O focinho de gato é uma região que definitivamente chama a atenção de qualquer pessoa, principalmente por causa do seu formato fofinho e da sua delicadeza. No entanto, o que poucas pessoas percebem é que, além de ser muito fofo, o pequeno nariz dos gatos é uma das principais formas de comunicação do animal com o mundo. Mas como funciona o focinho de gato? Por que em alguns casos o nariz do gato fica seco, sendo que normalmente eles são gelados? Quais são os cheiros que o gato não gosta? São muitas dúvidas que envolvem o assunto, e é por isso que o Patas da Casa decidiu fazer uma matéria explicando tudo que você precisa saber sobre o nariz de gato. Continue lendo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que você precisa saber sobre a anatomia do focinho de gato

Para entender como funciona o nariz de gato, é necessário conhecer um pouco mais sobre a anatomia felina. Tudo começa com a inspiração do ar, que ocorre por meio das fossas nasais, também conhecidas como narinas. Em seguida, o ar inalado percorre o nariz até chegar aos cornetos, estruturas que ajudam no aquecimento e umidificação da região e que é onde as células nervosas transformam o ar em receptores olfativos. Após essa transformação, o gato consegue captar os diferentes cheiros e odores presentes em um determinado espaço. Esse reconhecimento é feito em uma área específica do cérebro felino que é destinada exclusivamente para o olfato, com uma dimensão que pode atingir até 40 cm². Vale destacar ainda que essa estrutura se desenvolve depois que o gato nasce.

Por que o nariz dos gatos são gelados?

Se você já tocou no nariz de gato, deve ter reparado que o focinho é mais gelado e úmido que o restante do corpo. Mas por que isso acontece, afinal de contas? A resposta envolve também um pouco de anatomia: a secreção de muco por glândulas que ficam localizadas na ponta do nariz do gato. Quando essa secreção cobre a superfície do focinho, ele se torna mais úmido. Isso ajuda bastante na retenção de odores, mas também tem uma função essencial na regulação térmica do corpo dos felinos. Portanto, o nariz gelado é sinônimo de um gatinho saudável!

focinho de gato

Nariz do gato seco? Saiba quais são os riscos desse problema

 

Como o focinho de gato é naturalmente gelado, é normal se preocupar quando vemos a região mais seca. Muitos tutores acreditam que esse é um sinal de doença, mas não é sempre que essa situação é um indicativo de problema de saúde. Na verdade, existem vários motivos para que isso aconteça. Quando o gato passa muito tempo exposto ao sol, por exemplo, uma das consequências é o ressecamento do focinho, mas depois de algum tempo o nariz de gato volta ao normal. Além disso, a proximidade com fontes de calor e a baixa umidade do ar também são fatores que influenciam no aspecto seco do focinho, mas que não comprometem a integridade física do animal.

Contudo, se o nariz do gato permanecer seco por muito tempo, é importante ligar o alerta. Esse é um  sinal de febre em gatos que pode ter relação com vários problemas de saúde, mas que costuma vir acompanhado de outros sintomas. Também é importante ficar de olho em outras características da região, como a presença de secreção nasal, descamação ou o inchaço. Se for o caso, é necessário procurar a ajuda de um médico veterinário para saber o que está acontecendo com a saúde do animal.

O que significa quando o focinho de gato muda de cor?

A cor do nariz de gato costuma variar desde um rosa mais clarinho até tons mais escuros. Geralmente, as alterações na tonalidade do nariz acontecem ainda no primeiro ano de vida do animal, e não é motivo de preocupação, pois, assim como os humanos, os felinos também têm diferentes ‘tons de pele’. No entanto, se essas mudanças acontecem com o bichano mais velho, vale conversar com um médico veterinário. O vitiligo é uma condição rara nos gatos, mas que pode deixar o focinho com uma leve despigmentação. Além disso, lúpus, alergias ou o desenvolvimento de alguns tipos de câncer também podem estar associados a essa alteração.

olfato felino: gato na natureza sentindo cheiro

Nariz de gato: como funciona o poderoso olfato felino?

O olfato é um dos sentidos mais apurados dos gatos e permite que eles sejam capazes de captar diferentes odores com muito mais facilidade e precisão do que outras espécies. Isso é possível porque o focinho de gato possui uma mucosa cheia de nervos que contém cerca de 67 milhões de células olfativas, enquanto os humanos possuem apenas 5 milhões de células semelhantes. 

O gato consegue decifrar cheiros muito melhor do que a gente imagina. Um exemplo disso é que logo nas primeiras semanas de vida o filhote consegue buscar o leite materno por conta própria. O olfato acaba sendo uma ferramenta importante para o reconhecimento de território e para a própria sobrevivência da espécie, uma vez que os gatos conseguem identificar o cheiro de alimentos envenenados e perigosos rapidamente. Além disso, é por meio do olfato que os gatos conseguem distinguir os humanos e outros bichinhos. 

Cheiro que gato não gosta: conheça alguns odores que são desagradáveis para os felinos

Todo mundo sabe que o paladar dos felinos é bem criterioso, mas você sabia que o olfato felino também é bastante exigente? Tem cheiro que gato não gosta e que pode acabar dificultando a convivência com esses animais se o tutor não tomar alguns cuidados. Um deles é o cheiro da caixa de areia suja, porque o forte odor incomoda o nariz do gato e faz com que ele procure outros locais para fazer suas necessidades, sendo um dos principais motivos para o animal fazer xixi e cocô no lugar errado

Além disso, existem plantas que são adoradas pelos humanos, mas detestadas pelos felinos, como eucalipto, lavanda, alecrim e hortelã. O motivo para isso é simples: o aroma dessas plantas é super desagradável para o olfato dos bichanos. No entanto, se a ideia é afastar o gato de jardins ou plantas específicas da casa, é uma tática que pode funcionar muito bem. O cuidado maior deve ser com o uso de incensos e repelentes com essas fragrâncias, porque é algo que irrita profundamente o nariz de gato e pode deixá-lo estressado.

Ainda sobre o cheiro que gato não gosta, podemos destacar os temperos apimentados e algumas especiarias, como o cravo e canela. As frutas cítricas também entram nessa lista, já que, embora não sejam prejudiciais para o organismo felino, os gatos não suportam o cheiro desses alimentos. 

Gato cheirando o nariz do dono: o que o comportamento significa?

O comportamento de gato é repleto de curiosidades surpreendentes. Se você tem um bichano, provavelmente já se perguntou por que os gatos cheiram o nariz do dono, e a verdade é que isso não tem absolutamente nada a ver com um odor em específico. O que acontece é que os bichanos têm seu próprio jeitinho de demonstrar carinho e afeto pelos humanos, e quando o gato faz isso é só mais uma prova de amor. Podemos até mesmo dizer que esse é um comportamento mais íntimo, já que os felinos só esfregam o focinho em quem eles realmente gostam - e isso pode incluir um membro da família ou até um outro gatinho. Outros comportamentos comuns são mordidas e lambidas na ponta do nariz do tutor, que são demonstrações de puro amor de gato!

Redação: Juliana Melo