Raças

Veja em infográfico quais são as 8 raças de gato mais inteligentes!

Com uma sagacidade de outro mundo, os felinos sempre conseguem nos surpreender das mais diversas formas. Não é à toa que algumas raças de gatos se destacam bastante quando o assunto é inteligência. Por mais que sejam animais irracionais, alguns traços da personalidade dos felinos podem ajudar a definir se um gatinho é mais inteligente do que outro. Exemplos disso são a capacidade de adaptação e o nível de independência e sociabilidade de um bichano. Por isso, pode-se dizer que algumas raças apresentam um conjunto de características que acabam definindo-as como “mais inteligentes”. Para revelar quais são essas raças de gato, preparamos um infográfico com tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Do gato Siamês ao vira-lata: veja quais são as raças de gato mais espertas
Do gato Siamês ao vira-lata: veja quais são as raças de gato mais espertas

Mais Lidas

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
Comportamento animal

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
Comportamento animal

Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
Comportamento animal

Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
Comportamento animal

Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

Curiosidade é o sobrenome do gato Siamês, uma das raças mais inteligentes

Quem convive com um Siamês já deve ter percebido que a raça é naturalmente curiosa. Adora saber tudo que está acontecendo ao seu redor e não hesita em explorar cada cantinho da casa. No entanto, apesar de inteligente, o gato Siamês tende a ser um pouco teimoso porque gosta de manter sua independência bem estabelecida. Mas, no geral, é um bichano que não costuma dar muito trabalho e que adora estar perto dos seus humanos, principalmente “conversando” com eles por meio de miados. Vale investir na socialização da raça de gato Siamês desde filhote, já que eles tendem a ser um pouco ciumentos com seu tutor.

Birmanês é bastante sociável e consegue se adaptar facilmente

Se você tem um Birmanês - também conhecido como gato Sagrado da Birmânia - e precisa se mudar, não terá grandes problemas com isso. Essa raça é considerada uma das inteligentes justamente por causa da sua facilidade em se adaptar nos mais diferentes ambientes. Além disso, são gatos bastante sociáveis, principalmente quando estão perto da sua família, e gostam bastante de interagir (sem miar). Por isso, precisam de um pouco mais de atenção às vezes. 

Angorá Turco gosta de ser desafiado e estimulado mentalmente

Tão curioso quanto um gato Siamês, o Angorá Turco vai muito além de uma simples exploração pelo ambiente: ele gosta mesmo é de desafios e brincadeiras que estimulem a sua capacidade mental. Jogos interativos, por exemplo, são uma ótima opção para brincar com a raça. O gatinho também tem facilidade para aprender truques e comandos de obediência. Outro ponto que conta muito para a inteligência do gato Angorá é que ele é muito comunicativo e sempre faz de tudo para ter seus humanos por perto, já que o bichano não é muito fã de ficar sozinho.

Abissínio é um verdadeiro explorador e adora interagir

O gato Abissínio tem um instinto de explorador aguçado e bastante facilidade para aprender. Está em constante movimento e interação é com ele mesmo! Por isso, esta é uma raça que precisa de companhia para passar o tempo e brincar com ele. O lado bom é que, como o Abissínio é bastante sociável com humanos e outros animais, a companhia de um outro gatinho ou até mesmo de um cachorro pode ser bastante útil nesses momentos. Em contrapartida, o bichano não costuma se dar muito bem com crianças.

Bengal pode ser bastante tagarela quando tenta conversar

O famoso gato-de-bengala carrega um traço bastante particular: esta é uma raça que surgiu do cruzamento de um felino doméstico com um selvagem. Essa junção de genes acabou dando origem a uma das raças de gato mais inteligentes do mundo, que é o Bengal. Muito comunicativo e sociável com humanos, é difícil ver um gatinho dessa raça calado. Isso porque eles simplesmente adoram “conversar” o tempo todo com vários miados. Além do mais, esse animal pode ser facilmente treinado e não exige muita atenção, já que o Bengal é bastante independente.

Sphynx: o gato sem pelo é a união perfeita de inteligência e companheirismo

Apesar da aparência peculiar devido a ausência de pelos, o gato Sphynx tem tudo para conquistar qualquer um. Ele é considerado uma das raças mais inteligentes do mundo por um simples motivo: a facilidade em aprender novos truques e comandos, além do alto nível de interação e comunicação. Além disso, o Sphynx é muito sociável e consegue se dar bem com absolutamente qualquer pessoa e animal. Já no quesito adaptação, por se tratar de um gato sem pelo, ele só consegue ver em ambientes fechados e não gosta de ficar muito tempo sozinho.

Balinês é comunicativo e muito apegado à família

Pensa em um gatinho que gosta de agradar: esse é o Balinês. A raça está sempre disposta a aprender tudo que seu tutor ensinar. Adaptáveis e com uma comunicação elevada, esses bichanos têm bastante facilidade na hora de socializar com humanos e animais. Miam na medida certa, mas precisam de atenção frequente da sua família, pois o gato Balinês não tem um senso de independência muito forte.

Vira-lata é uma caixinha de surpresas!

