Todo tutor de felinos já passou — ou ainda vai passar — por essa situação: o rabo do gato insiste em levantar durante as sessões de carinho ou, pior, o bichano simplesmente decide te mostrar o bumbum. Pode parecer aleatório, mas existem algumas justificativas por trás deste comportamento. Em geral, receber uma exibição gratuita de bunda de gato é um sinal positivo. Significa, no mínimo, que o pet confia em você o suficiente para assumir a posição de gato de costas. Quer entender melhor por que os gatos gostam de mostrar esta parte tão específica do corpo? Descubra a seguir!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que significa quando o gato fica de costas e mostra o bumbum? 

Acredite: todo esse exibicionismo da bundinha de gato pode ser explicado. Notar os gatos de costas com o bumbum virado para os tutores é um sinal de confiança e tranquilidade. O felino precisa se sentir confortável com você para expor essa parte do corpo, que é tão vulnerável. Já as intenções por trás do comportamento podem ser diversas! Ele pode estar querendo chamar a sua atenção, pedindo carinho, marcando território ou até mesmo te cumprimentando. 

Os cheiros desempenham um papel fundamental na linguagem dos gatos e as glândulas adanais, que ficam pertinho do ânus, são responsáveis por secretar um odor característico. Por ali, os felinos conseguem se reconhecer e identificar características importantes uns sobre os outros, como idade, gênero e até mesmo questões de saúde. Por isso, te mostrar o bumbum pode ser uma forma de o bichano te dizer: “Olá, sou eu! Estou aqui!”. 

Alguns gatos gostam de tapinhas nas costas

Rabo levantado durante o carinho na bundinha de gato: por que acontece?

Outra dúvida comum sobre a bunda de gato é: por que eles levantam o rabo durante o carinho? Muitas podem ser as justificativas por trás deste comportamento. Em primeiro lugar, o rabo de gato levantado significa que ele se sente seguro e em total controle da situação. Quer dizer que o felino está tranquilo, confortável e feliz na sua presença. 

Além disso, erguer a cauda facilita o carinho na bundinha e até aumenta a intensidade dos movimentos, o que pode ser prazeroso para os bichanos. Esta sensação costuma ser ainda mais acentuada em gatas no cio e em gatos não castrados. 

Por que os gatos gostam de tapinha nas costas?

Quem não convive com gatos pode achar essa pergunta esquisita, mas os tutores de felinos conhecem bem o sucesso dos tapinhas nas costas e na bundinha dos bichanos. Existem algumas teorias por trás desse gosto em particular. Muitos acreditam que os gatos têm uma série de terminações nervosas próximas à região, o que justificaria a liberação de “hormônios do prazer” durante a interação. Outros defendem que é uma preferência individual de cada gato, visto que nem todos demonstram gostar tanto assim dos tapinhas nas costas. De todo modo, o importante é respeitar o jeitinho e as especificidades do seu pet!