close
Saúde

Vitamina para gato: quais as mais indicadas durante a gestação felina?

Atualizado · 12 de maio de 2022 · 19h06

Publicado · 12/05/2022 · 19h06

A dieta durante a gestação de gato deve garantir que nenhum nutriente fundamental para mãe e filhote fique em falta
A dieta durante a gestação de gato deve garantir que nenhum nutriente fundamental para mãe e filhote fique em falta

A gestação de gato demanda atenção redobrada com a saúde. Visitas ao veterinário, exames e cuidados no dia a dia devem fazer parte da rotina. Entre as mudanças durante a gravidez, a dieta é uma das principais. A gata grávida precisa de uma alimentação diferenciada que seja capaz de manter a sua saúde e a dos filhotes que estão em na barriga. A vitamina para gato tem um papel fundamental na dieta da gata prenha. Existem muitas vitaminas que são encontradas nas próprias rações, mas, em alguns casos, a suplementação é necessária. O Patas da Casa explica quais são os tipos de vitamina para gato mais indicadas durante a gestação e quais são os benefícios. Confira!

Quanto tempo dura a gestação de um gato?

A gestação de gato dura entre 63 e 67 dias. É importante prestar atenção à alimentação e saúde do bichano por todo esse período. O normal é que nas primeiras semanas ela sinta mais fome e ganhe peso, o que é fundamental para garantir a reserva energética. Depois, a gata prenha continua ganhando peso proporcionalmente à quantidade de filhotes. Ao final da gestação de gato, ela vai perdendo a fome e, após parir, leva cerca de 3 a 4 semanas para voltar ao tamanho de antes. Caso o processo de ganho de peso não ocorra da maneira ideal, a vitamina para gatos pode ser indicada.

Alimentação da gata grávida impacta diretamente no desenvolvimento dos filhotes

Uma gata grávida não come só por ela, mas por vários! Por isso, é normal que aumente a quantidade de comida ingerida. O cuidado com a alimentação durante a gestação de gato deve ser redobrado, pois uma boa dieta é a principal forma de garantir uma gravidez saudável para a mãe e para os filhotes. A gata grávida precisa de energia para carregar os filhos e é a alimentação de qualidade que vai garantir uma reserva energética capaz de aguentar até a hora do parto da gata - já que nesse momento a mãe vai precisar de bastante força. Portanto, uma dieta pobre em nutrientes e vitaminas pode trazer complicações para mãe e filhotes.

Durante a gestação de gato, opte pela ração para filhotes

A dieta que o pet estava acostumado não vai dar conta na gestação de gato. A ração de gato adulto tem menos calorias, componente que garante a reserva energética e maior qualidade do leite que será a alimentação dos recém nascidos. A melhor alternativa para a gata grávida é a ração para gato filhote, pois tem maior teor calórico. Além disso, a ração sólida traz melhores resultados pois tem mais calorias que a ração úmida. É preciso ter cuidado, porém, com o excesso de peso. A gata grávida já ganha peso naturalmente (fundamental para que haja espaço para os filhotinhos), mas o exagero traz problemas de saúde.

Vitamina para gato: saiba em que casos a suplementação é indicada

A nutrição da gata grávida é fundamental para que ela e os filhotes fiquem saudáveis. Porém, alguns pets não se dão bem com a nova dieta. Seja por ter estômago sensível ou se recusar a comer, a bichana pode desenvolver um déficit nutricional. A falta de nutrientes é perigosa para a mãe (que tem dificuldade para manter a gestação) e para os filhotes (que nascem com menos nutrientes e mais frágeis). Aliás, o número de filhotes que sobrevivem ao parto pode até diminuir. Nos casos de déficit nutricional, a vitamina para gato costuma ser indicada. Ela ajuda na suplementação alimentar do que estiver em falta.

