Adestramento

Seu cachorro morde durante as brincadeiras? Adestrador explica o que motiva esse comportamento e como corrigir

O cachorro mordendo nas brincadeiras pode ser incômodo. Saiba como impor limites ao animal!
O cachorro mordendo nas brincadeiras pode ser incômodo. Saiba como impor limites ao animal!

O seu cachorro morde muito? Ao adotar um cachorro filhote, já esperamos muitas bagunças, dentinhos afiados roendo móveis e até mordidinhas durante as brincadeiras. No entanto, alguns animais de estimação viram adultos e continuam com a mania de morder as pessoas da casa, tanto para brincar como para chamar a atenção. Seja qual for o propósito, as mordiscadas não são nada agradáveis e devem ser corrigidas o quanto antes.

Mas como evitar esse tipo de comportamento canino? Quais são os motivos? São muitas dúvidas que passam pela cabeça dos tutores que têm ferinhas mordedoras em casa. Para saná-las, batemos um papo com o adestrador Renan Berçot , do Rio de Janeiro, que realiza consultorias presenciais e online para transformar um cachorro que morde em um cãozinho exemplar. Confira a entrevista!

Patas da Casa: O cachorro mordendo o dono pode ser apenas uma brincadeira ou indicar outra motivo?

Renan Berçot: Antes de qualquer coisa, é preciso entender qual é o motivo da mordida de cachorro para poder corrigi-las. É super natural um cão morder durante as brincadeiras, inclusive entre eles. Se o animal estiver com algum problema, ele vai demonstrar, não só com mordidas, mas também com a linguagem corporal. Os sinais incluem ficar com o corpo paralisado em sinal de atenção, pupilas dilatadas e lambidas frequentes no próprio focinho. Quando ele começa a se afastar, isso também pode ser um sinal, assim como testa franzida, orelhas voltadas para trás e rosnados.

Porém, nem todo rosnado  de cachorro é ruim; o cão também rosna brincando, por exemplo. Balançar a cauda também nem sempre é um fator de felicidade - se o cachorro está com o corpo todo parado e com o rabo balançando, isso pode indicar que algo não está bem com ele. Ao identificar esses fatores, é importante desenvolver atividades mentais com o cachorro, passear, ir a lugares diferentes... Tudo isso tem potencial para ajudar um cão a suprir suas necessidades e ter uma qualidade de vida melhor. Como consequência, as mordidas e comportamentos ruins podem diminuir.

PC: Atividades físicas podem gastar a energia e diminuir os episódios do cachorro mordendo?

RB: A atividade física tem que ser bem pensada para cada caso, de cão para cão. Mesmo assim ela não é uma garantia de que o animal de estimação pare totalmente com as mordidas durante as brincadeiras. Muita agitação, inclusive, pode até fazer com o que animal morda mais. Por isso, é importante trabalhar o estado emocional do cão e incentivá-lo a ficar mais calmo antes de brincar ou sair de casa. Se um cãozinho costuma ficar muito agitado na hora dos passeios, por exemplo, você deve fazer com que ele se acalme primeiro, evitando que ele reforce o estado de euforia.

PC: Alguns brinquedos para cachorro podem inibir as mordidas durante as brincadeiras?

RB: Muitos brinquedos para cachorro podem ajudar os animais domésticos a pararem de morder as pessoas durante as brincadeiras. Os produtos específicos para roer, como os ossos naturais e de nylon, cascos e chifres de boi e dispensadores de comida podem ajudar o cão a aprender o que pode ou não ser mordido por ele.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Direcione as mordidas de cachorro para um brinquedo!
    Direcione as mordidas de cachorro para um brinquedo!

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    PC: A troca de dentes é um período que pode fazer o cachorro morder mais?

    RB: O filhote de cachorro tem a necessidade de morder, especialmente porque ele sente cócegas na gengiva durante a troca de dentes. Nessa fase, quando ele está aprendendo o que são as mordidas, é importante sempre oferecer brinquedos específicos para esse propósito. Isso ajuda a direcionar as mordidas, evitando que roam móveis ou estraguem outros objetos da casa. Além dos brinquedos que mencionei anteriormente, coisas geladas também ajudam a aliviar o desconforto da gengiva e fazer com o que o cão morda somente o que deve.

    PC: A alimentação do cachorro pode influenciar na diminuição ou no aumento das mordidas?

    RB: No caso de um cachorro mordendo, o que pode ajudar a diminuir esse comportamento é a forma com que você oferece o alimento natural ou ração a ele.  Recursos de alimentação ativa, como dispensers de comida ou outros brinquedos que ele tenha que morder para obter os petiscos, estimulam o cão a trabalhar mentalmente e gastar energia.

    PC: O adestramento feito pelo próprio dono pode evitar a mordida de cachorro?

