Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os gatos podem até ter sete vidas, mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles não têm uma saúde tão de ferro assim. Na verdade, os gatos domésticos precisam de cuidados específicos para evitar doenças que podem ser muito graves e que diminuem a expectativa de vida deles. Vacinas, alimentos de qualidade e janelas teladas são alguns deles. Quer entender melhor? O Patas da Casa preparou um infográfico bem completo sobre como evitar que seu gato fique doente. Veja a seguir!


A saúde do seu felino merece alguns cuidados!
A saúde do seu felino merece alguns cuidados!

1) Muita água à disposição

A doença renal em gatos é muito comum pelo fato dos felinos não gostarem de beber muita água. Por isso, é importante que o tutor incentive o animal a se hidratar. Uma dica é espalhar vários bebedouros de gatos pela casa, já que os bichanos literalmente têm preguiça de se deslocarem até o potinho mais próximo. A fonte de água para gatos também estimula a hidratação. Por fim, o sachê para gatos é liberado e uma ótima tática para estimular o consumo de líquidos, já que é um alimento com maior concentração de água do que a ração seca.

2) Mantenha seu gato dentro de casa

Apesar de muita gente achar que gato precisa viver livre e ter acesso à rua, é comprovado que o hábito diminui a expectativa de vida do animal: gatos de rua ou aqueles que dão as famosas voltinhas no telhado vivem cerca de 3 anos a menos que felinos que vivem dentro de casa. A chamada criação indoor evita que o animal tenha contato com doenças gravíssimas, como a FIV e FeLV, que sofra acidentes ou se machuque em brigas com outros animais. Além disso, infelizmente é comum os relatos de envenenamento de gatos. Mantenha o seu pet dentro de casa para o bem dele!

3) Visitas regulares ao veterinário

Sim, os gatos também precisam ir no veterinário para fazer check-ups (não apenas quando estão doentes). Esse hábito é importante, principalmente, para detectar doenças de forma precoce, aumentando assim as chances de cura ou controle da enfermidade.

4) Escove os dentes do gato

Escovar os dentes do gato regularmente ajuda a evitar problemas que podem se tornar grandes dores de cabeça. Além do mau-hálito, as bactérias causadoras do tártaro podem chegar até a corrente sanguínea do animal e seguir para outros órgãos, causando assim uma infecção generalizada. A dica é acostumar o gatinho desde filhote.

5) Não deixe seu gato sem vacinas

As vacinas para gatos também são fundamentais para prevenir doenças graves. A quádrupla felina, por exemplo, tem ação contra os causadores da clamidiose, calicivirose, panleucopenia e rinotraqueíte felina. Além disso, é indicado que gatos sejam imunizados contra a raiva. Existem ainda vacinas não obrigatórias para gatos que complementam o cuidado com a saúde do animal.

6) Limpe as orelhas do gato

Além de escovar os dentes, limpar a orelha do gato também ajuda a afastar problemas de saúde. A higienização evita a proliferação de micro-organismos que causam a otite e a sarna otodécica, por exemplo. A limpeza deve ser feita com um pedaço de algodão e um produto para remover cera de ouvido indicado para pets, com intervalo de pelo menos 15 dias.

7) Cuidado com os parasitas

Assim como os cães, os gatos também precisam ser protegidos contra a ação de parasitas, como pulgas e carrapatos. Mesmo vivendo dentro de casa, esses microorganismos podem chegar ao ambiente que o animal vive de diversas formas. A coleiras antipulgas ou os comprimidos antiparasitários, que são dados em intervalos específicos, são a melhor forma de proteger o seu gatinho.

8) Vermes também precisam de atenção

Os vermes de gato podem causar quadros de diarreia e até problemas mais graves. Por isso, não deixe de manter o vermífugo para gato sempre em dia.

9) Pelagem sempre escovada

Escovar os pelos do gato não apenas melhora a aparência do animal, como também evita as bolas de pelo, que são prejudiciais à saúde felina. Além disso, você vai perceber bem menos pelos espalhados pelos móveis e chão da casa. A frequência vai depender do tipo de pelo do seu gatinho, mas o recomendado é escovar pelo menos uma vez por semana, mas isso deve aumentar nos períodos da troca de pelagem.

10) Estimule o seu gato a brincar

Seu gato precisa ser estimulado físico e mentalmente. A dica para isso é investir na chamada gatificação da casa, ou seja, tornar o ambiente mais adaptado para que o felino expresse seus instintos naturais. Arranhadores, brinquedos, prateleiras e nichos são ótimas formas de enriquecimento ambiental. As brincadeiras que envolvem o tutor e o animal também são ótimas pedidas e ainda estreitam o relacionamento.

Redação: Luana Lopes