Gato

Você é dog person ou cat person? Aprenda a identificar de acordo com a sua personalidade!

Publicado - 14 Junho 2022 - 19h16

Atualizado - 19 Abril 2024 - 17h55

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

A relação entre cachorro e dono ou gato e dono é uma das mais lindas que existem. Muitas vezes temos a sensação de que são os cães ou gatos que escolhem o tutor, de tão única que é a afinidade entre os dois. Mas você sabia que realmente existe uma conexão entre gato/cachorro e seu dono baseado na personalidade? Diversas pesquisas já foram realizadas e comprovaram que existem dois tipos de pessoa: cat person ou dog person. Cada uma delas tem uma personalidade mais parecida com a de um cão ou com a de um gato. Por conta dessa conexão, costumam se dar melhor com um desses animais de estimação.

Quer saber se você é mais cat person ou dog person? O Patas da Casa te explica quais são as características mais comuns de cada um para você descobrir em qual grupo você se encaixa - sabendo isso, pode ser até mais fácil para você escolher seu próximo bichinho de estimação. Confira!

A dog person tem mais energia enquanto a cat person é mais tranquila

Você já deve ter reparado que, normalmente, cães são mais agitados que gatos, né? Passear com o cachorro é parte da rotina. Os doguinhos estão sempre querendo brincar e correr por aí. Enquanto isso, os gatinhos são menos agitados, ficam mais tempo parados e preferem atividades mais tranquilas. O mesmo acontece com o tutor de animais: uma dog person costuma ser mais animada e estar sempre cheia de energia, característica que combina com a de um cão e faz a relação entre eles funcionar perfeitamente. Já uma cat person prefere fazer as coisas com mais calma, sem muita agitação e atividades mais leves - assim como os bichanos. Por isso, a combinação dá tão certo, já que gato e tutor vão amar ficar em casa só curtindo a companhia um do outro.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Enquanto uma dog person é extrovertida e sociável, uma cat person é introvertida e caseira

O tutor de cachorro costuma ser mais extrovertido e sociável que um tutor de gato. Essa característica faz sentido, uma vez que cães amam sair e estar na presença do mundo exterior com novas pessoas. Uma dog person tem a personalidade bem parecida nesse sentido, o que faz com que ambos adorem sair de casa. Uma cat person, por outro lado, tem mais tendência a ser introvertida e preferir planos caseiros - assim como os bichanos que adoram ficar de boa em casa. Ou seja, as características de personalidade batem bem com os gostos de cada um.

Normalmente, uma cat person se estressa mais rapidamente e uma dog person é mais pragmática

Normalmente, uma cat person se estressa com mais facilidade do que um tutor de cachorro. Existem diversos motivos que deixam um gato estressado, desde a chegada de alguém novo até uma troca de ração. Uma cat person também apresenta essa tendência a se estressar com mais rapidez e a se preocupar mais. Por isso, costuma ser mais propensa a desenvolver ansiedade. Já uma dog person tende a ser mais tranquila em relação aos problemas do dia a dia. Cachorro e dono são mais motivados a resolver situações, além de serem mais pragmáticos.

dog person, cat person: mulher segurando cachorro e gato
Uma cat person é mais caseira enquanto uma dog person é mais agitada

Uma dog person gosta de seguir regras enquanto uma cat person busca soluções criativas 

Apesar de ser possível adestrar gato e adestrar cachorro, precisamos combinar que é bem mais comum ver a segunda opção sendo feita. Isso acontece porque, no geral, gatos são mais independentes e cães tiveram uma evolução mais próxima do homem, desenvolvendo assim uma facilidade para obedecer comandos. Claro que existem aquelas raças de cachorro mais difíceis de adestrar, mas normalmente os cães são mais eficientes na hora de seguir regras, e até gostam disso - o mesmo acontece com uma dog person. A pessoa mais parecida com cães têm tendência a seguir mais as regras, enquanto uma cat person é mais criativa e imagina muito outras soluções - traço que lembra a típica curiosidade felina. 

