Receber um filhote de gato em casa te trará muita alegria, mas também muitas responsabilidades. Quem é pai/mãe de pet, sabe que uma das principais tarefas é se tornar quase que um especialista em saúde animal. Estar atento às vacinas, alimentação, doenças comuns e outros cuidados preventivos que serão de grande ajuda para evitar que gatinho fique doente. Quando o felino ainda é filhote, esse cuidado precisa ser redobrado. Até porque, os bichanos filhotes ainda estão em desenvolvimento e podem correr um maior risco de ficarem doentes se não forem tomadas as precauções necessárias. Cuidados como a primeira visita ao veterinário, vermifugação, vacinação e castração são essenciais para a evolução saudável do filhote de gato.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Além de tudo isso o tutor precisa saber a alimentação adequada para o gato filhote, como detectar sintomas de saúde comuns e muito mais. Se você ainda tem dúvidas de como cuidar de gato filhote, não se preocupe. O Patas da Casa reuniu informações sobre como promover bem-estar aos gatos filhotes. Não deixe de conferir!

Filhote de gato e veterinário: a primeira consulta

A primeira coisa que você irá precisar fazer com o gato filhote é levá-lo ao veterinário para um check-up de saúde. Esse cuidado é imprescindível, principalmente caso o gatinho tenha sido resgatado da rua e se você tiver outros animais em casa. O profissional irá fazer uma análise clínica e provavelmente irá pedir exames para averiguar o quadro de saúde do gato. Os testes de FIV e FeLV são muito importantes, pois essas doenças são muito graves e caso o gatinho seja positivo para alguma delas não poderá conviver com outros animais saudáveis. Nesta primeira consulta o médico veterinário provavelmente irá examinar os olhos, medirá a temperatura e verá se o gato apresenta alguma ferida.

Esse cuidado com a saúde é essencial para os gatos filhotes, até porque nessa fase da vida eles são mais frágeis e podem estar mais suscetíveis a algumas doenças. É importante que a consulta seja feita com um profissional de confiança, aproveite esse momento também para tirar dúvidas específicas sobre a saúde e como cuidar de gato filhote com o profissional.


A vacina de gato protege contra uma grande variedade de doenças, para uma boa saúde é essencial que o fleino tome as vacinas certas na idade certa
A vacina de gato protege contra uma grande variedade de doenças, para uma boa saúde é essencial que o fleino tome as vacinas certas na idade certa

Vacina de gato e vermífugo: vitais para proteger o filhote

As vacinas reforçam as defesas naturais do gato e protegem contra uma grande variedade de doenças contagiosas, que podem ser fatais. As principais vacinas podem proteger contra doenças como a FeLV, calicivírus felino, panleucopenia felina, vírus da raiva e herpes felina. Existem outras vacinas além das principais que podem ser indicadas para seu filhote, elas deverão ser prescritas pelo médico veterinário. Ao consultar um profissional, ele poderá avaliar os riscos e sugerir um calendário de vacinação recomendado para o seu companheiro.

A idade ideal para o filhote de gato tomar a primeira vacina é entre a sexta e a nona semana de idade. É fundamental que o felino tome as vacinas certas na idade certa para um bom desenvolvimento e saúde enquanto cresce. É comum que o filhote sinta sintomas como febre baixa, falta de apetite, menos interesse em atividades, desconforto e inchaço onde foram vacinados e espirros ou tosse leves. Caso esses sintomas durem mais de um dia ou dois, consulte o médico veterinário de confiança.

Além das vacinas, a vermifugação também é muito importante para os gatos filhotes. Principalmente porque o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento nessa fase da vida, portanto, o bichano estará mais propenso a pegar vermes quando filhote do que quando adulto. Os sintomas que podem indicar que o filhote tem vermes são: vômito, sangue nas fezes, fraqueza, perda de energia, abdômen inchado, perda de peso, diarreia e lesões na parte traseira. O tratamento de vermes para gatos filhotes geralmente é indicado como parte do programa de vacinação. O veterinário ainda pode indicar um tratamento contínuo de vermifugação dependendo do estilo de vida do seu bichano.

A castração e esterilização de gatos filhotes

A castração tem o nome de esterilização para as gatas fêmeas. Nos machos o nome permanece o mesmo. O objetivo do procedimento é interromper a produção de óvulos e espermatozóides, impedindo que os animais se reproduzam. A castração, apesar de comum, é uma cirurgia complexa que envolve anestesia geral.

