Adestramento

Você considera seu cachorro inteligente? Saiba como medir e classificar a inteligência do seu pet

Comportamento canino pode definir se cachorro é mais ou menos inteligente
Comportamento canino pode definir se cachorro é mais ou menos inteligente

Existem vários fatores a serem considerados quando analisamos a inteligência de um cão. O comportamento de um cachorro inteligente pode ser classificado em: instintivo, adaptativo ou operacional. Esses são os três principais eixos que ajudam a determinar o nível de inteligência do cachorro e é com base nisso que foi criado um ranking com as raças de cachorro mais inteligentes. Mas calma: mesmo que você não encontre a raça do seu pet na lista, existem outras formas de medir e classificar um cachorro inteligente. Ficou curioso para saber como fazer isso

Comportamento canino: como saber se o seu cachorro é inteligente?

Como já foi dito, a inteligência canina é dividida em instintiva, adaptativa e operacional. Quando falamos que o cão tem uma inteligência instintiva é porque essa é uma habilidade inata ao animal e que faz parte da sua natureza. Um exemplo disso é o Doberman, que é bastante utilizado como cão de guarda e tem essa característica protetora como um instinto. Já o aspecto adaptativo refere-se à capacidade do pet de se adaptar ao ambiente em que ele vive sem grandes problemas, conseguindo se adequar a diferentes situações. Por fim, o comportamento de cachorro operacional está diretamente relacionado com a treinabilidade do animal. Ou seja, ele mede se o cachorro é ou não inteligente por meio da capacidade do doguinho de aprendizado - se ele está mais apto a aprender truques e outros comandos para cachorro, por exemplo.

Então, para saber o nível de inteligência do seu pet é importante ficar de olho no comportamento do animal. Observar como ele se porta em diferentes situações também ajuda: se age principalmente por instinto, se tem uma capacidade adaptativa ou facilidade para o adestramento. Além disso, também existem algumas formas de estimular a inteligência canina.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Comandos para cachorro são uma boa forma de aprimorar a inteligência do animal
    Comandos para cachorro são uma boa forma de aprimorar a inteligência do animal

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele
    Comportamento animal

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

    Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas.

    Adestramento de cães é ótimo para estimular habilidades cognitivas

    O cachorro entende o que falamos do jeitinho deles: embora eles não sejam capazes de racionalizar as coisas, não quer dizer que eles não são capazes de aprender. E é justamente para isso que serve o adestramento de cães, que incentiva ainda mais o lado cognitivo do seu pet.  E se engana quem pensa que precisa ser um expert para dar início a esse processo, viu? Até existem adestradores profissionais que ajudam bastante quem é inexperiente, mas a verdade é que tutores "comuns" também estão aptos para ensinar alguns comandos para os seus pets - e até mesmo fazer correções já pode ser consideradas um tipo de adestramento, como ensinar aonde ele deve fazer xixi e cocô.

    O importante mesmo é não se dar por vencido, insistir e persistir! Lembre-se que um cachorro inteligente também pode errar algumas vezes. Então tenha paciência e não desista.

    Como ensinar comandos para cachorro mais básicos?

    Além de ser uma ótima forma de estreitar as relações com o seu doguinho, ensinar truques e comandos para ele ajuda garantir um bom comportamento do cachorro. Uma das técnicas mais utilizadas é a do reforço positivo, que consiste em “recompensar” o seu amigo de quatro patas sempre que ele fizer o que você determinou. Para ensinar como deitar, sentar ou dar a pata, o uso de petiscos costuma ser muito bem-vindo, mas vale destacar que essa não é a única forma de estimular o seu cãozinho positivamente. Elogios e carinhos também são importantes para deixar o cachorro feliz e fazê-lo assimilar os comandos a algo positivo.

    Redação: Juliana Melo

    Como combinar as prateleiras para gatos com a decoração da sua casa?

    Próxima matéria

    Como combinar as prateleiras para gatos com a decoração da sua casa?

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    Nome de cachorro: o guia definitivo para você decidir como vai chamar seu pet
    Adoção

    Nome de cachorro: o guia definitivo para você decidir como vai chamar seu pet

    Dar as boas vindas a um cachorro em casa é sempre motivo de muita alegria, mas a não ser que você já tenha um nome decidido anteriormente, batizar o novo integrante da família nunca é a tarefa mais simples do mundo. Se você precisa levar a opinião de muita gente em consideração, então, a decisão final fica ainda mais complicada. Por isso, nós resolvemos te ajudar com o guia definitivo com dicas para facilitar o processo + sugestões de nomes para várias raças diferentes de doguinhos: com certeza, você vai conseguir achar um par ao seu amigo!

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Ver Todas >

    Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet
    Comportamento animal

    Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet

    Todo cachorro tem um jeitinho brincalhão que é capaz de despertar a felicidade em qualquer humano. Mas o que é mais importante na hora de deixar o cachorro feliz? A verdade é que os cães não exigem muita coisa: uma ração gostosa, alguns brinquedinhos, passeios e carinho dos donos já são suficientes para ativar os hormônios da felicidade nesses seres maravilhosos.

    Como encontrar um cachorro perdido? Veja as dicas de quem passou pela experiência
    Comportamento animal

    Como encontrar um cachorro perdido? Veja as dicas de quem passou pela experiência

    Um cachorro desaparecido tem chances de ser encontrado, principalmente se estiver com uma coleira de identificação e os tutores agirem imediatamente na busca. Os cães são animais ágeis e a fuga é uma situação que pode ocorrer por diferentes motivos - em viagens, passeios ou até com aquela porta entreaberta ao receber uma visita. Foi o que aconteceu com o cãozinho Caju, que fugiu depois da família se envolver em um acidente de carro na região de Curitiba.

    Pode passear com cachorro nos dias de muito calor? Qual a melhor forma de fazer isso?
    Comportamento animal

    Pode passear com cachorro nos dias de muito calor? Qual a melhor forma de fazer isso?

    Passear com cachorro é um momento que estreita laços e ainda faz bem para a saúde, tanto do animal quanto do tutor. Cães precisam de exercícios na rotina para gastar energia e evitar quadros de estresse e ansiedade. Apesar de ser um momento muito prazeroso e necessário, é preciso ter cuidado com a saúde e a segurança do seu animal, principalmente nos dias de muito calor. 

    Gato na janela: veja acessórios e produtos que deixam a experiência do bichano mais segura e confortável
    Comportamento animal

    Gato na janela: veja acessórios e produtos que deixam a experiência do bichano mais segura e confortável

    Quem tem gato em casa sabe bem que esses animais adoram ficar nas alturas! As janelas são praticamente os lugares preferidos da casa para os gatinhos. De lá eles conseguem ver o movimento da rua sem perder nada que acontece dentro de casa. Para que esse hábito do bichano fique mais agradável e seguro, nada melhor do que personalizar esse espaço para que ele se torne mais “gatificado” ainda.

    Ver Todas >