Quem mora em apartamento tem a preocupação em criar o local adequado para o cachorro fazer xixi e cocô. O passeio também é importante para que o cão faça suas necessidades fora de casa, mas é primordial condicionar seu pet desde filhote a fazer no lugar correto. Para delimitar o banheiro do seu cachorro, você tem duas opções: usar o tapete higiênico ou forrar o chão com jornal. As duas opções cumprem bem o papel, mas cada uma delas têm vantagens e desvantagens. Para não restar dúvidas, veja abaixo o que cada uma oferece!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Tapete higiênico para cachorro: o que é e como usar?

O tapete higiênico tem a tecnologia muito parecida com a de uma fralda descartável de bebê: alto poder de absorção de líquidos e uma camada plástica protetora que impede vazamentos. A maior vantagem do uso do tapete é que existem diversas opções de tamanho e ele aguenta uma quantidade relativamente alta de líquido, podendo trocá-lo a cada 2 dias para cada cachorro.

Outra vantagem é que o acessório impede mau cheiro no ambiente e é esteticamente mais apresentável, principalmente para quem não tem uma área de serviço que pode ser usada pelo cachorro. Mas como nem tudo é perfeito, com o tapete higiênico não seria diferente: o acessório não é tão econômico e o preço varia de R$50 a R$80 o pacote com 30 unidades.

Como usar jornal para o cachorro fazer xixi?

Outra maneira antiga de delimitar o local das necessidades básicas dos cachorros é o uso de jornal. A maior vantagem dessa escolha é o preço: o valor é muito menor do que o tapete higiênico. Entretanto, o jornal não tem a mesma absorção que o acessório, então é preciso usar uma boa quantidade de folhas para o xixi não transferir para o chão.

A escolha entre o tapete higiênico e o jornal vai de cada dono e o método de ensino para o cachorro fazer xixi e cocô no lugar certo vale para ambos. A prioridade é saúde do seu cão e, neste caso, com o tapete higiênico é mais fácil ver se a cor da urina apresenta alguma alteração.

Como ensinar o cachorro a usar o tapete higiênico ou jornal?

cachorro fazendo xixi no tapete higiênico para cachorro

É sempre mais fácil ensinar cachorros a usarem o tapete higiênico ou jornal quando ainda são filhotes, mas isso não significa que depois de crescidos eles não possam aprender. As dicas  a seguir servem tanto para filhotes quanto para os cães adultos.

 

Dica 1: perceber sinais de quando o cachorro quer fazer xixi ou coco e levá-lo até o local - mesmo que seja no colo.

Dica 2: presentear o cachorro com petiscos sempre que ele acertar o lugar

Dica 3: se ainda for filhote, delimite uma área maior para as necessidades, assim fica mais fácil de acertar.

Como tirar cheiro de xixi de cachorro no sofá: imprevistos acontecem 

Durante o processo de ensinar seu cachorro a usar corretamente o tapete higiênico ou o jornal, alguns imprevistos podem acontecer e pet acabar fazendo xixi no sofá ou na cama - atitudes comuns de filhotes, já que eles não têm controle sobre o organismo ainda. Mas calma! Temos uma solução prática e rápida para limpar a sujeira!

Receita para tirar cheiro de xixi de cachorro no sofá

  1. 500 ml de água;

  2. 100 ml de vinagre de álcool; 

  3. 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;  

  4. 50 ml de álcool;

  5. 1 colher de chá de amaciante de roupa. 

Misture tudo em um recipiente com borrifador. Aplique no local duas vezes com um espaço de 30 minutos. Não precisa esfregar, mas pode retirar o excesso com um pano úmido. 

Tapete gelado para cães: não confunda o acessório com tapete higiênico

Cuidado para não confundir tapete gelado para cães com tapete higiênico! O tapete gelado foi feito para cachorros que moram em locais muito quentes. Como os cães não têm mecanismo de transpiração igual ao dos humanos, o tapete gelado é uma ótima opção para manter a temperatura corporal dos bichinhos em em dias de alta temperatura.

Redação: Mariana Almeida