tapete higiênico para cachorro é um um acessório super útil na rotina. Com diversos tamanhos, ele absorve muito bem o xixi do cachorro e impede que vaze no chão. Assim como o tapete higiênico lavável, a versão descartável se tornou indispensável na casa de pets que não fazem as necessidades na rua. Porém, apesar de servir como um banheirinho, alguns pets, principalmente filhotes, acabam usando o acessório para outras finalidades. Existem casos de cãezinhos que deitam no tapete higiênico para pet em vez de usar a caminha ou então acham que é brinquedo e rasga tudo. Se algum desses é o seu caso, confira dicas de como educar o cachorro no tapete higiênico e evitar esses comportamentos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Rasgar o tapete higiênico para cães revela comportamento destrutivo

Se o cachorrinho não está recebendo estímulos suficientes dentro de casa, fica muito sozinho, sente ansiedade ou está entediado, a consequência mais comum é o aparecimento de comportamentos destrutivos. Às vezes ele destrói um sofá, arranha móveis ou então destroça qualquer coisa - como o tapete higiênico para cães. O animal agindo dessa maneira é um sinal de que algo está incomodando a ponto de fazê-lo destruir tudo que vê pela frente como forma de extravasar ou chamar atenção. Em alguns casos, podemos ver até mesmo o cachorro comendo tapete higiênico ou o arrastando por todo canto. 

Meu cachorro deita no tapete higiênico: o pet pode não estar adaptado a caminha

O tapete higiênico para cães é o local onde ele faz suas necessidades. Portanto, deitar ali não é nada higiênico. Esse comportamento pode ser um sinal de que o filhote de cachorro não se acostumou com sua caminha. Ele deita no tapete higiênico para pet por se sentir mais confortável ali. Outra possibilidade é que ele ainda não entendeu a diferença entre o tapete higiênico para cachorro (lavável ou descartável) e a caminha, ficando assim confuso e achando que ali realmente é um lugar para descansar. O problema é que os cães não têm o hábito de dormir e fazer as necessidades em locais próximos. Por isso, com o tempo, o tapete higiênico para cachorro vai perder sua função.

Cuide do emocional do cachorro para evitar que ele rasgue o tapete higiênico

O cachorro que rasga o acessório que deveria usar para fazer as necessidades é um sinal de comportamento destrutivo. Por isso, a melhor forma de como ensinar o cachorro a usar o tapete higiênico sem rasgar é cuidar da origem do problema. Brinquedos interativos para cães são uma ótima solução, pois estimulam e divertem ao mesmo tempo, evitando ansiedade e estresse. Se você tem um cachorro comendo tapete higiênico, invista em mordedores para cães. Eles também são muito úteis durante a época de troca da dentição canina, quando os filhotinhos querem morder tudo.

Uma boa dica na hora de como educar o cachorro no tapete higiênico é colar o acessório no chão com uma fita adesiva resistente. Assim, mesmo que ele tente rasgar ou arrastar, não terá sucesso e vai acabar desistindo de destruir o tapete higiênico para cães.

Se mesmo assim ele não parar com o comportamento, vale a pena chamar um adestrador para corrigir o problema. E a principal dica: jamais grite ou bata no cachorro quando ele rasgar o tapetinho, apenas reprima em um tom mais firme no exato momento e jogue os pedaços no lixo.

cão mordendo tapete higiênico para cachorro

 

Como ensinar o cachorro a usar o tapete higiênico sem deitar?

 

Como o tapete higiênico para cachorro está sendo usado como uma cama, a melhor forma de impedir que o pet deite lá é ensinando-o a dormir na cama dele - e a fase de filhote é a melhor para isso. É essencial escolher um modelo de cama para cachorro adequado. Já que o animal está optando pelo tapete higiênico dormir, talvez ele prefira opções com formato mais parecido, como um colchonete. Outra causa pode ser o calor: para isso, a dica é investir em um tapete gelado para cachorro.

O lugar de dormir deve ser afastado do banheiro, mas nesse caso pode ser uma boa ideia deixar a cama um pouco mais perto do tapete até ele se acostumar. Assim, sempre que vir que ele vai se deitar no tapete, você o direciona até a cama, atraindo-o com brinquedos e petiscos e recompensando sempre que acertar. Conforme ele for parando de usar o tapete higiênico para cachorro para deitar, comece a afastar a cama do local do banheiro.

Como fazer o cachorro fazer as necessidades no tapete higiênico? Veja algumas dicas 

Além de ensinar a não destruir ou deitar no tapete higiênico para cães você terá mais um trabalho: aprender como ensinar o cachorro a usar o tapete higiênico. É muito importante que o animal tenha noção de que aquele local foi feito para o xixi e quanto mais cedo ele aprender, melhor. 

O primeiro passo de como fazer o cachorro fazer as necessidades no tapete higiênico é atraí-lo na hora do xixi. Depois de comer ou beber água, leve-o até o tapete, pois é nesse momento que o cão costuma sentir mais vontade de ir ao banheiro. Use brinquedos e petiscos que chamem sua atenção até o tapetinho

Durante o processo de como fazer o cachorro mijar no tapete é fundamental estimular e fazer com que ele se sinta à vontade. Por isso, sempre o recompense ao acertar, pois é uma forma de parabenizar o cachorro e ainda fazer com que ele veja o acessório como algo positivo. Jamais brigue com o cãozinho, pois isso só vai fazê-lo resistir ainda mais a usar o tapete. 

Redação: Maria Luísa Pimenta