Grande, peludo e extremamente dócil, o Terra Nova é um cão com dedicação de sobra para se tornar o amor da sua vida. De origem canadense, essa raça de cachorro gigante é bastante apegada aos tutores e, por isso, não perde uma oportunidade de interagir com os seus humanos. Por essas e outras, o cachorro Terra Nova é um grande candidato a conquistar o coração de quem busca uma companhia canina. Embora não seja tão comum em terras brasileiras, saber como lidar com a raça é fundamental para quem tem sonha em dar as boas-vindas a esse gigante gentil em casa. Pensando nisso, reunimos as principais características físicas e comportamentais do cachorro da raça Terra Nova.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O porte grande e compacto é uma das principais características físicas do Terra Nova

Conhecido pelo seu corpo grande e forte, o cachorro Terra Nova pode chegar a 70 centímetros de altura e pesar 80 kg, sendo a fêmea sempre menor do que o macho. Por isso, quem pensa em adotar um cachorro da raça deve ter em mente que seu porte gigante requer alguns cuidados para educar e até mesmo controlar o animal. Quanto às características físicas, o Terra Nova possui o corpo comprido e o peitoral largo e profundo. A cabeça do animal é compacta e as orelhas são compridas, sendo bem separadas entre si e caídas em forma de “V”. A pelagem do cachorro da raça Terra Nova é dupla, densa e bem longa, podendo ser de três formas: preto, bicolor (branco e preto) ou castanho.

 

cachorro terra nova

Terra Nova: cachorro é dócil, apegado e carinhoso

 

Embora o porte grande e impactante do Terra Nova possa assustar, o cão da raça é extremamente carinhoso e dócil com os humanos. Justamente por isso, ele é a escolha certa para as famílias que buscam um grande companheiro, especialmente aquelas com crianças, já que o cachorro Terra Nova também é conhecido pela sua paciência e gentileza com os pequenos. Ainda assim, o seu instinto protetor e territorialista pode fazer com que ele fique um pouco desconfiado na presença de estranhos, o que pode ser resolvido com o adestramento e a socialização desde os primeiros meses de vida do animal.  

Outro ponto forte da personalidade desse cãozinho é a sua inteligência. Ocupando uma posição significativa no ranking de cachorros mais inteligentes do mundo, o Terra Nova compreende e grava os comandos básicos rapidamente, facilitando (e muito!) o processo de treinamento. Além disso, por ser um cachorro muito fiel ao seu dono, ele faz o possível para obedecer as ordens da melhor maneira. 

Apesar de gigante, Terra Nova precisa de exercícios moderados

Diferente dos outros cachorros de porte grande, o Terra Nova não precisa de uma rotina que inclua atividades físicas intensas. Na verdade, o cão desta raça é suscetível a algumas doenças genéticas, como displasia do quadril e torção gástrica, que exigem cuidados redobrados. Os exercícios físicos devem ocorrer de maneira moderada e controlada. Sendo assim, o ideal é que o tutor invista em caminhadas leves. O parque para cachorro, por exemplo, pode ser um ótimo lugar para o seu amigo se divertir um pouco sem exagerar. Além disso, as brincadeiras que envolvem água também são boas apostas, já o Terra Nova é um ótimo nadador. 

Redação: Úrsula Gomes