Os gatos são animais que utilizam suas patas para diversas atividades: brincar, pegar um petisco, abrir portas e até “cutucar” o tutor para receber um carinho. Mas você sabia que eles podem ter uma patinha dominante, que é mais usada para essas funções? Pois é, isso não é apenas uma impressão dos tutores: cientistas descobriram que os felinos podem ser canhotos ou destros assim como nós, humanos.
Diferentes estudos focados em comportamento animal observaram que os gatos demonstram consistência no uso da pata direita ou esquerda quando vão brincar, se apoiar, alcançar comida ou até mesmo se equilibrar. E tem mais: boa parte das pesquisas sugerem até que existe uma diferença entre gatos machos e fêmeas nesse quesito. Vamos entender melhor a seguir!
Gatos podem ser destros ou canhotos, segundo a ciência
Um estudo realizado em 2019 na Alemanha concluiu que quase 80% dos gatos avaliados tinham preferência pela pata esquerda ou direita na hora de realizar certas atividades. Esse achado reforçou as descobertas feitas previamente por outros cientistas, em 1990, que já indicavam que os gatos, em sua grande maioria, não são animais ambidestros, ou seja, eles têm uma única patinha dominante.

O mais interessante é que os animais que têm uma pata “favorita” também tiveram um desempenho melhor em resolver problemas (como abrir tampas, por exemplo), segundo esses estudos. Portanto, esse pequeno detalhe no funcionamento do seu gatinho pode fazer diferença para que ele consiga exercer diversas tarefas no dia a dia.
Outro dado curioso observado por cientistas que analisaram a lateralidade dos gatos, em um estudo realizado na Irlanda do Norte, descobriu também que algumas raças podem ser mais ou menos ambidestras do que outras. De acordo com as descobertas, os gatos Persas mostraram menor lateralidade (são mais ambilaterais), enquanto os Bengals parecem ter preferência consistente pela pata esquerda. É ou não é interessante?
Diferença na lateralidade das patas entre machos e fêmeas
Além de revelar que os gatos têm, de fato, uma patinha dominante, praticamente todos os estudos que fizeram essa análise também descobriram que há uma diferença bem clara entre machos e fêmeas nesse ponto. Enquanto os machos costumam ser mais canhotos (usam a pata esquerda), as fêmeas tendem a ser destras (usam mais a pata direita).
Aqui, vale destacar que cada gato é único e alguns podem “fugir” da regra, independentemente de raça ou sexo. No entanto, saber qual é a pata preferida do seu bichano não é só uma curiosidade divertida. Isso também pode trazer pistas sobre sua forma de explorar o mundo e até servir como alerta para mudanças de comportamento do gato, caso ele deixe de usar a pata que mais gosta.
E como é possível descobrir se seu gato é canhoto, destro ou ambidestro? Basta observar qual pata ele usa primeiro para descer de um sofá ou subir em algum lugar; qual pata ele coloca dentro do pote para “pescar” ração ou petiscos; ou qual patinha ele lança para agarrar um brinquedo qualquer. Faça esses testes algumas vezes. Se notar uma repetição clara, pronto: você descobriu a patinha dominante do seu felino!