    RB: Sim, o adestramento feito pelo tutor, com o uso das técnicas adequadas, pode fazer com que o cão pare de morder tudo e todos. De quebra, o treinamento aumenta o vínculo de confiança entre o animal e seu dono. A pessoa pode buscar auxílio de uma aula online, ou mesmo presencial, mas é importante que ela participe ativamente e treine o animal com dedicação. Até mesmo que não tem dinheiro para pagar um profissional pode treinar bem o seu cachorro. Há muita informação útil na internet para ajudar.

    PC: Quando o dono deve identificar que precisa da ajuda de um profissional de adestramento para corrigir o cachorro mordendo?

    RB: O ideal é que os tutores conversem com um especialista em comportamento canino antes de adotar um cachorro. Isso ajuda a entender se eles estão preparados para receber o animal em casa e se realmente é o melhor momento. Ao traçar todo o planejamento, a pessoa terá mais condições de educar o cão de maneira correta. O trabalho de prevenção, portanto, é o melhor caminho; educar o cão antes que ele crie hábitos errados.

    No entanto, se esse cuidado prévio não acontecer, é importante procurar ajuda profissional se o cachorro começar a morder demais ou demonstrar sinais de agressividade e estresse. 

    PC: Dicas gerais que você pode dar para evitar que o cão morda os donos durante as brincadeiras.

    RB: É muito bacana fazer um trabalho de inibição da mordida com o cão ainda novinho. As mordidinhas suaves até podem ser toleradas, mas se ele aplica um pouco mais de força, você deve cessar a brincadeira, falar “ai”, virar as costas e sair. Não precisa necessariamente corrigir o comportamento, focar no erro; basta que o animal entenda que a mordida dele fez a diversão acabar. Em paralelo, durante os momentos de descontração, você pode direcionar as mordidas para os brinquedos. No fim, o mais importante para adestrar seu pet é ter muita dedicação e paciência com ele.

    Redação:  Guilherme Segal

    Gato-de-bengala: quais os comportamentos selvagens que a raça possui?

    Próxima matéria

    Gato-de-bengala: quais os comportamentos selvagens que a raça possui?

    Adestramento

    "Meu cachorro late muito para a porta ou janela": adestradora explica o que você deve fazer para corrigir isso

    Se você tem um amigo de quatro patas em casa, certamente deve saber que lidar com latido de cachorro no dia a dia é algo comum. Acontece que, assim como os humanos, os cachorros possuem uma maneira única de se comunicar e demonstrar uma série de coisas, desde uma dor até saudades, por exemplo. Ainda assim, cachorros latindo muito para a porta ou janela podem gerar um incômodo para você e, principalmente, para os vizinhos. Nesse caso, a melhor solução é entender as razões por trás desse comportam

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Ver Todas >

    Setembro amarelo: 9 coisas que um cachorro ou gato pode fazer para te ajudar a enfrentar a doença
    Comportamento animal

    Setembro amarelo: 9 coisas que um cachorro ou gato pode fazer para te ajudar a enfrentar a doença

    No mês do Setembro Amarelo, as campanhas sobre a prevenção do suicídio ganham um grande destaque. Cuidar da saúde mental é muito importante, e o acompanhamento de médicos e terapeutas são fundamentais para auxiliar no tratamento de depressão. O que poucas pessoas sabem é que, aliado a isso, ter um bichinho de estimação também faz toda a diferença na vida de pessoas que convivem com a doença.

    Gato Munchkin: preço, comportamento e convivência com esse bichano
    Comportamento animal

    Gato Munchkin: preço, comportamento e convivência com esse bichano "rebaixado"

    O gato Munchkin - carinhosamente apelidado de gato “salsicha” - é um dos felinos mais adoráveis que existem. Ele tem pernas curtinhas e um corpo alongado, o que faz com que muitas pessoas se refiram a ele como gato rebaixado ou gato anão. Mas além da aparência inusitada, o que será que esse bichano tem de tão especial? A convivência com o Munchkin com certeza é algo surpreendente.

    5 coisas que o cachorro latindo pode significar
    Comportamento animal

    5 coisas que o cachorro latindo pode significar

    O cachorro latindo é um comportamento mais comum dos que os tutores esperam. Afinal, como todos sabem, os latidos fazem parte da linguagem canina e são uma forma do seu amigo de quatro patas se expressar. Mas você sabia que existem vários tipos de latidos de cachorro, e cada um deles representa uma situação diferente? É importante ficar atento ao comportamento animal, mas também treinar o seu ouvido para conseguir decifrar o verdadeiro significado por trás de um cachorro latindo.

    Como saber se o gato é fêmea?
    Comportamento animal

    Como saber se o gato é fêmea?

    Os tutores de primeira viagem (e até mesmo alguns experientes) sempre ficam confusos na hora de descobrir se filhote de gato é fêmea ou macho. Afinal de contas, como descobrir o sexo do gato? O que é necessário observar para diferenciar um gatinho de uma gatinha? Embora essa seja uma missão um pouco difícil nas primeiras semanas de vida do bichano, basta observar alguns detalhes ara descobrir o sexo do gato.

    Ver Todas >