close
xixi

Tapete higiênico para cachorro: como fazer o filhote parar de rasgar e deitar no acessório?

Atualizado · 06 de abril de 2022 · 18h05

Publicado · 06/04/2022 · 18h05

O tapete higiênico para cachorro serve para fazer as necessidades, mas alguns gostam de usá-lo para outros fins
O tapete higiênico para cachorro serve para fazer as necessidades, mas alguns gostam de usá-lo para outros fins

tapete higiênico para cachorro é um um acessório super útil na rotina. Com diversos tamanhos, ele absorve muito bem o xixi do cachorro e impede que vaze no chão. Assim como o tapete higiênico lavável, a versão descartável se tornou indispensável na casa de pets que não fazem as necessidades na rua. Porém, apesar de servir como um banheirinho, alguns pets, principalmente filhotes, acabam usando o acessório para outras finalidades. Existem casos de cãezinhos que deitam no tapete higiênico para pet em vez de usar a caminha ou então acham que é brinquedo e rasga tudo. Se algum desses é o seu caso, confira dicas de como educar o cachorro no tapete higiênico e evitar esses comportamentos.

Rasgar o tapete higiênico para cães revela comportamento destrutivo

Se o cachorrinho não está recebendo estímulos suficientes dentro de casa, fica muito sozinho, sente ansiedade ou está entediado, a consequência mais comum é o aparecimento de comportamentos destrutivos. Às vezes ele destrói um sofá, arranha móveis ou então destroça qualquer coisa - como o tapete higiênico para cães. O animal agindo dessa maneira é um sinal de que algo está incomodando a ponto de fazê-lo destruir tudo que vê pela frente como forma de extravasar ou chamar atenção. Em alguns casos, podemos ver até mesmo o cachorro comendo tapete higiênico ou o arrastando por todo canto. 

Meu cachorro deita no tapete higiênico: o pet pode não estar adaptado a caminha

O tapete higiênico para cães é o local onde ele faz suas necessidades. Portanto, deitar ali não é nada higiênico. Esse comportamento pode ser um sinal de que o filhote de cachorro não se acostumou com sua caminha. Ele deita no tapete higiênico para pet por se sentir mais confortável ali. Outra possibilidade é que ele ainda não entendeu a diferença entre o tapete higiênico para cachorro (lavável ou descartável) e a caminha, ficando assim confuso e achando que ali realmente é um lugar para descansar. O problema é que os cães não têm o hábito de dormir e fazer as necessidades em locais próximos. Por isso, com o tempo, o tapete higiênico para cachorro vai perder sua função.

Cuide do emocional do cachorro para evitar que ele rasgue o tapete higiênico

O cachorro que rasga o acessório que deveria usar para fazer as necessidades é um sinal de comportamento destrutivo. Por isso, a melhor forma de como ensinar o cachorro a usar o tapete higiênico sem rasgar é cuidar da origem do problema. Brinquedos interativos para cães são uma ótima solução, pois estimulam e divertem ao mesmo tempo, evitando ansiedade e estresse. Se você tem um cachorro comendo tapete higiênico, invista em mordedores para cães. Eles também são muito úteis durante a época de troca da dentição canina, quando os filhotinhos querem morder tudo.

Uma boa dica na hora de como educar o cachorro no tapete higiênico é colar o acessório no chão com uma fita adesiva resistente. Assim, mesmo que ele tente rasgar ou arrastar, não terá sucesso e vai acabar desistindo de destruir o tapete higiênico para cães.

Se mesmo assim ele não parar com o comportamento, vale a pena chamar um adestrador para corrigir o problema. E a principal dica: jamais grite ou bata no cachorro quando ele rasgar o tapetinho, apenas reprima em um tom mais firme no exato momento e jogue os pedaços no lixo.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Rasgar o tapete higiênico para cães pode ser sinal de estrese e ansiedade
    Rasgar o tapete higiênico para cães pode ser sinal de estrese e ansiedade

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    Como ensinar o cachorro a usar o tapete higiênico sem deitar?

    Como o tapete higiênico para cachorro está sendo usado como uma cama, a melhor forma de impedir que o pet deite lá é ensinando-o a dormir na cama dele - e a fase de filhote é a melhor para isso. É essencial escolher um modelo de cama para cachorro adequado. Já que o animal está optando pelo tapete higiênico dormir, talvez ele prefira opções com formato mais parecido, como um colchonete. Outra causa pode ser o calor: para isso, a dica é investir em um tapete gelado para cachorro.

    O lugar de dormir deve ser afastado do banheiro, mas nesse caso pode ser uma boa ideia deixar a cama um pouco mais perto do tapete até ele se acostumar. Assim, sempre que vir que ele vai se deitar no tapete, você o direciona até a cama, atraindo-o com brinquedos e petiscos e recompensando sempre que acertar. Conforme ele for parando de usar o tapete higiênico para cachorro para deitar, comece a afastar a cama do local do banheiro.

    Como fazer o cachorro fazer as necessidades no tapete higiênico? Veja algumas dicas 

    Além de ensinar a não destruir ou deitar no tapete higiênico para cães você terá mais um trabalho: aprender como ensinar o cachorro a usar o tapete higiênico. É muito importante que o animal tenha noção de que aquele local foi feito para o xixi e quanto mais cedo ele aprender, melhor. 

    O primeiro passo de como fazer o cachorro fazer as necessidades no tapete higiênico é atraí-lo na hora do xixi. Depois de comer ou beber água, leve-o até o tapete, pois é nesse momento que o cão costuma sentir mais vontade de ir ao banheiro. Use brinquedos e petiscos que chamem sua atenção até o tapetinho

    Durante o processo de como fazer o cachorro mijar no tapete é fundamental estimular e fazer com que ele se sinta à vontade. Por isso, sempre o recompense ao acertar, pois é uma forma de parabenizar o cachorro e ainda fazer com que ele veja o acessório como algo positivo. Jamais brigue com o cãozinho, pois isso só vai fazê-lo resistir ainda mais a usar o tapete. 