Uma dog person ri de tudo e uma cat person prefere usar o sarcasmo

O humor de uma cat person e uma dog person também costuma ser diferente. Uma cat person normalmente tem um humor mais sarcástico e refinado, com ironias e sátiras. Enquanto isso, uma dog person tende a se divertir com coisas mais bobas e simples do dia a dia. Além disso, por serem mais sociáveis, um tutor de cachorro costuma ser visto como uma pessoa divertida e agradável. Com o jeito mais introvertido, uma cat person costuma ser vista como reservada. 

Os gatos são sempre mais afastados? Entenda como é a relação entre bichano e tutor

Muitas pessoas acham que gatinhos são mais afastados e não ligam muito para o afeto do tutor - mas isso não poderia estar mais errado! Assim como uma cat person, o gato só tem um jeito mais independente e reservado, o que não significa que não ama seu dono. As pessoas acham isso porque comparam com a relação entre cachorro e seu dono, que costuma ser bem mais afetuosa simplesmente porque os dois têm essa personalidade mais extrovertida e demonstram mais seus sentimentos. 

Mas o gato  também ama seu tutor! Um gato ronronando, lambendo o dono ou passeando entre as pernas são sinais sutis que mostram seu amor. Uma cat person também pode ser assim, demonstrando seus sentimentos de maneira sutil. Além disso, precisamos ressaltar que a forma como o gato reconhece seu dono é diferente da de um canino. Cães veem o tutor com admiração e mudam de comportamento com ele, ficando em êxtase. Enquanto isso, gatos reconhecem seus donos como um semelhante e, por isso, apesar de amar seu dono, não tem reações tão exageradas.

Cat person ou dog person? Descubra quem você é!

Tanto adotar um gato quanto adotar um cachorro traz felicidade, independentemente do seu jeito. Porém, algumas pessoas se dão melhor com cães e outras com gatos. Sabendo em qual grupo você se encaixa, dá para ter mais noção de que tipo de tutor de animais você é: um tutor de cachorro ou tutor de gato. Claro que nada impede que uma cat person tenha um cão ou uma dog person tenha um gato - ou que tenha os dois em casa! Essa divisão apenas ajuda a entender qual dos pets tem a personalidade mais parecida com a sua. Se você é mais sociável, ativo, gosta de seguir regras, é mais relaxado e ri de tudo, você é uma dog person. Já se você é mais introvertido, gosta de programas caseiros, é mais criativo, se estressa mais facilmente e tem um humor mais refinado, você é uma cat person.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Nem gelo, nem picolé de frutas: essa é a melhor forma de refrescar o seu cachorro com calor

O verão vem acompanhado do aumento das temperaturas e, nessas horas, o cachorro sente calor e pode ficar bastante incomodado com o c...

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. Existe cachorro de pelo longo, pelo curto, pelo enrol...

Esses são os gatos mais caros do mundo - e filhote de um deles pode custar mais de R$600 mil

Os gatos de origem genética rara e aparência exótica têm ganhado cada vez mais admiradores pelo mundo. Além de encantadores na aparê...

Esses 6 sinais podem significar que o gato esteja estressado, mas alguns passam despercebidos até pelos tutores mais atentos

Cuidar da saúde física do gatinho é fundamental para garantir o bem estar do animal, mas não se pode esquecer que a saúde mental tam...

Nem gelo, nem picolé de frutas: essa é a melhor forma de refrescar o seu cachorro com calor

O verão vem acompanhado do aumento das temperaturas e, nessas horas, o cachorro sente calor e pode ficar bastante incomodado com o c...

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. Existe cachorro de pelo longo, pelo curto, pelo enrol...

Esses são os gatos mais caros do mundo - e filhote de um deles pode custar mais de R$600 mil

Os gatos de origem genética rara e aparência exótica têm ganhado cada vez mais admiradores pelo mundo. Além de encantadores na aparê...

Esses 6 sinais podem significar que o gato esteja estressado, mas alguns passam despercebidos até pelos tutores mais atentos

Cuidar da saúde física do gatinho é fundamental para garantir o bem estar do animal, mas não se pode esquecer que a saúde mental tam...

Ver todas