozinho possa correr, brincar e pular, do jeitinho que eles gostam. Entretanto, muitos tutores não dão a devida atenção a pata de cachorro, e isso pode acabar desencadeando uma série de problemas na região, trazendo muito desconforto para o seu amigo de quatro patas. Pensando nisso, reunimos tudo que você precisa saber sobre essa parte do corpo dos cães: desde cuidados e doenças que podem atingir o local, até curiosidades e truques (como ensinar o cachorro a dar a pata, por exemplo). Confira!

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno
    Raças

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno

    O Jack Russell Terrier é um cachorro de pequeno porte que leva alegria por onde passa. Essa raça de cachorro é muito amável, encantadora e de personalidade forte. Apesar do pequeno tamanho, eles são cães muito corajosos e demandam bastante energia de seus tutores. Como grande parte dos cães do grupo Terrier, essa raça é um grande exemplo de cachorro de caça e adora investigar todos os lugares, exibindo seu vigor e vivacidade. Quando o cão Jack Russell Terrier quer algo, ele só desiste quando consegue. 

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro

    O Weimaraner é um cão de grande porte que conquista a todos com sua simpatia e beleza inconfundível. Essa raça de cachorro possui uma obediência fora do comum e exibe todos os atributos para conquistar a todos da família humana. Criado para ser um cão de caça perfeito, o cachorro Weimaraner possui uma condição física energética que demanda uma rotina de exercícios físicos. Ficou curioso para saber mais sobre esse doguinho? Dá só uma olhada no guia que o Patas da Casa preparou!

    Ver Todas >

    Cio de cadela: quanto tempo dura, quais as fases, quando começa e quando termina? Saiba tudo!
    Saúde animal

    Cio de cadela: quanto tempo dura, quais as fases, quando começa e quando termina? Saiba tudo!

    O cio de cachorro costuma ser um momento delicado tanto para o tutor quanto para a cadela. Com os hormônios aflorados, o comportamento da cadela no cio passa por mudanças - o que pode demandar alguns cuidados mais específicos para garantir o bem-estar do animal. Além disso, caso o tutor não tenha interesse na procriação, a atenção deve ser redobrada para evitar o cruzamento durante o cio da cadela.

    Coleira contra leishmaniose: como funciona?
    Saúde animal

    Coleira contra leishmaniose: como funciona?

    Você provavelmente já conhece a coleira antiparasitária, mas sabia que alguns modelos têm ação contra a leishmaniose? O acessório indicado para doença é usado para afastar parasitas e insetos como o mosquito-palha, que é o vetor da leishmaniose canina. A doença está entre uma das maiores preocupações dos pais de pet, uma vez que se trata de um quadro capaz de debilitar bastante o organismo do cãozinho, podendo até mesmo levar à morte. 

    5 formas de prevenir a infecção urinária em gatos
    Saúde animal

    5 formas de prevenir a infecção urinária em gatos

    A infecção urinária em gatos é uma das doenças mais comuns que podem atingir os felinos. Geralmente, a doença se desenvolve devido à baixa ingestão de água. Ela causa dor, desconforto e afeta órgãos fundamentais para o bom funcionamento do corpo do animal. A infecção urinária, apesar de atingir muitos bichanos, pode ser prevenida com cuidados especiais e muito simples.

    Acupuntura veterinária: entenda como a terapia é utilizada para melhorar a saúde e bem-estar dos cães
    Saúde animal

    Acupuntura veterinária: entenda como a terapia é utilizada para melhorar a saúde e bem-estar dos cães

    A acupuntura é uma especialidade médica muito conhecida no mundo dos humanos, mas você sabia que ela também pode ser muito benéfica para a saúde do cachorro? É isso mesmo: a acupuntura em cães pode ajudar os bichinhos de diversas formas, desde que seja aplicada por um profissional qualificado. Para entender um pouco melhor sobre a acupuntura veterinária, os benefícios e quando a terapia é indicada, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Ana Carolina Villela.

    Ver Todas >