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Cocô de gato: o que indica sobre a saúde do pet e muito mais

    Próxima matéria

    Cocô de gato: o que indica sobre a saúde do pet e muito mais

    Tapete higiênico para cães: tudo o que você precisa saber sobre o acessório
    Cuidados

    Tapete higiênico para cães: tudo o que você precisa saber sobre o acessório

    O tapete higiênico para cachorro é um acessório que surgiu para facilitar a vida dos tutores. Para lidar com a sujeira e mau cheiro na casa, o tapete higiênico pet se tornará um grande aliado daqueles que cuidam de cães. O acessório colabora com a higiene não só da casa, como também do doguinho. Mas apesar de apresentar comodidade para os pais de pets, ainda existem muitas dúvidas sobre o uso do tapete higiênico. Para sanar todas elas, o Patas da Casa reuniu todas as informações importantes sobre este acessório. Confira abaixo!

    Jornal ou tapete higiênico? Descubra qual é a melhor opção para o banheiro do seu cachorro!
    xixi

    Jornal ou tapete higiênico? Descubra qual é a melhor opção para o banheiro do seu cachorro!

    Um dos momentos que mais causam dúvidas em donos de cachorros de primeira viagem, com certeza, é em relação ao banheirinho do animal. Afinal de contas, qual é a melhor opção: jornal ou tapete higiênico? Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no jornal ou no tapete depois que a opção ideal for escolhida? A fase de adaptação — que pode acontecer tanto quando o animal é filhote, quanto na fase adulta — é cheia de detalhes e truques que vão fazer a sua convivência com o cachorro ser cada vez mais simples e tranquila. Dá uma olhada nessas dicas aqui embaixo para fazer a melhor escolha!

    Tapete higiênico para cachorro ou jornal: qual a melhor opção para seu pet?
    xixi

    Tapete higiênico para cachorro ou jornal: qual a melhor opção para seu pet?

    Quem mora em apartamento tem a preocupação em criar o local adequado para o cachorro fazer xixi e cocô. O passeio também é importante para que o cão faça suas necessidades fora de casa, mas é primordial condicionar seu pet desde filhote a fazer no lugar correto. Para delimitar o banheiro do seu cachorro, você tem duas opções: usar o tapete higiênico ou forrar o chão com jornal. As duas opções cumprem bem o papel, mas cada uma delas têm vantagens e desvantagens. Para não restar dúvidas, veja abaixo o que cada uma oferece!

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios
    Cuidados

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios

    Ninguém pode negar: manter uma boa rotina é fundamental para saúde física e mental do ser humano. Mas, além de você, existe outro serzinho que precisa de hábitos diários para garantir um bom funcionamento do seu organismo: o seu cachorro. Ao contrário do que muitos tutores pensam, os cães são animais de rotina e, por isso, mudanças repentinas nos horários podem deixá-los estressados e, até mesmo, depressivos. O horário de passear com cachorro, por exemplo, é um dos que mais impactam o seu bichinho e deve ser o mesmo todos os dias. Para te ajudar nessa e em outras tarefas que envolvem a rotina do seu cãozinho, o Patas da Casa reuniu algumas dicas sobre o assunto. Dá uma olhada!

    Ver Todas >

    Fralda para gato com incontinência urinária: como usar?
    Cuidados dos animais

    Fralda para gato com incontinência urinária: como usar?

    Gatos são animais super limpinhos. A maioria deles se adapta bem à caixa de areia para fazerem suas necessidades e gostam desse ritual. Porém, por causa de questões relacionadas à saúde, como incontinência urinária, gatos acabam precisando usar fralda. Imagine o ta

    Conheça 8 plantas que gatos podem comer!
    Cuidados dos animais

    Conheça 8 plantas que gatos podem comer!

    Os gateiros devem ter um cuidado enorme com a escolha de flores para decorar a casa, principalmente porque existem várias plantas tóxicas para gatos, como é o caso da hera, lírio e espada-de-são-jorge. Mas, ao contrário destas espécies “perigosas”, também existem plantas que gatos podem comer e que são completamente seguras, sem chances de provocar mal estar ou intoxicar os felinos.

    Como construir um canil para cachorro adequado?
    Cuidados dos animais

    Como construir um canil para cachorro adequado?

    Quando falamos de canil para cachorro, o primeiro lugar que nos vem à mente são os abrigos para animais. Porém, canil para cachorro também é o nome dado a um cantinho feito especialmente para seu pet se divertir em uma área externa. Essa é a melhor solução para quem não pode deixar o doguinho dentro de casa ou quer oferecer um cantinho para ele no quintal. Qualquer cão se beneficia desse modelo de casinha para cachorro - grande, pequeno, de raça ou vira-lata. 

    Pata de cachorro: veja como amenizar o cheiro de
    Cuidados dos animais

    Pata de cachorro: veja como amenizar o cheiro de "chulé" do seu cãozinho

    Existem diferentes causas para o chulé em cachorro mas, seja qual for o motivo, o cheiro de “salgadinho” na pata de cachorro pode incomodar bastante quem vive com o pet. Muitos tutores não sabem o que fazer quando o cachorro tem chulé, mas a verdade é que o problema pode ser amenizado de maneiras mais simples do que você imagina. O Patas da Casa te explica como limpar pata de cachorro corretamente e dá dicas de produtos (como o hidratante para patas de cachorro) que vão ajudar - e muito - a acabar com o odor. Confira!

    Ver Todas >