Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Com uma sagacidade de outro mundo, os felinos sempre conseguem nos surpreender das mais diversas formas. Não é à toa que algumas raças de gatos se destacam bastante quando o assunto é inteligência. Por mais que sejam animais irracionais, alguns traços da personalidade dos felinos podem ajudar a definir se um gatinho é mais inteligente do que outro. Exemplos disso são a capacidade de adaptação e o nível de independência e sociabilidade de um bichano. Por isso, pode-se dizer que algumas raças apresentam um conjunto de características que acabam definindo-as como “mais inteligentes”. Para revelar quais são essas raças de gato, preparamos um infográfico com tudo que você precisa saber sobre o assunto!


Do gato Siamês ao vira-lata: veja quais são as raças de gato mais espertas
Do gato Siamês ao vira-lata: veja quais são as raças de gato mais espertas

Curiosidade é o sobrenome do gato Siamês, uma das raças mais inteligentes

Quem convive com um Siamês já deve ter percebido que a raça é naturalmente curiosa. Adora saber tudo que está acontecendo ao seu redor e não hesita em explorar cada cantinho da casa. No entanto, apesar de inteligente, o gato Siamês tende a ser um pouco teimoso porque gosta de manter sua independência bem estabelecida. Mas, no geral, é um bichano que não costuma dar muito trabalho e que adora estar perto dos seus humanos, principalmente “conversando” com eles por meio de miados. Vale investir na socialização da raça de gato Siamês desde filhote, já que eles tendem a ser um pouco ciumentos com seu tutor.

Birmanês é bastante sociável e consegue se adaptar facilmente

Se você tem um Birmanês - também conhecido como gato Sagrado da Birmânia - e precisa se mudar, não terá grandes problemas com isso. Essa raça é considerada uma das inteligentes justamente por causa da sua facilidade em se adaptar nos mais diferentes ambientes. Além disso, são gatos bastante sociáveis, principalmente quando estão perto da sua família, e gostam bastante de interagir (sem miar). Por isso, precisam de um pouco mais de atenção às vezes. 

Angorá Turco gosta de ser desafiado e estimulado mentalmente

Tão curioso quanto um gato Siamês, o Angorá Turco vai muito além de uma simples exploração pelo ambiente: ele gosta mesmo é de desafios e brincadeiras que estimulem a sua capacidade mental. Jogos interativos, por exemplo, são uma ótima opção para brincar com a raça. O gatinho também tem facilidade para aprender truques e comandos de obediência. Outro ponto que conta muito para a inteligência do gato Angorá é que ele é muito comunicativo e sempre faz de tudo para ter seus humanos por perto, já que o bichano não é muito fã de ficar sozinho.

Abissínio é um verdadeiro explorador e adora interagir

O gato Abissínio tem um instinto de explorador aguçado e bastante facilidade para aprender. Está em constante movimento e interação é com ele mesmo! Por isso, esta é uma raça que precisa de companhia para passar o tempo e brincar com ele. O lado bom é que, como o Abissínio é bastante sociável com humanos e outros animais, a companhia de um outro gatinho ou até mesmo de um cachorro pode ser bastante útil nesses momentos. Em contrapartida, o bichano não costuma se dar muito bem com crianças.

Bengal pode ser bastante tagarela quando tenta conversar

O famoso gato-de-bengala carrega um traço bastante particular: esta é uma raça que surgiu do cruzamento de um felino doméstico com um selvagem. Essa junção de genes acabou dando origem a uma das raças de gato mais inteligentes do mundo, que é o Bengal. Muito comunicativo e sociável com humanos, é difícil ver um gatinho dessa raça calado. Isso porque eles simplesmente adoram “conversar” o tempo todo com vários miados. Além do mais, esse animal pode ser facilmente treinado e não exige muita atenção, já que o Bengal é bastante independente.

Sphynx: o gato sem pelo é a união perfeita de inteligência e companheirismo

Apesar da aparência peculiar devido a ausência de pelos, o gato Sphynx tem tudo para conquistar qualquer um. Ele é considerado uma das raças mais inteligentes do mundo por um simples motivo: a facilidade em aprender novos truques e comandos, além do alto nível de interação e comunicação. Além disso, o Sphynx é muito sociável e consegue se dar bem com absolutamente qualquer pessoa e animal. Já no quesito adaptação, por se tratar de um gato sem pelo, ele só consegue ver em ambientes fechados e não gosta de ficar muito tempo sozinho.

Balinês é comunicativo e muito apegado à família

Pensa em um gatinho que gosta de agradar: esse é o Balinês. A raça está sempre disposta a aprender tudo que seu tutor ensinar. Adaptáveis e com uma comunicação elevada, esses bichanos têm bastante facilidade na hora de socializar com humanos e animais. Miam na medida certa, mas precisam de atenção frequente da sua família, pois o gato Balinês não tem um senso de independência muito forte.

Vira-lata é uma caixinha de surpresas!

De uma maneira geral, o gato vira-lata costuma ser bastante inteligente! É verdade que não dá para ditar isso como regra, mas essa mistura de várias raças normalmente costuma dar origem a felinos bastante espertinhos e perspicazes. Embora a maioria dos vira-latas não sejam muito sociáveis, em alguns casos o animal pode ser mais solto. Além do mais, eles costumam ser bastante independentes e a comunicação desses felinos não deixa a desejar: mesmo os mais tímidos costumam se sentir mais confortáveis perto da sua família depois de um tempo.

Redação: Juliana Melo