Uma das doenças mais perigosas para humanos e animais, o câncer de mama em cadelas ainda é muito comum. Mesmo que tenha a possibilidade de ser fatal — dependendo do momento em que for diagnosticado e do seu nível de desenvolvimento —, esse tipo de tumor em cachorro também pode ser prevenido e tratado. Para saber mais sobre a condição de saúde, nós conversamos com a veterinária Caroline Mouco Moretti, diretora clínica do Grupo Vet Popular. Dá uma olhada! 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Câncer de mama em cadelas: como identificar que o animal precisa de ajuda

Os sintomas do tumor de mama em cadelas costumam ser bem silenciosos, por isso, para identificar, você precisa ficar atento a qualquer alteração nessa região do corpo da sua cadela. “Qualquer aumento de volume (nódulo) na região das mamas pode ser um sinal, por isso, é importante ficar atento. Em situações mais avançadas, em que o nódulo está muito grande e inflamado, o animal sente dores”, explicou Caroline. Além disso, ela também pode ter secreção nas mamas e outros sintomas gerais, como falta de apetite, apatia, vômito e febre. A visita ao veterinário é indispensável para a cadela com mama inflamada ou com qualquer um desses sintomas, sejam eles concomitantes ou não. 

Como esse tipo de tumor em cachorro é diagnosticado? 

Depois dos sinais físicos, a ida ao veterinário vai servir para que sua cachorrinha seja examinada e tenha o diagnóstico de câncer de mama confirmado ou não — sempre há a possibilidade do tumor em cachorro ser benigno e mais simples de tratar. “O diagnóstico acontece por meio de exames específicos como a citologia de nódulo e o exame histopatológico, que dá o diagnóstico com uma maior precisão”, explicou a profissional. O primeiro exame analisa a secreção característica dos casos de câncer de mama e o segundo retira uma parte do nódulo para análise laboratorial, também conhecido como biópsia.

 

Tumor em cachorro: a primeira fase da doença tem um pequeno caroçoAtenção! Imagens fortes a seguirO câncer de mama em cadelas pode ficar dolorido ao se desenvolverO câncer de mama em cadelas, nesse estágio, geralmente precisa de cirurgia

 

As diferentes formas de tratamento do tumor em cachorro

 

Assim como os sintomas são diferentes em cada organismo em que o tumor se desenvolve, o tipo de tratamento também vai variar de acordo com a intensidade e o nível de desenvolvimento da doença. A veterinária falou para a gente sobre as possíveis formas de tratamento: “a cirurgia, a quimioterapia, a radioterapia e a eletroquimioterapia são as modalidades de tratamento que podem ser usadas em associação ou de forma única”. Se não houver o tratamento ideal, o tumor nas mamas pode se desenvolver para um carcinoma inflamatória ou criar metástases. Esses dois casos, infelizmente, costumam ser fatais. 

Num momento como esse, considerar o plano de saúde para sua cadela pode ser uma opção de redução de custos dependendo do tipo de cobertura que ele oferecer, já que os diferentes tipos de tratamento costumam ser caros. Se você pesquisar quanto custa uma cirurgia de câncer de mama em cadelas, por exemplo, vai encontrar valores que beiram os R$ 3.000,00. As sessões de quimio, por sua vez, ficam em mais ou menos R$ 200,00 por sessão. 

Como você pode prevenir o câncer de mama em cadelas

Na grande parte dos casos, o câncer de mama em cadelas pode ser prevenido quando ela é castrada antes do primeiro cio: as chances de desenvolvimento da doença caem para 1% quando isso acontece. “Além do fator genético/hereditário, a apresentação de cios irregulares e gestações psicológicas podem favorecer o câncer de mama”, explicou Caroline. A causa são as alterações hormonais que cada ciclo de cio geram no organismo da sua cadelinha. Se ela for castrada depois do primeiro cio ou de uma gestação, é importante acompanhar o estado de saúde dela constantemente para garantir um diagnóstico precoce da doença. 

Redação: Ariel Cristina Borges