O cachorro Samoieda conquista vários corações não apenas por ser um dos cachorros mais bonitos do mundo, mas também porque tem uma personalidade surpreendente. Ele é amigável, tranquilo, gosta de agradar a todos e é dono de um coração gigante! Gentileza é praticamente o sobrenome do cachorro da raça Samoieda - e esse é apenas mais um dos vários motivos porque tantas pessoas se apaixonam por ele.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Que tal conhecer mais a fundo a personalidade e o temperamento desse pet? Vem que o Patas da Casa te conta tudo que você precisa saber sobre o comportamento do Samoieda!

O Samoieda é um cachorro gentil e de personalidade tranquila

É difícil não se encantar pelo Samoieda: cachorros da raça têm várias qualidades que todo mundo procura em um animal de estimação. Para começar, ele é um super companheiro e ama os humanos. Isso pode ser percebido com seu jeitinho manso, carinhoso e sempre apegado com a família. O Samoieda realmente gosta de estar perto dos tutores e tem uma imensa vontade de agradar, então gentileza é a marca registrada desse cãozinho.

Muito brincalhão, o cachorro Samoieda também sempre está procurando alguma coisa para fazer e se distrair. Apesar disso, não é um animal super agitado e hiperativo. O tutor precisa saber como gastar a energia do cachorro no dia a dia para que ele tenha uma vida saudável - tanto física quanto psicologicamente. O enriquecimento ambiental para cães é uma ótima forma de fazer isso, com brinquedos e atividades à disposição do Samoieda no tempo livre.

Samoieda: cachorro pode se tornar destruidor se não houver cuidado

A raça de cachorro Samoieda costuma ser bem ativa e animada, mas também tem uma característica muito particular: ela gosta de mastigar tudo que encontra pela frente. Por isso, é importante que a raça Samoieda seja bem treinada para evitar qualquer problema na fase adulta. Uma recomendação, inclusive, é começar o adestramento da raça com o cachorro Samoieda filhote.

 

A inteligência e vontade de agradar faz com que o Samoieda seja ideal para o adestramento

 

Aqui vai uma das curiosidades sobre esse cachorro: raça Samoieda está entre as 40 raças mais inteligentes do mundo, segundo o ranking elaborado pelo psicólogo norte-americano Stanley Coren. A inteligência canina é medida de diferentes formas, e no caso do Samoieda isso se deve principalmente a três atributos: sociabilidade, adaptabilidade e vontade de agradar. Isso quer dizer que o cãozinho tem uma convivência saudável com praticamente todo mundo, facilidade de se adaptar em novos ambientes e faz de tudo para ver sua família feliz.

Ele aprende comandos e truques rapidamente, e quando o treinamento é associado com estímulos positivos, o resultado é super satisfatório. Além de incentivar o Samoieda, as recompensas ajudam a deixar o adestramento mais divertido.

Cachorro Samoieda deitado na gramaSamoieda lambendo o rosto de criançaSamoieda do lado de cachorro preto e brancoCachorro Samoieda andando no parqueSamoieda em cima de bancoDois cachorros Samoieda com a língua de fora

Apesar de inteligente, o cachorro Samoieda pode ser teimoso quando filhote

Assim como qualquer outro cachorro, o Samoieda precisa ser treinado desde cedo para aprender a obedecer o tutor, assim como distinguir o que é certo ou errado. Mesmo sendo um cachorro inteligente, a raça costuma ser um tanto teimosa e às vezes prefere seguir a própria vontade ao invés de fazer o que lhe é pedido. Mas não se preocupe: com um bom treinamento e certa persistência é fácil de contornar essa teimosia.

A única coisa que deve ser levada em consideração é que a raça Samoieda precisa de um líder. Geralmente o animal escolhe um ou dois membros da família de quem ele é mais próximo para obedecer os comandos, pois ele não confia plenamente em qualquer pessoa.

 

A raça Samoieda na relação com crianças, estranhos e outros animais

Pensa em um cãozinho super receptivo e amigável com todos: esse é o Samoieda. Com ele, não tem tempo ruim e sempre é hora de fazer novas amizades. Apesar de ser um cachorro grande e descendente de lobos, a raça não é nem um pouco tímida ou agressiva.

Relação com crianças — A raça de cachorro Samoieda ama conhecer gente nova e se dá bem com qualquer tipo de pessoa, inclusive crianças. Por isso, pode ser uma boa raça de cachorro para crianças, desde que os pequenos saibam respeitar os animais.

Relação com estranhos — O cachorro Samoieda também costuma ser muito simpático com as visitas. Inclusive, adora receber atenção até mesmo de quem não conhece, dando confiança para os desconhecidos. Por isso está longe de ser a melhor opção de cão de guarda.

Relação com outros animais — Com outros cães, o Samoieda também é bem tranquilo, desde que já esteja familiarizado com o animal. Por isso, socializar cachorros é algo que deve fazer parte da sua rotina desde pequeno. Já com outras espécies, a socialização é ainda mais importante: como a raça Samoieda tem um instinto caçador, precisa passar por um processo de adaptação com outros animais, como gatos, pássaros, entre outros.

Quanto custa um cachorro Samoieda?

Para ter um cachorro Samoieda, preço normalmente varia entre R$ 4.000 e R$ 8.000 nos principais canis do Brasil. Em geral, características físicas e genéticas influenciam nisso. O valor do cachorro Samoieda fêmea tende a ser mais caro do que um macho, por exemplo. Em todo caso, uma dica importante é procurar um canil confiável. Preste atenção também com possíveis ciladas de venda de Samoieda: valor muito abaixo do mencionado é sinal de alerta.

Publicado originalmente em: 12/04/2022

Atualizado em: 12/12/2023