Além disso, pode ser indicada vitamina para gato engordar na gravidez. O gato acima do peso é ruim, mas falta de nutrientes pode significar que não há reserva energética suficiente, além de ser perigoso por não permitir um bom espaço para os filhotes. A própria mãe passa a ter problemas, já que fica difícil carregar tantos bebês em um espaço tão pequeno. Nesse caso de gatinha que não ganha peso, o veterinário pode indicar a suplementação. A vitamina para gato engordar deve ser prescrita apenas pelo especialista, que saberá formular os nutrientes necessários para garantir um ganho de peso saudável.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    A suplementação com vitamina para gato pode ser necessária caso a gestante tenha déficit nutricional
    A suplementação com vitamina para gato pode ser necessária caso a gestante tenha déficit nutricional

    Mais Lidas

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele). 

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
    Saúde animal

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

    Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães. 

    Conheça os tipos de vitamina para gatos mais essenciais durante a gravidez

    Existem muitos tipos de vitamina para gatos com diferentes funções no corpo. Dentre as mais indicadas durante a gestação de gato, podemos citar:

    Vitamina B1 (tiamina): todas as vitaminas do complexo B são essenciais para o bom funcionamento de diferentes sistemas do corpo. A tiamina é a vitamina para gato responsável por regular funções do sistema nervoso, sendo fundamental no desenvolvimento do filhote.

    Vitamina B9 (ácido fólico): trata-se da vitamina para gato responsável por prevenir malformações do filhote e formar células. Também está relacionada à síntese dos componentes do DNA. Ou seja, não pode faltar durante a gestação do gato para garantir um nascimento saudável.

    Vitamina B12: Essa vitamina para gato tem papel fundamental na formação de células sanguíneas.

    Vitamina C: A vitamina C para gatos tem forte relação com a imunidade felina. Ela é capaz de fortalecer bastante o sistema imunológico do pet. Não é à toa que muitos veterinários indicam vitamina C para gato gripado. No caso da gata grávida, os benefícios também são muitos. Com a vitamina C para gatos, a bichana fica mais forte para passar todo esse período de gestação.

    O excesso de vitamina para gato pode fazer mal à mãe e filhote 

    A vitamina para gatos é uma grande ajuda para gatas com déficit nutricional ou que não conseguem engordar. Mas é preciso ter atenção. Qualquer vitamina para gato em excesso pode ser perigosa. A hipervitaminose causa um desequilíbrio que pode trazer o efeito contrário do esperado e, ao invés de melhorar a saúde, a prejudica. Por isso, a automedicação do gato não é indicada. Apenas o veterinário pode recomendar vitamina para gato tomar, pois fará exames que dirão exatamente o que precisa ou não. Isso não vale apenas durante a gestação de gato. Até mesmo vitamina C para gato gripado deve ser indicada e não oferecida a qualquer momento. 

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Anatomia canina: tudo sobre a respiração e pulmão de cachorro

    Próxima matéria

    Anatomia canina: tudo sobre a respiração e pulmão de cachorro

    Gata prenha: quais os principais cuidados que você deve ter durante e depois da gestação?
    Saúde

    Gata prenha: quais os principais cuidados que você deve ter durante e depois da gestação?

    Com uma gestação de gato à vista, é fundamental que o tutor tome alguns cuidados para que a gravidez da felina transcorra da melhor maneira possível. Mesmo que os gatos sejam animais autossuficientes na maioria dos casos, há diversas tarefas simples, mas essenciais, que você pode fazer para deixar a gata prenha confortável, feliz e tranquila. Após dar à luz, a mamãe e seus gatinhos recém-nascidos continuam precisando de atenção, especialmente se algo fora da normalidade ocorrer e você precisar ligar para o veterinário. Se sua gata está esperando uma ninhada, não se preocupe! O Patas da Casa reuniu as informações necessárias para que você prepare a futura mamãe para a chegada dos filhotes, além de dicas pós-parto. Confira!

