Já pensou em ter uma consulta com um veterinário online? Embora seja um serviço relativamente recente, esse tipo de atendimento chegou para facilitar a vida dos tutores. O grande diferencial é que, com a possibilidade de um veterinário gratuito online, fica muito mais fácil tirar eventuais dúvidas sobre o comportamento e cuidados com o animal sem precisar sair de casa.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Existem duas opções de serviço: o veterinário gratuito online ou pago. De toda forma, o objetivo é sempre o mesmo: ajudar os pais de pet a cuidarem dos seus filhos de quatro patas. Saber como cuidar de gatos ou cachorro requer muita responsabilidade e o serviço pode ajudar nessa missão. Para entender como as consultas veterinárias online funcionam, o Patas da Casa ouviu veterinários e tutores sobre o que acham dessa modalidade de atendimento. Uma das conversas foi com a médica veterinária Rubia Burnier , de São Paulo, que realiza este tipo de serviço.

Veterinário online: profissionais precisaram reinventar os atendimentos na pandemia

Em tempos de pandemia, muitos profissionais precisaram se reinventar para continuar exercendo suas funções. No universo veterinário isso não foi muito diferente. Para alguns, as consultas veterinárias online passaram a ser uma alternativa de trabalho que ajudou a resguardar tanto a saúde dos profissionais, como também dos tutores. No caso de Rubia, que já está atuando no ambiente virtual há mais de um ano, a nova forma de atuação profissional pode ser muito benéfica para a área. “A pandemia trouxe muitos desafios e o uso de ferramentas tecnológicas no trabalho online foi importante e deverá coexistir com o presencial no futuro”, destaca.

Assim como vários outros especialistas, a médica veterinária procurou se adaptar a esse novo cenário e tudo tem dado certo. “Apesar de limitar as questões de saúde e de pronto-atendimento hospitalar, o online pode ser utilizado em várias situações dentro da ética profissional”.

Como funcionam as consultas veterinárias online?

O atendimento de um veterinário online ainda é novidade, por isso muitas pessoas têm dúvidas sobre como o serviço funciona. “Como veterinária e terapeuta, meu foco são os aspectos emocionais, mentais e a relação do pet e a família. Não prescrevo remédios, mas oriento os clientes sobre o que fazer, onde ir e indicações de colegas da minha confiança. Acolhimento, confiança e responsabilidade! Disso eu não abro mão”, explica Rubia.

Ou seja, de uma forma geral, o veterinário online serve para guiar e orientar os tutores em determinadas situações, principalmente de aspectos comportamentais. No entanto, quando se trata de questões relacionadas à saúde animal é imprescindível buscar um atendimento presencial para que seja feita a avaliação clínica e identificação dos sintomas. Somente assim o profissional é capaz de prescrever o melhor tratamento com medicação específica. O mesmo vale para situações de risco e possíveis internações.

Ainda assim, a rotina de um veterinário online é bem agitada com tanta conectividade. “No meu trabalho de consultoria, fico 16 horas por dia à disposição dos meus clientes. Estou acessível e não abro mão de acompanhar cada caso. Peço vídeos, todo o histórico do pet e passo lição de casa! Supervisão e avaliação de resultados, além de fornecer rico material visual e até pesquiso os preços de itens que eu sugiro”, relata.

Consultas veterinárias online devem ser praticadas seguindo os princípios éticos

A pandemia e a necessidade de isolamento social trouxe muitas dúvidas para tutores e veterinários sobre como proceder com as consultas. Por isso, houve a necessidade de definir algumas regras para esse tipo de atendimento. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária e Zootecnia, a prática da telemedicina veterinária para fazer diagnósticos e prescrever medicamentos é proibida. Isso não quer dizer, porém, que não seja possível utilizar a ferramenta online para entender melhor o comportamento do seu pet ou até mesmo melhorar a convivência com ele. As consultas veterinárias online servem exclusivamente para orientações básicas que não envolvem o diagnóstico de doenças, prescrição de medicamentos nem qualquer atitude que possa ferir o Código de Ética Profissional.

 

Como cuidar de gatos e cachorros: às vezes surgem dúvidas sobre o comportamento animal, e o veterinário pode ajudar

Como cuidar de gatos e cachorros: às vezes surgem dúvidas sobre o comportamento animal, e o veterinário pode ajudar

 

 

E os tutores, o que acham da possibilidade de consultar um veterinário online?

