A raça de cachorro Schnauzer é conhecida pela cabeça em formato quadrado e o bigode característico. Ele é um dos cachorros mais queridos no Brasil e seu temperamento dócil e brincalhão contribui muito para isso. Mas muitas pessoas não conhecem a fundo as principais características do Schnauzer. Por exemplo, você sabia que existem três tamanhos dessa raça? Se você já ama esse cãozinho e está pensando em adotar um Schnauzer, é importante saber o máximo possível sobre a raça antes de tomar a decisão. O Patas da Casa te conta tudo o que você precisa saber sobre a origem do Schnauzer, suas características físicas, temperamento, saúde e até os valores caso você queira comprar um. Confira tudo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Qual é a origem da raça Schnauzer?

Como o nome já indica, o Schnauzer tem origem alemã. O nome da raça significa algo como “cachorro de focinho barbudo”, uma ótima definição para sua aparência física. Originalmente, esse cachorro era criado nas fazendas alemãs em meados do século 19 e muito usado para caçar ratos. O Schnauzer também serviu como cão de guarda durante e Primeira Guerra Mundial e, até hoje, é usado como cão policial. Rapidamente ele se tornou muito popular e, no início do século 20, essa raça já estava entre as três mais populares dos Estados Unidos. Cada um dos portes da raça foi obtido a partir de cruzamentos de outras raças, como o  Affenpinschers, o Poodle, o Dogue Alemão e o Boiadeiro de Flandres, além da versão Standard do próprio Schnauzer.  

Conheça as características físicas do Schnauzer

Quando surgiu, o Schnauzer podia ter várias cores diferentes. Hoje, são reconhecidos apenas três tipos de pelagens: preta e branca (conhecida como sal e pimenta), preta e prata, totalmente preta ou totalmente branca. Além disso, seus pelos são curtos e espessos em todo o corpo, com exceção da cabeça, onde ele é um pouco mais longo, formando a famosa barba. Por isso, ele deve ser escovado com frequência, para evitar a formação de nós e precisa tomar banho pelo menos uma vez por mês. 

O Schnauzer tem o corpo robusto e forte, com cabeça larga e retangular, o que confere a ele um porte bastante elegante. Ele tem o nariz preto, olhos escuros e orelhas triangulares, além da cauda de tamanho médio. Dependendo do porte do cachorro, seu peso pode variar entre 5 e 40 kg. O Schnauzer filhote tem crescimento acelerado por volta dos seis meses de idade e continua crescendo até chegar à fase adulta, com 1 ano. 

 

Os cães da raça Schnauzer adoram brincar ao ar livreO Schnauzer preto é uma das variações de cores da raçaO Schnauzer miniatura é uma raça muito procurada no BrasilO Schnauzer é uma ótima opção para casas com criançasO Schnauzer gigante é inteligente e mais calmo que as versões menoresO filhote de Schnauzer pode custar até 5 mil reais

 

Schnauzer miniatura, standard e gigante: conheça os três tamanhos da raça

 

O Schnauzer tem três tamanhos distintos, que apresentam algumas diferenças entre si, embora sejam considerados a mesma raça. Além das variações nos tamanhos, acredita-se que eles tenham origens um pouco diferentes. Confira um pouco mais sobre os três portes do cachorro:

  • Schnauzer miniatura: a menor versão da raça mede entre 30 e 35 centímetros de altura em sua fase adulta. Seu peso pode variar entre 5 e 7 kg. O Schnauzer mini foi criado a partir do cruzamento entre a versão Standard e o Affenpinschers, mas acredita-se que o Poodle também tenha sido usado nos cruzamentos. 

  • Schnauzer standard: esse porte da raça é considerado a origem dos tamanhos gigante e miniatura, sendo o mais antigo entre os três. Os cachorros do porte standard medem entre 45 e 50 centímetros de altura e podem pesar de 14 a 20 kg.

  • Schnauzer gigante: esse é o cão de maior porte da raça. Sua altura fica entre os 60 e 70 centímetros, enquanto o peso pode variar entre 35 e 47 kg. Acredita-se que o Schnauzer gigante foi obtido pelo cruzamento da versão Standard com o Dogue Alemão ou o Boiadeiro de Flandres. 

Como é o temperamento do Schnauzer, cachorro de origem alemã?

Na hora de adotar um novo companheiro de quatro patas, todo mundo quer saber como é o temperamento da raça, se ele se dá bem com famílias e crianças, o nível de inteligência e quanta energia ele precisa gastar. Se você prefere escolher uma raça inteligente, que tenha facilidade no adestramento, o Schnauzer é uma ótima escolha: ele está entre as 12 raças de cachorro consideradas mais inteligentes. 

Por ter a personalidade forte e independente, o ideal é educar esse cãozinho desde filhote para que aprenda a obedecer a autoridade de seu tutor e não se torne um cachorro desobediente. O Schnauzer miniatura é um pouco mais carinhoso que os outros tamanhos e adora ficar no colo, o que faz com que sejam ideais para famílias com crianças. Ele também é o que mais tem energia e adora brincar. Já a versão gigante é mais tranquila e muito leal, podendo agir como cão de guarda na casa. 

Os três tamanhos de Schnauzer gostam de brincadeiras e exercícios ao ar livre. Por isso é indicado passear com o cachorro dessa raça duas vezes ao dia, seja ele miniatura, standard ou gigante. 

 

O cachorro Schnauzer é conhecido pelo pelo longo no focinho, que parece uma barbaO pelo do Schnauzer pode ter tons de preto, cinza e brancoO Schnauzer precisa ser adestrado desde filhote para evitar episódios de desobediênciaO Schnauzer standard é o tamanho médio dos cães dessa raçaO Schnauzer branco é exclusividade dos cães miniatura

 

Saiba tudo sobre a saúde dos cachorros dessa raça

 

O Schnauzer é, em geral, uma raça de cachorro bastante saudável e não costuma apresentar muitas complicações de saúde. Porém, assim como outras raças, ele pode ter maior tendência a desenvolver algumas doenças. Os cães de porte standard são os que menos apresentam doenças específicas. O Schnauzer miniatura, por outro lado, pode ter problemas renais e no trato urinário. Já a versão gigante tem mais chance de ter displasia do quadril ou do cotovelo, devido ao seu tamanho.

Para o Schnauzer, a expectativa de vida fica entre 12 e 16 anos, independentemente do tamanho do animal. Por isso, se você busca um companheiro que vá ficar ao seu lado por muitos anos, essa raça é perfeita. 

Quanto custa um cachorro Schnauzer?

Se você pensa em comprar um filhote de Schnauzer, é importante saber quanto você pode ter que gastar para isso. Os preços dessa raça variam bastante, dependendo da pureza da linhagem do animal, mas a média de valor fica entre R$800 e R$5 mil. Para o Schnauzer miniatura, o preço costuma ser um pouco mais alto que para as versões standard e gigante. 

Na hora de comprar um cachorro, procure sempre um canil de confiança, que seja registrado e siga normas de higiene com os animais. Uma boa dica para garantir que os cães sejam bem cuidados é visitar o local antes de decidir pela compra.

Redação: Gabrielle Nunes