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino
    Raças

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

    O Birmanês, que também é conhecido como gato Sagrado da Birmânia, é um animal super dócil e elegante que tem muita história para contar. O gato da Birmânia é descendente de animais que eram venerados como deuses entre o século XV e XVI nos templos budistas do sudeste asiático. Muito sensível, a raça de gato é conhecida pelo companheirismo, já que se apega facilmente à família humana. O gato Birmanês gosta de explorar e é curioso, mas diferente dos outros gatos, ele gosta da estabilidade do chão e não gosta muito de altura.

    Bolinha para gato: quais os modelos e como inserir a brincadeira na rotina do seu felino?
    Brinquedos

    Bolinha para gato: quais os modelos e como inserir a brincadeira na rotina do seu felino?

    Entre os brinquedos para gatos, as bolinhas são as favoritas. É possível encontrar bolinha para gato de todos os tamanhos, materiais, funcionalidades e preço. Uma coisa é certa: o seu bichano vai se divertir independente da escolha. Além de tudo, as bolinhas para gatos são ótimas para estimularem o animal a se movimentar e até a encarar desafios. Conheça os modelos!

    Gato laranja: o que essa cor de pelagem pode indicar sobre a personalidade do pet?
    Comportamento

    Gato laranja: o que essa cor de pelagem pode indicar sobre a personalidade do pet?

    Não tem quem resista à fofura de um gato laranja. Mas você já parou para se perguntar como é a personalidade do gato alaranjado? Muitas pessoas acreditam que algumas características dos felinos estão intimamente relacionadas com a cor da sua pelagem e, segundo um estudo da Universidade da Flórida e Califórnia, nos Estados Unidos, há evidências de que isso é verdade. 

    Ver Todas >

    Doença do carrapato: veja em infográfico os perigos dessa doença de cachorro
    Saúde animal

    Doença do carrapato: veja em infográfico os perigos dessa doença de cachorro

    A doença do carrapato é uma das mais temidas pelos pais e mães de pets - e com razão. O contágio acontece quando um carrapato infectado com o parasita pica um cãozinho saudável. Pouco tempo depois, os sintomas da doença do carrapato já começam a aparecer. Um dos motivos do porque essa doença é tão perigosa é o fato de seus sintomas serem muito variados e se agravarem rapidamente. A doença do carrapato tem cura, mas quanto mais o tratamento demora a ter início, mais complicado fica. 

    Caspa em cachorro: tudo sobre o problema de pele
    Saúde animal

    Caspa em cachorro: tudo sobre o problema de pele

    A caspa em cachorro é uma das manifestações que acontece quando há alguma deficiência nutricional ou higienização inadequada do animal. Avistou algumas casquinhas brancas se soltando abaixo dos pelos do seu pet? Então continue lendo para saber tudo sobre cachorro com caspa e como livrar seu melhor amigo desse incômodo.

    Cachorro babando: quando é motivo para se preocupar com a saúde do pet?
    Saúde animal

    Cachorro babando: quando é motivo para se preocupar com a saúde do pet?

    A saliva do cachorro, assim como a nossa, tem diversas funções. Porém, quando há alterações na consistência e aparência da saliva, ou quando ela se torna muito abundante, é melhor ficar alerta: esse pode ser um sintoma de que algo não vai bem com a saúde do cachorro. Descubra agora como identificar a salivação anormal no seu melhor amigo.  

    Como aumentar a imunidade do cachorro e tudo sobre o sistema imunológico dos cães
    Saúde animal

    Como aumentar a imunidade do cachorro e tudo sobre o sistema imunológico dos cães

    Uma pergunta comum a todos os pais de pet que não gostam de ver o filho de quatro patas doente é como aumentar a imunidade do cachorro. Assim como acontece com os humanos, o sistema imunológico canino é como se fosse um mecanismo interno de defesa que ajuda a proteger os animais contra várias doenças. Isso quer dizer que qualquer alteração ou queda na imunidade deixa o organismo vulnerável, e pode afetar significativamente a saúde do cachorro.

    Ver Todas >