A maioria dos cachorros domésticos são acostumados a fazer as necessidades apenas na rua. Alguns tutores preferem criar esse hábito com os amiguinhos peludos por questões de higiene e limpeza - e ainda aproveitam para passear com eles. Mas, nesse período de isolamento social e quarentena, muita gente tem se questionado sobre o que fazer com os animais que só fazem xixi e cocô na rua, já que pode ser necessário diminuir ou interromper os passeios por enquanto. Uma alternativa para isso é acostumar seu cão a fazer as necessidades dentro de casa, em um local específico para isso. Para te ajudar, o Patas da Casa conversou com o Max Pablo, passeador e adestrador de cães, que deu 5 dicas para fazer essa adaptação!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1. Tenha paciência com o tempo do seu animal

Como não é possível passear com cachorro nesse momento, é normal que o animal estranhe essa mudança nos primeiros dias e fique segurando o xixi e o cocô. Por isso, é preciso ter paciência com ele. Max Pablo explica: “Se o cachorro nunca fez as necessidades em casa, ele vai prender até sair. Mas, em algum momento ele vai ter que fazer. O bom da quarentena é que os cãezinhos e os donos vão estar confinados, então o grande problema que eles tinham para ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô acabou, já que a supervisão será de 24 horas.”

2. Mantenha o cachorro no local designado

Além disso, é fundamental manter o cachorro no local escolhido para ele fazer as necessidades, especialmente depois das refeições. Assim, ele entende que aquele é o local certo para fazer suas necessidades. “Você precisa manter o cão isolado no local exato que você quer que ele faça xixi, ou perto, e ficar de olho. Em algum momento ele vai ter que fazer, então essa é a forma que a gente usa para ensinar os cachorros a fazer as necessidades”, conta Max.

 

O local destinado às necessidades do cachorro deve ser longe da comida e de onde ele dorme.

O local destinado às necessidades do cachorro deve ser longe da comida e de onde ele dorme.

 

 

3. Use jornal ou tapete higiênico para cachorro

 

Para marcar o local certo para seu amigo peludo fazer as necessidades, é importante usar um tapete higiênico ou jornal velho para cachorro. “Coloque jornal ou tapete higiênico no local que você quer que ele faça xixi ou cocô e monitore o animal. Cada cão tem um tempo exato para fazer suas necessidades e o dono sabe bem disso. Então, deixe ele no local de fazer xixi nesse período”, explica o adestrador. Além de facilitar no adestramento do animal, o jornal ou tapete higiênico facilitam o processo na hora de recolher o cocô de cachorro. 

4. Recompense o animal quando ele fizer as necessidades

Segundo Max Pablo, uma forma muito eficaz de ensinar seu cachorro a fazer xixi e cocô no local certo é recompensá-lo cada vez que ele acertar o local das necessidades. Ele explica: “Quando ele fizer as necessidades, você o recompensa. Pode ser com carinho, pode ser petisco ou brinquedo. Dessa maneira, você está reforçando para o cão que ele tem que fazer xixi e cocô naquele local.” Assim como em outras etapas do adestramento, as recompensas são ótimas ferramentas para reforçar comportamentos positivos. 

5. Escolha um ambiente distante do local de alimentação

O "banheiro do cachorro" precisa estar em um lugar mais tranquilo da casa, como a área de serviço ou um cantinho em que não há muita circulação de pessoas. “O ideal é que você tenha um espaço próprio para isso, que você e as pessoas da casa não circulem muito, por questão de higiene. É bom que seja um espaço com bastante ventilação e que seja do lado oposto do da comida: por natureza, os cães não fazem xixi e cocô perto de onde fazem a refeição ou dormem”, conta o adestrador. 

Redação: Gabrielle Nunes