De uma maneira geral, o gato vira-lata costuma ser bastante inteligente! É verdade que não dá para ditar isso como regra, mas essa mistura de várias raças normalmente costuma dar origem a felinos bastante espertinhos e perspicazes. Embora a maioria dos vira-latas não sejam muito sociáveis, em alguns casos o animal pode ser mais solto. Além do mais, eles costumam ser bastante independentes e a comunicação desses felinos não deixa a desejar: mesmo os mais tímidos costumam se sentir mais confortáveis perto da sua família depois de um tempo.

Redação: Juliana Melo

Próxima matéria

"Meu cachorro destrói tudo": o que fazer e como direcionar o comportamento do pet?

Quais são as 10 raças de gato mais populares do Brasil? Confira o ranking!
Raças

Quais são as 10 raças de gato mais populares do Brasil? Confira o ranking!

Os gatos são, de fato, animais apaixonantes. Sejam elegantes e misteriosos, tímidos ou destemidos, peludinhos ou não, os felinos possuem características e personalidades específicas que têm conquistado cada vez mais o coração dos brasileiros. Mas será que existe uma raça que é mais popular do que as outras? Para descobrir quais são as raças de gato que mais fazem nos lares brasileiros, nós separamos um top 10 com os bichanos mais queridinhos do país. Dá uma olhada e tente não se apaixonar!

Norueguês da Floresta: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato
Raças

Norueguês da Floresta: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato

O gato Norueguês da Floresta chama a atenção por onde passa, principalmente por conta do seu porte. Essa é uma raça de gato grande e que tem o corpo bem robusto, coberto por pelos longos e lisos, que deixam o bichano com uma aparência bem fofa e apertável. Também é um animal super gentil e carinhoso, e por isso consegue conquistar a todos com facilidade. 

Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça
Raças

Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça

Com uma pelagem cinza, o gato Azul Russo - também conhecido como Russian Blue - é dono de uma beleza inconfundível e capaz de conquistar facilmente o coração de qualquer pessoa com sua personalidade doce e calma. A raça é originária da Rússia e considerada bastante rara, mas ainda assim muitas pessoas ao redor do mundo se fascinam pelo Azul Russo e não hesitam em procurar um bichano para chamar de seu. 

Pinscher: quais os tamanhos dessa raça de cachorro? Confira o infográfico!
Pequenos

Pinscher: quais os tamanhos dessa raça de cachorro? Confira o infográfico!

O Pinscher é uma das raças de cachorro mais populares do Brasil. O que pouca gente sabe é que existem variações no tamanho desse cachorro pequeno: Pinscher 0, Pinscher 1, Pinscher 2 e Pinscher Miniatura. Essa classificação serve para ajudar criadores e tutores brasileiros a identificarem o tamanho desse cãozinho. Ficou curioso? Preparamos um infográfico bem completo sobre esse assunto!

Ver Todas >

6 sons que os cachorros odeiam
Comportamento animal

6 sons que os cachorros odeiam

Sabia que existem sons que os cachorros odeiam? É isso mesmo: alguns ruídos e barulhos simplesmente são insuportáveis para os ouvidos dos pets. A explicação para isso está na audição canina, que é extremamente sensível. Para se ter uma ideia, os humanos são capazes de identificar frequências entre 16 e 20.000 Hz, enquanto um cãozinho chega a escutar até 40.000 Hz. 

Adestramento de cães: como lidar com o cachorro latindo para outros cachorros no passeio?
Comportamento animal

Adestramento de cães: como lidar com o cachorro latindo para outros cachorros no passeio?

“Meu cachorro faz escândalo quando sai” - se você está familiarizado com esse tipo de situação, deve estar se perguntando qual é a melhor forma de corrigir o comportamento do seu amigo de quatro patas, não é mesmo? Bom, a verdade é que quando o assunto é passear com o cachorro, cada bichinho reage de uma forma diferente. Alguns são mais tranquilos, enquanto outros são super agitados. Mas o que fazer quando o cachorro late muito no passeio?

Anatomia externa canina: veja o infográfico e aprenda mais sobre as partes do corpo do cachorro
Comportamento animal

Anatomia externa canina: veja o infográfico e aprenda mais sobre as partes do corpo do cachorro

A anatomia canina é tão fascinante que sempre aparece uma nova curiosidade para nos surpreender. Afinal, o universo dos cães é repleto de segredos! Todas as partes do corpo do cachorro possuem características, funções e estruturas completamente diferentes e igualmente interessantes. No caso da anatomia externa do cachorro, o foco fica em todas as partes que enxergamos só de olhar para o animal. 

Coleira cabresto: entenda como funciona o acessório e em quais casos é recomendado
Comportamento animal

Coleira cabresto: entenda como funciona o acessório e em quais casos é recomendado

A coleira com cabresto ajuda o tutor a lidar com cães que puxam muito no passeio. Sua posição ao redor do focinho pode trazer a impressão de que o animal está incomodado, mas na verdade, a coleira cabresto para cachorro é muito traz alguns benefícios. Ela faz parte do time de coleiras anti-puxão, ou seja, aquelas que são perfeitas para cachorro que é mais descontrolado e ansioso durante o passeio. 

Ver Todas >