Existem vários fatores a serem considerados quando analisamos a inteligência de um cão. O comportamento de um cachorro inteligente pode ser classificado em: instintivo, adaptativo ou operacional. Esses são os três principais eixos que ajudam a determinar o nível de inteligência do cachorro e é com base nisso que foi criado um ranking com as raças de cachorro mais inteligentes. Mas calma: mesmo que você não encontre a raça do seu pet na lista, existem outras formas de medir e classificar um cachorro inteligente. Ficou curioso para saber como fazer isso? Vem que a gente te explica!

Comportamento canino: como saber se o seu cachorro é inteligente?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como já foi dito, a inteligência canina é dividida em instintiva, adaptativa e operacional. Quando falamos que o cão tem uma inteligência instintiva é porque essa é uma habilidade inata ao animal e que faz parte da sua natureza. Um exemplo disso é o Doberman, que é bastante utilizado como cão de guarda e tem essa característica protetora como um instinto. Já o aspecto adaptativo refere-se à capacidade do pet de se adaptar ao ambiente em que ele vive sem grandes problemas, conseguindo se adequar a diferentes situações. Por fim, o comportamento de cachorro operacional está diretamente relacionado com a treinabilidade do animal. Ou seja, ele mede se o cachorro é ou não inteligente por meio da capacidade do doguinho de aprendizado - se ele está mais apto a aprender truques e outros comandos para cachorro, por exemplo.

Então, para saber o nível de inteligência do seu pet é importante ficar de olho no comportamento do animal. Observar como ele se porta em diferentes situações também ajuda: se age principalmente por instinto, se tem uma capacidade adaptativa ou facilidade para o adestramento. Além disso, também existem algumas formas de estimular a inteligência canina.


Comandos para cachorro são uma boa forma de aprimorar a inteligência do animal
Comandos para cachorro são uma boa forma de aprimorar a inteligência do animal

Adestramento de cães é ótimo para estimular habilidades cognitivas

O cachorro entende o que falamos do jeitinho deles: embora eles não sejam capazes de racionalizar as coisas, não quer dizer que eles não são capazes de aprender. E é justamente para isso que serve o adestramento de cães, que incentiva ainda mais o lado cognitivo do seu pet.  E se engana quem pensa que precisa ser um expert para dar início a esse processo, viu? Até existem adestradores profissionais que ajudam bastante quem é inexperiente, mas a verdade é que tutores "comuns" também estão aptos para ensinar alguns comandos para os seus pets - e até mesmo fazer correções já pode ser consideradas um tipo de adestramento, como ensinar aonde ele deve fazer xixi e cocô.

O importante mesmo é não se dar por vencido, insistir e persistir! Lembre-se que um cachorro inteligente também pode errar algumas vezes. Então tenha paciência e não desista.

Como ensinar comandos para cachorro mais básicos?

Além de ser uma ótima forma de estreitar as relações com o seu doguinho, ensinar truques e comandos para ele ajuda garantir um bom comportamento do cachorro. Uma das técnicas mais utilizadas é a do reforço positivo, que consiste em “recompensar” o seu amigo de quatro patas sempre que ele fizer o que você determinou. Para ensinar como deitar, sentar ou dar a pata, o uso de petiscos costuma ser muito bem-vindo, mas vale destacar que essa não é a única forma de estimular o seu cãozinho positivamente. Elogios e carinhos também são importantes para deixar o cachorro feliz e fazê-lo assimilar os comandos a algo positivo.

Redação: Juliana Melo