A gestação de gato demanda atenção redobrada com a saúde. Visitas ao veterinário, exames e cuidados no dia a dia devem fazer parte da rotina. Entre as mudanças durante a gravidez, a dieta é uma das principais. A gata grávida precisa de uma alimentação diferenciada que seja capaz de manter a sua saúde e a dos filhotes que estão em na barriga. A vitamina para gato tem um papel fundamental na dieta da gata prenha. Existem muitas vitaminas que são encontradas nas próprias rações, mas, em alguns casos, a suplementação é necessária. O Patas da Casa explica quais são os tipos de vitamina para gato mais indicadas durante a gestação e quais são os benefícios. Confira!

Quanto tempo dura a gestação de um gato?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A gestação de gato dura entre 63 e 67 dias. É importante prestar atenção à alimentação e saúde do bichano por todo esse período. O normal é que nas primeiras semanas ela sinta mais fome e ganhe peso, o que é fundamental para garantir a reserva energética. Depois, a gata prenha continua ganhando peso proporcionalmente à quantidade de filhotes. Ao final da gestação de gato, ela vai perdendo a fome e, após parir, leva cerca de 3 a 4 semanas para voltar ao tamanho de antes. Caso o processo de ganho de peso não ocorra da maneira ideal, a vitamina para gatos pode ser indicada.

Alimentação da gata grávida impacta diretamente no desenvolvimento dos filhotes

Uma gata grávida não come só por ela, mas por vários! Por isso, é normal que aumente a quantidade de comida ingerida. O cuidado com a alimentação durante a gestação de gato deve ser redobrado, pois uma boa dieta é a principal forma de garantir uma gravidez saudável para a mãe e para os filhotes. A gata grávida precisa de energia para carregar os filhos e é a alimentação de qualidade que vai garantir uma reserva energética capaz de aguentar até a hora do parto da gata - já que nesse momento a mãe vai precisar de bastante força. Portanto, uma dieta pobre em nutrientes e vitaminas pode trazer complicações para mãe e filhotes.

Durante a gestação de gato, opte pela ração para filhotes

A dieta que o pet estava acostumado não vai dar conta na gestação de gato. A ração de gato adulto tem menos calorias, componente que garante a reserva energética e maior qualidade do leite que será a alimentação dos recém nascidos. A melhor alternativa para a gata grávida é a ração para gato filhote, pois tem maior teor calórico. Além disso, a ração sólida traz melhores resultados pois tem mais calorias que a ração úmida. É preciso ter cuidado, porém, com o excesso de peso. A gata grávida já ganha peso naturalmente (fundamental para que haja espaço para os filhotinhos), mas o exagero traz problemas de saúde.

Vitamina para gato: saiba em que casos a suplementação é indicada

A nutrição da gata grávida é fundamental para que ela e os filhotes fiquem saudáveis. Porém, alguns pets não se dão bem com a nova dieta. Seja por ter estômago sensível ou se recusar a comer, a bichana pode desenvolver um déficit nutricional. A falta de nutrientes é perigosa para a mãe (que tem dificuldade para manter a gestação) e para os filhotes (que nascem com menos nutrientes e mais frágeis). Aliás, o número de filhotes que sobrevivem ao parto pode até diminuir. Nos casos de déficit nutricional, a vitamina para gato costuma ser indicada. Ela ajuda na suplementação alimentar do que estiver em falta.

Além disso, pode ser indicada vitamina para gato engordar na gravidez. O gato acima do peso é ruim, mas falta de nutrientes pode significar que não há reserva energética suficiente, além de ser perigoso por não permitir um bom espaço para os filhotes. A própria mãe passa a ter problemas, já que fica difícil carregar tantos bebês em um espaço tão pequeno. Nesse caso de gatinha que não ganha peso, o veterinário pode indicar a suplementação. A vitamina para gato engordar deve ser prescrita apenas pelo especialista, que saberá formular os nutrientes necessários para garantir um ganho de peso saudável.


A suplementação com vitamina para gato pode ser necessária caso a gestante tenha déficit nutricional
A suplementação com vitamina para gato pode ser necessária caso a gestante tenha déficit nutricional

Conheça os tipos de vitamina para gatos mais essenciais durante a gravidez

Existem muitos tipos de vitamina para gatos com diferentes funções no corpo. Dentre as mais indicadas durante a gestação de gato, podemos citar:

Vitamina B1 (tiamina): todas as vitaminas do complexo B são essenciais para o bom funcionamento de diferentes sistemas do corpo. A tiamina é a vitamina para gato responsável por regular funções do sistema nervoso, sendo fundamental no desenvolvimento do filhote.

Vitamina B9 (ácido fólico): trata-se da vitamina para gato responsável por prevenir malformações do filhote e formar células. Também está relacionada à síntese dos componentes do DNA. Ou seja, não pode faltar durante a gestação do gato para garantir um nascimento saudável.

Vitamina B12: Essa vitamina para gato tem papel fundamental na formação de células sanguíneas.

Vitamina C: A vitamina C para gatos tem forte relação com a imunidade felina. Ela é capaz de fortalecer bastante o sistema imunológico do pet. Não é à toa que muitos veterinários indicam vitamina C para gato gripado. No caso da gata grávida, os benefícios também são muitos. Com a vitamina C para gatos, a bichana fica mais forte para passar todo esse período de gestação.

O excesso de vitamina para gato pode fazer mal à mãe e filhote 

A vitamina para gatos é uma grande ajuda para gatas com déficit nutricional ou que não conseguem engordar. Mas é preciso ter atenção. Qualquer vitamina para gato em excesso pode ser perigosa. A hipervitaminose causa um desequilíbrio que pode trazer o efeito contrário do esperado e, ao invés de melhorar a saúde, a prejudica. Por isso, a automedicação do gato não é indicada. Apenas o veterinário pode recomendar vitamina para gato tomar, pois fará exames que dirão exatamente o que precisa ou não. Isso não vale apenas durante a gestação de gato. Até mesmo vitamina C para gato gripado deve ser indicada e não oferecida a qualquer momento. 

Redação: Maria Luísa Pimenta