 

Mesmo que ainda seja uma tendência bem recente, a maioria dos pais de pet demonstram bastante interesse nas consultas veterinárias online. “Acho um serviço que pode ajudar muito, especialmente tutores de primeira viagem que não têm experiência com gatos ou cães”, afirma o tutor Gerhard Brêda. Já a tutora Raphaela Almeida lembra que, além de útil, essa também é uma forma de resguardar a saúde dos tutores e dos pets: “Acredito que a pandemia ajudou a acelerar e desmistificar esse tipo de atendimento. Com todas as ferramentas disponíveis hoje, poder fazer um atendimento à distância facilita na organização do dia a dia e evita deslocamentos que podem deixar o animal estressado.  Além disso, evita expor tutores e pets a algum tipo de contaminação desnecessária”.

A tutora Ana Heloísa Costa, por exemplo, já utilizou esse tipo de serviço informalmente: “Tenho uma amiga veterinária a quem já recorri algumas vezes por mensagem para tirar dúvidas sobre alimentação, comportamento ou até mesmo para basicamente perguntar: ‘devo levar a uma clínica para que um veterinário a examine?’. Geralmente nessas trocas de mensagens envio fotos ou outros materiais que podem ser úteis para dar mais consistência à minha pergunta. Sou do tipo de tutora meio ansiosa e que quer saber o por quê de tudo o que acontece com as minhas pets e nem sempre sair com elas de casa para uma consulta completa é viável ou mesmo necessário”. 

Pais de pet recorrem ao veterinário online para tirar dúvidas comportamentais

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre o atendimento com veterinário online, chegou a hora de entender quando esse tipo de consulta pode ser benéfica. “Para mim, seria útil para questões comportamentais e dúvidas sobre alimentação, por exemplo. Já recorri à amiga veterinária quando ia me mudar de apartamento e queria saber se para a minha gata seria mais estressante ficar na casa de alguém durante a mudança ou em um ambiente seguro da casa em que já estava acostumada, mesmo com a mudança acontecendo. Também já questionei se podia aquecer o sachê ou se isso faz perder propriedades nutricionais”, conta. 

No caso de Gerhard, o aspecto comportamental também é o fator principal. “Algumas vezes os gatos fazem coisas que são difíceis de entender, mesmo para um tutor que já tem experiência. É difícil saber se alguns comportamentos são normais ou se sinalizam um quadro de estresse, que deve ser observado com mais profundidade. Acho que as consultas veterinárias online podem tranquilizar os tutores quanto a alguns comportamentos dos animais, além de ajudar a melhorar o ambiente para os pets e a convivência com as pessoas que moram na casa”.

 

A consulta veterinária presencial não deve ser substituída pela online, mas ambas podem se complementar

A consulta veterinária presencial não deve ser substituída pela online, mas ambas podem se complementar

 

 

Como a consulta online pode ajudar em situações de saúde?

 

Ainda que os assuntos de saúde necessitem de atendimento presencial, os tutores podem utilizar o serviço para avaliarem se realmente é um caso de urgência. “Para questões de saúde que não requerem um diagnóstico, mas sim um direcionamento ou uma dúvida, também seria muito útil. Uma vez a unha da minha cachorra caiu e eu fiquei em dúvida se precisava levar para alguém examinar, se precisava de curativo ou algum cuidado especial. Outra dúvida que já tive é se depois que ela comeu uma besteira na rua devia antecipar a dose do vermífugo. Ou ainda, se aquele barulhinho que a minha gata estava fazendo era um espirro ou outra coisa”, conta Ana Heloísa.

Quais são as vantagens de procurar um veterinário online?

A melhor parte de procurar consultas veterinárias online é que você não precisa sair de casa, e pode ter todo o atendimento e consultoria no conforto do seu lar sem causar estresse desnecessário ao seu bichinho de estimação - principalmente no caso dos felinos, que sofrem bastante quando são retirados do ambiente em que estão acostumados. 

Além disso, conforme a médica veterinária Rubia lembra, uma outra grande vantagem é poder acessar um bom profissional de qualquer parte do mundo. “Melhor ainda se conciliar com o presencial - no meu caso, quem mora em São Paulo. Para mim, que fui criadora da primeira unidade móvel veterinária do país em 1999, o ‘EM CASA’ faz parte do trabalho como terapeuta. No online se estabelece a mesma intimidade com os clientes. A consulta online é demorada, a presencial é rápida devido à restrição de contato. Uma prática completa a outra e o resultado é ótimo!”.

Para a tutora Raphaela, por outro lado, isso também é uma maneira de economizar tempo em consultas simples: “Acho que a possibilidade de não perder tempo de deslocamento é a grande vantagem de qualquer atendimento online. Vivendo em uma cidade como o Rio de Janeiro, a chance de perder mais tempo no trânsito do que no atendimento veterinário é imensa, acaba sendo um desperdício de tempo.”

Redação: Juliana Melo