close
Comportamento

Você é dog person ou cat person? Aprenda a identificar de acordo com a sua personalidade!

Atualizado · 14 de junho de 2022 · 19h16

Publicado · 14/06/2022 · 19h16

A boa relação entre cachorro e dono e gato e dono tem muito a ver com a personalidade dos dois
A boa relação entre cachorro e dono e gato e dono tem muito a ver com a personalidade dos dois

A relação entre cachorro e dono ou gato e dono é uma das mais lindas que existem. Muitas vezes temos a sensação de que são os cães ou gatos que escolhem o tutor, de tão única que é a afinidade entre os dois. Mas você sabia que realmente existe uma conexão entre gato/cachorro e seu dono baseado na personalidade? Diversas pesquisas já foram realizadas e comprovaram que existem dois tipos de pessoa: cat person ou dog person. Cada uma delas tem uma personalidade mais parecida com a de um cão ou com a de um gato. Por conta dessa conexão, costumam se dar melhor com um desses animais de estimação.

Quer saber se você é mais cat person ou dog person? O Patas da Casa te explica quais são as características mais comuns de cada um para você descobrir em qual grupo você se encaixa - sabendo isso, pode ser até mais fácil para você escolher seu próximo bichinho de estimação. Confira!

A dog person tem mais energia enquanto a cat person é mais tranquila

Você já deve ter reparado que, normalmente, cães são mais agitados que gatos, né? Passear com o cachorro é parte da rotina. Os doguinhos estão sempre querendo brincar e correr por aí. Enquanto isso, os gatinhos são menos agitados, ficam mais tempo parados e preferem atividades mais tranquilas. O mesmo acontece com o tutor de animais: uma dog person costuma ser mais animada e estar sempre cheia de energia, característica que combina com a de um cão e faz a relação entre eles funcionar perfeitamente. Já uma cat person prefere fazer as coisas com mais calma, sem muita agitação e atividades mais leves - assim como os bichanos. Por isso, a combinação dá tão certo, já que gato e tutor vão amar ficar em casa só curtindo a companhia um do outro.

Enquanto uma dog person é extrovertida e sociável, uma cat person é introvertida e caseira

O tutor de cachorro costuma ser mais extrovertido e sociável que um tutor de gato. Essa característica faz sentido, uma vez que cães amam sair e estar na presença do mundo exterior com novas pessoas. Uma dog person tem a personalidade bem parecida nesse sentido, o que faz com que ambos adorem sair de casa. Uma cat person, por outro lado, tem mais tendência a ser introvertida e preferir planos caseiros - assim como os bichanos que adoram ficar de boa em casa. Ou seja, as características de personalidade batem bem com os gostos de cada um.

Normalmente, uma cat person se estressa mais rapidamente e uma dog person é mais pragmática

Normalmente, uma cat person se estressa com mais facilidade do que um tutor de cachorro. Existem diversos motivos que deixam um gato estressado, desde a chegada de alguém novo até uma troca de ração. Uma cat person também apresenta essa tendência a se estressar com mais rapidez e a se preocupar mais. Por isso, costuma ser mais propensa a desenvolver ansiedade. Já uma dog person tende a ser mais tranquila em relação aos problemas do dia a dia. Cachorro e dono são mais motivados a resolver situações, além de serem mais pragmáticos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Uma cat person é mais caseira enquanto uma dog person é mais agitada
    Uma cat person é mais caseira enquanto uma dog person é mais agitada

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?
    Comportamento animal

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

    A linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

    Uma dog person gosta de seguir regras enquanto uma cat person busca soluções criativas 

    Apesar de ser possível adestrar gato e adestrar cachorro, precisamos combinar que é bem mais comum ver a segunda opção sendo feita. Isso acontece porque, no geral, gatos são mais independentes e cães tiveram uma evolução mais próxima do homem, desenvolvendo assim uma facilidade para obedecer comandos. Claro que existem aquelas raças de cachorro mais difíceis de adestrar, mas normalmente os cães são mais eficientes na hora de seguir regras, e até gostam disso - o mesmo acontece com uma dog person. A pessoa mais parecida com cães têm tendência a seguir mais as regras, enquanto uma cat person é mais criativa e imagina muito outras soluções - traço que lembra a típica curiosidade felina. 

    Uma dog person ri de tudo e uma cat person prefere usar o sarcasmo

    O humor de uma cat person e uma dog person também costuma ser diferente. Uma cat person normalmente tem um humor mais sarcástico e refinado, com ironias e sátiras. Enquanto isso, uma dog person tende a se divertir com coisas mais bobas e simples do dia a dia. Além disso, por serem mais sociáveis, um tutor de cachorro costuma ser visto como uma pessoa divertida e agradável. Com o jeito mais introvertido, uma cat person costuma ser vista como reservada. 

    Os gatos são sempre mais afastados? Entenda como é a relação entre bichano e tutor

    Muitas pessoas acham que gatinhos são mais afastados e não ligam muito para o afeto do tutor - mas isso não poderia estar mais errado! Assim como uma cat person, o gato só tem um jeito mais independente e reservado, o que não significa que não ama seu dono. As pessoas acham isso porque comparam com a relação entre cachorro e seu dono, que costuma ser bem mais afetuosa simplesmente porque os dois têm essa personalidade mais extrovertida e demonstram mais seus sentimentos. 

