O tapete higiênico para cachorro é um dos acessórios que não podem faltar na casa de quem tem um pet. Embora muitos tutores possam considerar o jornal para recolher as necessidades dos cães uma boa opção, os tapetinhos são feitos com um material muito mais adequado para absorver o xixi de cachorro e amenizar o mau cheiro. Mas e quando falamos de animais machos? Será que existe tapete higiênico para cachorro macho que levanta a perna? Como escolher o melhor banheirinho para o seu dog? A seguir, tiramos todas essas dúvidas e explicamos como usar os tapetes da forma certa.

Tapete higiênico para cachorro macho: quais são as opções e como escolher?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O tapete higiênico para cães pode ser encontrado em duas versões diferentes: o tapete lavável e o tapete descartável. Ambos são indicados para animais machos e fêmeas, sendo que a grande diferença entre eles é que um é mais sustentável do que o outro. Ou seja, se você preza pelo meio ambiente e quer contribuir com menos descarte de lixo, o tapete higiênico para cachorro lavável é a opção certa.

Como o próprio nome sugere, ele pode ser lavado após o seu uso e o ideal é que o animal tenha pelo menos três ou quatro tapetinhos para alternar enquanto os outros estão sendo lavados.

Já o tapete higiênico para cachorro descartável é uma alternativa indicada para quem leva uma vida mais corrida e busca maior praticidade na hora de limpar o banheirinho do animal. Para completar, alguns de seus modelos têm adesivos para serem grudados no chão e nas paredes, ideal para os machinhos que levantam a pata.

Por que o cachorro macho levanta a perna para urinar?

Ao levantarem a perna, os cães machos querem deixar sua "marca" naquele lugar. Os jatos de urina são mais intensos quando são despejados na vertical e, dessa forma, o cheiro de xixi do cachorro fica na altura do focinho de outros cães. Ou seja, é basicamente como se o pet estivesse marcando território para não passar despercebido por outros animais. Isso facilita o processo de comunicação entre eles, mas não é um comportamento inato: o cachorro castrado levanta a perna para fazer xixi apenas se ele já tiver aprendido a levantar a pata para urinar antes. Se a castração anteceder esse período, ele tende a urinar sentado.

Como usar o tapete higiênico para cachorros machos?

Existe uma maneira segura de “montar” o banheiro do seu pet, mesmo que ele seja um cachorro macho que levanta a perna na hora de urinar. Dessa forma, não importa se é um tapete higiênico lavável para cachorros ou descartável: o processo é basicamente o mesmo e consiste em colar metade do tapete na parede, e metade do tapete no piso.

No caso de um tapetinho descartável, como já foi dito, há modelos que já vêm com um adesivo que facilita na hora de colar na parede. Já no caso do tapete higiênico para cachorro lavável, você pode fazer isso com o auxílio de uma fita adesiva. Lembre-se também de comprar um tapetinho grande o suficiente para conseguir anexar parte na parede e parte no piso ao mesmo tempo. Ah, e se você lida com um cachorro fazendo xixi no lugar errado, não esqueça de oferecer recompensas durante o treinamento.


O cachorro macho levanta a pata na hora de fazer xixi pra marcar território
O cachorro macho levanta a pata na hora de fazer xixi pra marcar território

Cuidados importantes com o tapete higiênico para cães

Antes de tudo, é importante definir um espaço adequado para servir como banheiro de cachorro. Uma dica importante é evitar lugares muito tumultuados para garantir a privacidade do pet. Além disso, ele não pode estar próximo de onde o cachorro dorme ou realiza as refeições por uma questão de higiene. O sanitário tapete higiênico para cachorro macho pode ser colocado na área de serviço, por exemplo.

Também é importante ter em mente que, mesmo que os tapetes sejam feitos com um material absorvente, o ideal é trocá-los todos os dias. Afinal, ninguém merece ter que usar um banheiro sujo e assim você garante que o espaço esteja sempre pronto para atender às necessidades do seu amigo.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes