É praticamente impossível ver um cachorro dormindo e não ficar com o coração quentinho com tanta fofura. Eles adoram se esparramar pelos cantos da casa para tirar o famoso cochilinho, e para quem adora registrar tudo o que o seu amigo de quatro patas faz, a posição que o cachorro dorme até pode render fotos engraçadinhas em alguns casos. Mas como saber que o seu amigo tem um padrão de sono saudável? Um cachorro dormindo muito pode ser sinal de problema? Que fatores podem influenciar nisso? A seguir, desvendamos todas essas questões. Veja só!

Afinal, quantas horas um cachorro dorme por dia?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Essa é uma dúvida que pode passar pela cabeça de muitos tutores, e a verdade é que o padrão de sono do cachorro varia de acordo com a idade dele. Os filhotes, por exemplo, tendem a dormir entre 16 e 18 horas por dia, enquanto na fase adulta o cachorro dorme cerca de 12 a 14 horas por dia. Em ambos os casos, isso não acontece de forma ininterrupta: podem existir vários intervalos entre as sonecas do cãozinho, e é justamente por causa disso que é tão comum encontrar o cachorro dormindo em momentos diferentes do dia - consequentemente, alguns tutores acham que o cachorro dorme demais !

A posição que o cachorro dorme pode refletir como ele se sente em um ambiente

Até mesmo na hora do sono os cães nos surpreendem. Quem convive com um peludinho já deve ter observado que esses animais conseguem encontrar as posições mais inusitadas possíveis na hora de tirar um cochilo. Mas sabia que a forma como o cachorro dorme muitas vezes é um reflexo de como ele se sente? Se o cachorro dorme de barriga para cima, por exemplo, isso quer dizer que o animal se sente confortável e seguro naquele espaço. Já quando eles deitam de barriga para baixo e ficam “enroladinhos”, é porque na verdade eles não estão em um estado profundo de sono: eles querem relaxar, mas ao mesmo tempo estão em estado de alerta.


Se o cachorro dorme mais do que 14 horas por dia, é importante ter atenção
Se o cachorro dorme mais do que 14 horas por dia, é importante ter atenção

Fatores como raça e alimentação influenciam no padrão de sono do cachorro

Você já deve ter reparado que alguns cachorros são mais preguiçosos do que outros, não é mesmo? Isso não é por acaso: a raça é um fator que influencia bastante no sono do seu amigo de quatro patas. Cães como o Pinscher e o Dachshund, por exemplo, são pequenos, mas cheios de energia e dificilmente chegam a dormir 14 horas por dia. Já outras raças de cachorro, como o Pug, Bulldog Inglês e o Basset Hound, são naturalmente mais preguiçosas e sonolentas.

Outro ponto que também merece atenção é quanto a alimentação do animal. Se o cãozinho não tiver uma dieta balanceada e com todos os nutrientes necessários para fornecer a energia que ele precisa, ele fica cansado com mais facilidade e pode acabar dormindo mais do que o normal.

Cachorro dormindo muito: saiba quando isso pode ser indicativo de problema

O sono do seu cãozinho pode revelar muito mais sobre a saúde dele do que você imagina! Por isso, todo tutor deve prestar atenção a quantas horas o cachorro dorme por dia. O animal adulto que dorme muito além das 14 horas diárias precisa de atenção, e, nesse caso, talvez a melhor alternativa seja consultar um veterinário para saber como anda a saúde do seu amigo de quatro patas. Geralmente, quando um cão fica doente ou sofre com problemas como ansiedade e estresse, a qualidade do sono é afetada e pode resultar em um cachorro dormindo demais ou de menos. Esteja sempre atento a outros sintomas que também sirvam como indicativos de doenças.

Redação: Juliana Melo