    Mas o gato  também ama seu tutor! Um gato ronronando, lambendo o dono ou passeando entre as pernas são sinais sutis que mostram seu amor. Uma cat person também pode ser assim, demonstrando seus sentimentos de maneira sutil. Além disso, precisamos ressaltar que a forma como o gato reconhece seu dono é diferente da de um canino. Cães veem o tutor com admiração e mudam de comportamento com ele, ficando em êxtase. Enquanto isso, gatos reconhecem seus donos como um semelhante e, por isso, apesar de amar seu dono, não tem reações tão exageradas.

    Cat person ou dog person? Descubra quem você é!

    Tanto adotar um gato quanto adotar um cachorro traz felicidade, independentemente do seu jeito. Porém, algumas pessoas se dão melhor com cães e outras com gatos. Sabendo em qual grupo você se encaixa, dá para ter mais noção de que tipo de tutor de animais você é: um tutor de cachorro ou tutor de gato. Claro que nada impede que uma cat person tenha um cão ou uma dog person tenha um gato - ou que tenha os dois em casa! Essa divisão apenas ajuda a entender qual dos pets tem a personalidade mais parecida com a sua. Se você é mais sociável, ativo, gosta de seguir regras, é mais relaxado e ri de tudo, você é uma dog person. Já se você é mais introvertido, gosta de programas caseiros, é mais criativo, se estressa mais facilmente e tem um humor mais refinado, você é uma cat person.

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Gatos do Egito: por que eles eram considerados seres sagrados pelos egípcios?

    Próxima matéria

    Gatos do Egito: por que eles eram considerados seres sagrados pelos egípcios?

    Comportamento canino: entenda os diferentes tipos de personalidade e aprenda a identificar o padrão do seu pet
    Adestramento

    Comportamento canino: entenda os diferentes tipos de personalidade e aprenda a identificar o padrão do seu pet

    Assim como os humanos, os cães também tem um jeitinho próprio de se comunicar com o mundo ao seu redor. É algo que faz parte da personalidade deles e, por isso, é importante entender alguns aspectos do comportamento canino para estreitar a relação com esses animais. Será que você tem um cachorro mais destemido ou medroso? Comunicativo ou tímido? Amigável ou agressivo? 

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o
    Raças

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o "Manx cat"

    Diferente de quem prefere cachorros, os amante de felinos normalmente não se importam tanto com a raça antes de comprar ou adotar um gatinho. Mas mesmo que isso não seja um fator primordial na hora de escolher seu amigo de quatro patas, é bom saber que existem diferentes tipos de raça de gato. Dentre elas, o “Manx cat” - também conhecido como Gato Manês - é uma das mais populares e que carrega uma característica muito particular: os animais dessa raça não têm rabo. Parece esquisito, mas o que falta de rabo, sobra em amor! Saiba mais sobre a raça de gato que vai conquistar o seu coração a seguir.

    Gato envenenado: aprenda a identificar os sintomas e o que fazer de imediato!
    Saúde

    Gato envenenado: aprenda a identificar os sintomas e o que fazer de imediato!

    Infelizmente, a ideia de que os gatos estão 100% seguros dentro de casa é uma ilusão. Os felinos são animais curiosos e suas peripécias podem acabar transformando qualquer ambiente controlado em um mar de perigos. Por isso, é muito importante se manter atento aos sinais comportamentais e físicos do animal para identificar possíveis problemas, como intoxicações e envenenamentos. Em momentos como esses, pensar rápido e saber agir de imediato pode fazer toda a diferença! Por isso, descubra o que fazer caso o seu gato seja envenenado ou intoxicado!

    Ver Todas >

    Acessórios de gato: 6 itens que vão estimular os instintos do bichano
    Comportamento animal

    Acessórios de gato: 6 itens que vão estimular os instintos do bichano

    Alguns acessórios para gatos são totalmente indispensáveis na rotina dos bichanos. Mas se você pensa que isso se resume somente a cuidados básicos, como alimentação e higiene, está enganado. Na verdade, existem produtos para gatos que são bem importantes na rotina dos pets por uma outra questão: eles estimulam os instintos selvagens dos gatos e ajudam a manter o bem-estar e qualidade de vida destes animais.

    Pode levar cachorro no transporte público?
    Comportamento animal

    Pode levar cachorro no transporte público?

    Uma dúvida que muitos tutores têm é se pode levar cachorro no transporte público. Diversas vezes precisamos nos deslocar com o pet para algum lugar, mas não é possível fazer o trajeto a pé. Nesses casos, o uso de transportes públicos ou aplicativos de transporte se faz necessário. Mas afinal, pode levar cachorro no ônibus coletivo? E quanto a aplicativos de transporte: pode levar cachorro no uber? 

    Descubra a raça do Scooby-Doo e outros cães famosos da ficção
    Comportamento animal

    Descubra a raça do Scooby-Doo e outros cães famosos da ficção

    Existem vários filmes de cachorro, séries, desenhos animados e quadrinhos que adoram retratar os nossos amigos de quatro patas. Nada mais justo, já que o cachorro é considerado o melhor amigo do homem. Mas você já parou para pensar a que raças alguns personagens pertencem? Mesmo que seja na ficção, todos os doguinhos que vemos na televisão ou em revistas são inspirados em um cachorro da vida real. 

    Cachorro roncando é normal?
    Comportamento animal

    Cachorro roncando é normal?

    Você já ouviu seu cachorro roncando? Assim como nós, os pets podem roncar durante a noite ou até mesmo em outras situações do dia a dia. O cachorro fazendo barulho de ronco chega a ser fofo e divertido, mas também pode preocupar os tutores quando acontece com frequência. Muitas vezes, o cachorro ronca por problemas de saúde mas também é possível que o barulhinho seja causado por questões comportamentais também. 

    Ver Todas >