Quem já deu aquele abraço no filhote de quatro patas sabe que a temperatura do cachorro é um pouco mais alta que a dos humanos. Por isso é tão gostoso e irresistível quando eles querem dormir agarradinho conosco, principalmente nos dias mais frios. Apesar da temperatura de cachorro ser naturalmente mais elevada, é preciso estar atento com ela. As mudanças de calor no corpo do cãozinho podem ser o indicativo de alguns problemas, como a febre que indica infecções e a hipotermia. Para te ajudar a entender melhor esse universo, o Patas da Casa reuniu todas as informações que você precisa sobre a temperatura de cachorro em uma matéria só. Confira tudo que descobrimos!

Qual a temperatura normal do cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Que os cães são mais quentinhos que os humanos você já sabe, mas qual a temperatura do cachorro que pode ser considerada normal? Normalmente, um cão saudável possui uma temperatura entre 38º C e 39º C. É normal que essa média sofra pequenas alterações de acordo com o clima, doenças ou o uso de alguma medicação. Apesar disso, fatores como raça ou tamanho não alteram a temperatura normal do cachorro. No entanto, o cachorro idoso e recém-nascido podem apresentar um grau de temperatura um pouco diferente desse parâmetro.

Temperatura: cães suam?

Muita gente tem curiosidade em saber se os doguinhos são capazes de suar. Apesar de também sentirem calor e frio, os cachorros possuem uma quantidade baixa de glândulas sudoríparas. Isso faz com que eles tenham pouca produção de suor. A principal forma de regulação da temperatura do cachorro é a respiração. Por isso, quando estão com muito calor os cães costumam ficar ofegantes, principalmente os braquicefálicos - que possuem o processo de respiração mais lento.

Para se aliviar do calor ou sofrer menos com o frio, os cães costumam usar as características do ambiente em que estão. Por isso, é normal vermos nosso cãozinho deitado no piso gelado em dias de muito calor ou onde o sol bate em dias mais frios.


Temperatura de um cachorro saudável varia de 38º C a 39º C
Temperatura de um cachorro saudável varia de 38º C a 39º C

Como medir a temperatura do cachorro?

Agora que você já sabe qual temperatura de um cachorro ideal, é preciso saber como medir corretamente para saber se o cão está sofrendo com alguma alteração. É muito difícil identificar a temperatura do cachorro com a mão, principalmente por causa da camada de pelos. Medir a temperatura do cachorro com termômetro digital é o mais indicado.

A forma de medir a temperatura do cachorro vai depender do tipo de termômetro que você tem em casa. Caso você possua o modelo veterinário, é possível medir a temperatura inserindo a ponta no ouvido do pet. Já o termômetro comum, aquele usado em humanos, precisa ser lubrificado com vaselina para que a temperatura do cachorro seja medida pelo ânus. É necessário que o do medidor seja introduzido por pelo menos 2 minutos para conferir o grau de calor no corpo do bichinho. Logo depois desse processo, o tutor deve esterilizar o termômetro com álcool.

Saber como fazer esse procedimento é muito importante, principalmente se você não tem ideia de como saber se o cachorro está com febre. Como dito anteriormente, a temperatura normal do cachorro fica entre 38º e 39ºC. A apresentação acima desse valor pode ser um quadro de febre canina. É importante ficar atento, principalmente quando a temperatura está acima de 41ºC, que é quando a febre de cachorro pode começar a afetar os órgãos do animal.

Cachorro com febre: sintomas

Além do aumento da temperatura, o cachorro com febre apresenta outros sinais associados, já que nem sempre corpo mais quente que o normal é um sintoma de febre. Por isso é importante estar atento aos seguintes sinais em conjunto do aumento de temperatura:

  • apatia
  • vômito
  • tremores
  • falta de apetite
  • diarreia
  • ingestão de água em excesso
  • sonolência

Além disso, é normal que o cachorro com febre fique com orelhas, patas e focinhos mais quentes que o normal, mas como já dito, somente a medição com o termômetro vai confirmar o quadro.


Temperatura: cachorro precisa de cuidados no frio, assim como no calor
Temperatura: cachorro precisa de cuidados no frio, assim como no calor

Cachorro com febre: o que pode ser?

A febre em si não é uma doença e sim uma reação do organismo do cachorro a algum problema. Ou seja, a febre vai avisar que o corpo do animal está tentando combater algum agente infeccioso. O cachorro costuma apresentar febre quando está sofrendo por alguma infecção no corpo provocada por vírus, bactérias ou fungos. Entre as doenças que podem deixar o cachorro com febre estão as otites, problemas dentários, intoxicações e infecções urinárias.

Temperatura: cachorro pode ter hipotermia?

Os cães também podem sentir frio e os tutores precisam tomar alguns cuidados no inverno. Quedas bruscas de temperatura do corpo do animal podem levá-lo a um quadro de hipotermia e baixar sua imunidade. Por isso, fique sempre atento também a baixa de temperatura do cachorro. O ideal é que o cachorro seja mantido em ambientes internos nos dias frios, com roupas, caminhas e cobertas à disposição para que ele consiga se aquecer.

Seja no calor intenso ou frio excessivo, esteja sempre mantendo seu pet em um local seguro e adequado para que ele não sofra com os efeitos do clima. A hidratação é muito importante e ajuda manter a temperatura estável tanto em dias quentes como frios. 

Redação: Hyago Bandeira