Saber fazer soro caseiro para cachorro pode te ajudar bastante nas situações em que seu cãozinho fica doente. Especialmente utilizado nos casos de cachorro desidratado, o soro para cachorro ajuda a repor líquidos que estão em falta no corpo do animal, seja por conta de diarreia, calor em excesso ou alguma alteração de saúde que leve ao quadro de desidratação. Porém, é importante saber exatamente em quais casos você pode dar soro caseiro para cachorro e, principalmente, se o animal precisa realmente do líquido. O Patas da Casa te explica tudo isso, além de ensinar como fazer soro caseiro para cachorro de maneira bem fácil e rápida. Confira!
Soro caseiro para cachorros é super indicado em casos de desidratação
O soro para cachorro é uma solução capaz de regular a quantidade de água e sais minerais presentes no corpo de um animal, ideal para aqueles que estejam liberando mais líquido do que repondo. O cachorro desidratado fica com um déficit de líquidos e sais essenciais, o que acaba desregulando o bom funcionamento do organismo e comprometendo a saúde do pet. O papel do soro caseiro para cachorro é justamente repor esses nutrientes que estão em falta. Por isso, você pode dar soro caseiro para cachorro desidratado sem problemas.
Soro para cachorro desidratado: saiba como reconhecer um cão nessa condição
Antes de saber como fazer soro caseiro para cachorro, é importante reconhecer um cão desidratado. É comum que o cachorro no calor e após atividades intensas perca mais água. Nessas situações, o ideal é oferecer bastante água e deixar o animal em locais arejados. Porém, além da insolação e excesso de exercícios, o cachorro desidratado pode ser sinal de problemas de saúde como doenças renais, endócrinas (como diabetes), febre e queimaduras. Preste atenção se o cachorro apresenta perda de peso, gengiva seca, falta de apetite, respiração ofegante e batimentos acelerados. Esses são os principais sinais de desidratação.
As causas mais frequentes de desidratação são diarreia e vômito, situações em que o organismo do animal perde muita água. Assim, uma dúvida muito comum é se pode oferecer soro caseiro para cachorro com diarreia. Isso depende da causa. Você pode usar soro caseiro para cachorro com diarreia se ela for o único sintoma. Após comer um alimento proibido para cachorro ou muito gorduroso sem estar acostumado, a diarreia é comum. Nesses casos, você pode dar soro caseiro para cachorro com diarreia como forma de ajudar a repor o líquido perdido. Porém, se perceber outros sintomas associados, como até mesmo o vômito, não hesite em correr para um veterinário, pois a causa pode ser mais complicada e precisar de outro tratamento mais específico.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães.
Como fazer soro caseiro para cachorro? A receita é prática e com ingredientes acessíveis
O soro caseiro para cachorro é muito fácil de ser feito e funciona da mesma maneira que aqueles prontos encontrados nas prateleiras de farmácias. Para saber como fazer soro caseiro para cachorro, siga as instruções:
- 1) Ferva 1 litro de água filtrada até que ela entre em ebulição
- 2) Desligue o fogo e coloque a água em um recipiente que seja, de preferência, de vidro (não use plástico)
- 3) Adicione 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de sal e ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
- 4) Misture bem e espere esfriar para oferecer ao cachorro
Viu como fazer soro caseiro para cachorro é fácil? A solução pode ficar armazenada na geladeira por até 24 horas e ser oferecida no lugar da água sem problemas. Apenas atente-se às medidas, para não exagerar e nem falta nada.
Como dar soro para cachorro: quantidade precisa ser ideal para o tamanho do animal
Agora que você já sabe como fazer soro caseiro para cachorro, vem outra dúvida: como dar soro para cachorro? Como essa solução substituirá a água, você pode simplesmente colocá-la no pote de água do cão para que ele possa bebê-la. Outra ideia de como dar soro para cachorro é colocar em uma colher ou seringa e ir oferecendo aos poucos na boca do animal. Uma coisa que se deve prestar atenção ao dar soro caseiro para cachorro é a quantidade. Um cachorro filhote, por exemplo, necessita apenas de 3 colheres de sopa de soro caseiro para cachorro. Para os cachorros pequenos de até 2,5Kg, basta 4 a 5 colheres. Já para os maiores, você pode seguir a proporção de ¼ de xícara de soro caseiro para cachorro para cada 2,5 Kg do peso do seu animal.
Redação: Maria Luísa Pimenta
