É praticamente impossível ver um cachorro dormindo e não ficar com o coração quentinho com tanta fofura. Eles adoram se esparramar pelos cantos da casa para tirar o famoso cochilinho, e para quem adora registrar tudo o que o seu amigo de quatro patas faz, a posição que o cachorro dorme até pode render fotos engraçadinhas em alguns casos. Mas como saber que o seu amigo tem um padrão de sono saudável? Um cachorro dormindo muito pode ser sinal de problema? Que fatores podem influenciar nisso? A seguir, desvendamos todas essas questões. Veja só!
Afinal, quantas horas um cachorro dorme por dia?
Essa é uma dúvida que pode passar pela cabeça de muitos tutores, e a verdade é que o padrão de sono do cachorro varia de acordo com a idade dele. Os filhotes, por exemplo, tendem a dormir entre 16 e 18 horas por dia, enquanto na fase adulta o cachorro dorme cerca de 12 a 14 horas por dia. Em ambos os casos, isso não acontece de forma ininterrupta: podem existir vários intervalos entre as sonecas do cãozinho, e é justamente por causa disso que é tão comum encontrar o cachorro dormindo em momentos diferentes do dia - consequentemente, alguns tutores acham que o cachorro dorme demais !
A posição que o cachorro dorme pode refletir como ele se sente em um ambiente
Até mesmo na hora do sono os cães nos surpreendem. Quem convive com um peludinho já deve ter observado que esses animais conseguem encontrar as posições mais inusitadas possíveis na hora de tirar um cochilo. Mas sabia que a forma como o cachorro dorme muitas vezes é um reflexo de como ele se sente? Se o cachorro dorme de barriga para cima, por exemplo, isso quer dizer que o animal se sente confortável e seguro naquele espaço. Já quando eles deitam de barriga para baixo e ficam “enroladinhos”, é porque na verdade eles não estão em um estado profundo de sono: eles querem relaxar, mas ao mesmo tempo estão em estado de alerta.

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Quanto tempo vive um gato?
Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!
Fatores como raça e alimentação influenciam no padrão de sono do cachorro
Você já deve ter reparado que alguns cachorros são mais preguiçosos do que outros, não é mesmo? Isso não é por acaso: a raça é um fator que influencia bastante no sono do seu amigo de quatro patas. Cães como o Pinscher e o Dachshund, por exemplo, são pequenos, mas cheios de energia e dificilmente chegam a dormir 14 horas por dia. Já outras raças de cachorro, como o Pug, Bulldog Inglês e o Basset Hound, são naturalmente mais preguiçosas e sonolentas.
Outro ponto que também merece atenção é quanto a alimentação do animal. Se o cãozinho não tiver uma dieta balanceada e com todos os nutrientes necessários para fornecer a energia que ele precisa, ele fica cansado com mais facilidade e pode acabar dormindo mais do que o normal.
Cachorro dormindo muito: saiba quando isso pode ser indicativo de problema
O sono do seu cãozinho pode revelar muito mais sobre a saúde dele do que você imagina! Por isso, todo tutor deve prestar atenção a quantas horas o cachorro dorme por dia. O animal adulto que dorme muito além das 14 horas diárias precisa de atenção, e, nesse caso, talvez a melhor alternativa seja consultar um veterinário para saber como anda a saúde do seu amigo de quatro patas. Geralmente, quando um cão fica doente ou sofre com problemas como ansiedade e estresse, a qualidade do sono é afetada e pode resultar em um cachorro dormindo demais ou de menos. Esteja sempre atento a outros sintomas que também sirvam como indicativos de doenças.
Redação: Juliana Melo