Além de evitar ninhadas indesejadas, o procedimento apresenta mais uma série de benefícios. O gato terá menos chance de fugir ou brigar com outros animais. Além disso, os comportamentos típicos do cio são reduzidos ou deixam de ser apresentados. Depois da castração são drasticamente reduzidos os riscos de tumores na glândula mamária, infecções ovarianas, câncer testicular, infecções uterinas e vermes.

Normalmente a melhor idade para o filhote de gato ser castrado é entre seis e sete meses de vida. Entretanto, o médico veterinário poderá indicar orientações específicas para seu pet.


O desmame deve ocorrer entre a quarta e oitava semana de vida do felino, a partir desse período uma ração de filhote de gato deve ser incluída na alimentação
O desmame deve ocorrer entre a quarta e oitava semana de vida do felino, a partir desse período uma ração de filhote de gato deve ser incluída na alimentação

Fases do crescimento de filhote de gato

Entender as fases do crescimento dos gatos filhotes irá te ajudar a entender como cuidar dos felinos. Esses conhecimentos podem auxiliar a promover a melhor alimentação, escolhendo a ração de filhote de gato adequada. Dentre outros cuidados específicos para cada fase da infância. Conheça esses estágios:

  • Neonatal: esse período é indicado pelo nascimento até as 3 primeiras semanas de vida. Logo após o nascimento os filhotes mal conseguem abrir os olhos, ouvir ou se mexer. Os felinos começam a abrir os olhos com cerca de 5 dias de vida. Neste momento eles também começam a ganhar peso, aumentando cerca de 10g a 30g por dia;
  • Desmame: de 4 a 8 semanas de vida. Nessa fase o olfato e a audição já estão totalmente maduros. O filhote de gato começa a desenvolver as habilidades motoras e padrões de sono. A interação social também é desenvolvida, principalmente por meio das socialização com seus irmãos felinos e mãe;
  • Crescimento intenso: de 2 a 4 meses de vida. Nesta etapa os bichanos já começam a entender sua posição dentro da casa e demonstrar comportamentos sociais. O treinamento do bichano pode ajudar bastante neste período;
  • Crescimento sustentado: acontece a partir dos 4 meses de vida do gatinho. O filhote de gato começará a desenvolver seus 30 dentes permanentes. Ao atingir os 8 meses de vida, o felino já estará com 80% do peso adulto.

A idade adulta de um gato irá variar conforme sua raça. O início desse estágio da vida costuma ser entre os 12 e 15 meses de idade.

A alimentação ideal para o filhote de gato

A dieta influencia muito na saúde e bem-estar do gatinho. Os gatos apresentam diferentes necessidades nutricionais, dependendo do período da vida. Logo, a alimentação do gato filhote deve ser diferente do adulto. Alimentar o filhote com os nutrientes certos é essencial para garantir o fortalecimento dos ossos, saúde da pele e pelagem, processo digestivo apropriado e muito mais.

Na fase neonatal é recomendado que o gato faça a alimentação exclusiva com o leite materno. Entre a quarta e oitava semana de vida, o desmame deve ser iniciado e os gatinhos devem deixar a dieta exclusiva com leite. Nessa fase, os alimentos secos podem ser misturados com água para que aos poucos o gatinho se acostume com as novas texturas. No período de crescimento intenso, a versão seca da ração de filhote de gato pode ser introduzida na alimentação do felino.

Na etapa de vida do crescimento sustentado, que ocorre entre 4 e 12 meses de vida, o sistema digestivo do gatinho está se fortalecendo, assim como seu sistema imunológico. Até os 12 meses de idade os gatos irão necessitar de uma ração específica para filhote de gato. Apenas quando o gato se aproxima do peso adulto, com cerca de 12 meses de idade é que é indicado fazer a transição para a ração de gato adulto. Ainda assim, vale a pena consultar o médico veterinário de confiança para garantir que a mudança de alimento seja feita no momento certo para seu bichano.

Miado de gato filhote: é normal?

Muitas pessoas se preocupam com o miado de gato filhote. A questão surge principalmente quando o gatinho mia com frequência. Esse comportamento é comum nessa época. Os bichanos podem começar a exercitar suas cordas vocais, miando desde seu nascimento. Geralmente os miados costumam acontecer mais quando os felinos começam a andar. Eles miam para se comunicar com a mãe e seus irmãos. Conforme amadurecem, os gatos começam a miar para se comunicar com os humanos e percebem que comportamento funciona da mesma forma que com suas mães. Ao adotar um gato, lembre-se que cada animal é único e apesar de ter conhecimento sobre o curioso mundo felino, sua experiência sendo tutor de gato será singular.

Redação: Hyago Bandeira