Não existem dúvidas de que a anatomia do cachorro é cercada de curiosidades, mas a verdade é que a maioria dos tutores não tem ideia dos segredos escondidos no corpo do seu bichinho de estimação. Afinal, quem nunca se surpreendeu com o olfato apurado dos cães, por exemplo? Ou ainda se perguntou sobre quantos ossos tem um cachorro? Essas e outras questões são bastante comuns e podem ser explicadas pela estrutura muscular e óssea deles. Para você entender melhor sobre como funciona o corpo do seu amigo, separamos 10 curiosidades sobre a anatomia canina. Dá uma olhada!

1) O rabo de cachorro é uma extensão da coluna do animal

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Você pode até achar esquisito, mas aqui vai uma lição rápida sobre a anatomia canina: o rabo de cachorro também é composto por vértebras. Por isso, ele serve como uma extensão da coluna. Nesse caso, a região pode ter entre 5 e 20 vértebras separadas por discos moles, que têm como função fornecer amortecimento e flexibilidade ao seu amigo.

2) A pata de cachorro possui um “quinto dedo” que é parecido com o polegar dos humanos

Conhecido também como ergôs, o “quinto dedo” do cachorro fica nas patas da frente. Ele possui uma função bastante semelhante ao do polegar humano. Ou seja: é com ele que o seu cãozinho consegue segurar a comida, os brinquedos e outros objetos. Além dele, a pata de cachorro também possui as almofadas digitais, almofadas do carpo e a almofada do metacarpo, que ajudam a garantir o conforto e bem-estar do seu pet.

3) O sistema digestivo do cachorro é mais rápido do que o de outros animais

Ainda que os cães tenham algumas características parecidas com outros animais, a digestão não é uma delas. Isso porque a alimentação de cachorro é rica em nutrientes que garantem que a absorção seja feita com mais rapidez. Sendo assim, mesmo que a comida permaneça no estômago do seu pet por até oito horas, o sistema digestivo do cachorro, certamente, vai funcionar mais rápido em relação a outras espécies.

4) Os dentes de cachorro são capazes de revelar a idade do animal

Não é todo mundo que tem a informação exata de quando um filhote nasceu. Se esse é o seu caso, saiba que é possível determinar a idade que ele tem avaliando as condições e o desenvolvimento dos dentes. Sim, é isso mesmo! Os dentes de cachorro são capazes de revelar a idade aproximada dele. Isso porque essas estruturas se desenvolvem até os 12 meses de idade e depois passa por desgastes específicos que ajudam a identificar em que fase da vida o animal está. Além disso, o acúmulo de tártaro adquirido ao longo do tempo também pode ser um fator que confirma a idade do seu pet.


Anatomia canina: o rabo do cachorro serve como uma ferramenta de comunicação para o seu amigo
Anatomia canina: o rabo do cachorro serve como uma ferramenta de comunicação para o seu amigo

5) A audição dos cachorros é extremamente aguçada 

Se você tem um cãozinho em casa, certamente já deve ter ouvido falar sobre como os peludos têm uma audição aguçada, certo? Acontece que, assim como os humanos, os cachorros também contam com um tímpano e um conjunto de ossículos que vibram e enviam sinais ao nervo auditivo. Mas, enquanto os humanos são capazes de captar entre 20 e 20.000 hertz de vibração, o cães captam entre 15 e 40.000 hertz. Por isso, é comum que eles sofram mais com os barulhos de fogos de artifícios do que nós, por exemplo. 

6) Os cachorros não enxergam todas as cores

A forma como os cachorros enxergam não é a mesma que os humanos. Eles não conseguem ver todas as cores e, consequentemente, distingui-las. Na verdade, os cães veem as cores em uma escala de azul e amarelo. 

7) Os cães podem correr até 30km/h

Ao ver o seu cachorro correndo, você se perguntou qual a velocidade máxima que ele consegue atingir? Se sim, nós temos a resposta: os cães podem atingir em média 30km/h. Entretanto, os cachorros da raça Greyhound podem tornar o seu quintal uma grande pista de corrida, já que chega a correr até 80km/h.

8) O número de ossos do cachorro depende da sua idade, raça e gênero

Uma das perguntas mais frequentes em relação a anatomia canina é, certamente, quantos ossos tem um cachorro. Acontece que o número de ossos do animal pode variar de acordo com a sua idade, já que, durante o crescimento, ocorre a fusão de alguns elementos ósseos, que aparecem separadamente no cão jovem. Além disso, a quantidade também pode mudar dependo do gênero do animal. De maneira geral, é possível dizer que um cão adulto costuma ter entre 319 e 321 ossos. 

9) Os cachorros possuem uma terceira pálpebra nos olhos

Sim, é isso mesmo! O cachorro possui uma terceira pálpebra, chamada membrana nictitante, que ajuda a limpar os restos e o muco de seus globos oculares e a produzir lágrimas. Curioso, né? 

10) O cão possui um canal exclusivo para o olfato 

Pode até parecer estranho, mas os cães possuem um espaço reservado em seu corpo apenas para o olfato. Ou seja: quando um cão inspira, parte do ar segue a rota dos pulmões enquanto a outra segue um caminho dedicado exclusivamente aos cheiros. Desta forma, o seu amigo consegue decifrar os códigos presentes no ar, quem está por perto e até mesmo as emoções.

Redação: Úrsula Gomes