Cachorro

Sabemos que passear com cachorro tem muitos benefícios, mas há um que surpreende: a saúde mental dos tutores

Publicado - 23 Outubro 2024 - 16h21

Atualizado - 23 Outubro 2024 - 17h15

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Passear com cachorro é um dos momentos favoritos do seu pet! O passeio é fundamental para que o pet gaste sua energia, se exercite, faça suas necessidades, socialize com outros animais e desbrave o mundo. Porém, as vantagens não se restringem apenas aos cães. Os tutores também se beneficiam bastante desse momento, principalmente no campo da saúde mental. Estudos comprovam que os poucos minutos que uma pessoa gasta caminhando com seu cachorro na rua podem fazer um bem enorme. Veja os detalhes!

Passear com cachorro ajuda a escapar do estresse diário

O dia a dia pode ser bastante estressante, com muitos afazeres no trabalho, problemas financeiros e trabalhos em casa. O momento de passear com o cachorro acaba sendo um alívio no meio da correria. Afinal, essa é uma hora certa da sua agenda onde você deixa as preocupações de lado para dar atenção ao cão. Se você se sente mais leve quando passeia com o pet, saiba que não está sozinho.

Uma pesquisa da Purina analisou o impacto dos cães na saúde mental dos donos. Eles chegaram ao resultado de que 82% dos entrevistados afirmaram que passear com cachorro os ajuda a escapar das pressões da vida diária. Além disso, eles sentem uma melhora significativa em sua saúde mental.

Imagem Quiz:Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Felicidade compartilhada entre cão e dono é benefício revigorante do passeio

Passear com cachorro não apenas diminui o estresse, como também aumenta a sensação de relaxamento. Um estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health, chamado “Eu levo meu cachorro para passear porque isso me faz feliz”, investigou a relação de 38 pessoas de 12 famílias na Inglaterra com seus cães. Os pesquisadores entrevistaram os participantes e os acompanharam durante os passeios com o pet.

Os cientistas também notaram que boa parte dos entrevistados descreveu o passeio com cachorro como algo “relaxante”. Além disso, muitos deles ressaltaram como se sentiam mais felizes e revigorados ao ver a alegria estampada no rosto do animal. A conclusão é que esse momento proporciona uma sensação de “prazer” e “felicidade compartilhada”, onde os tutores e cães se sentem mais alegres por causa do passeio.

Passear com cachorro também traz benefícios para saúde física do dono

O estudo da International Journal of Environmental notou que as necessidades dos donos estavam entrelaçadas com as do cão. Isso quer dizer que os passeios tinham como foco proporcionar o melhor para o pet, mas os donos também acabam se beneficiando. Os participantes relataram que a caminhada se torna mais divertida por causa da presença do cão. Alguns deles chegaram a falar que passear com cachorro “não parece um exercício” por ser tão legal. Além disso, entrevistados falaram que passear com cão traz mais motivação e legitimidade para o exercício do que apenas caminhar sozinho na rua. Todos esses fatores fazem com que os tutores aumentem ainda mais a prática de exercícios.

O impacto ainda é percebido na saúde física, de acordo com as pesquisas do Instituto Purina: 79% dos entrevistados concordaram que se tornaram mais ativos ao ar livre como resultado dos passeios com os cães. Além disso, 53% dos donos de cachorro disseram que fazem mais de oito caminhadas por semana graças ao pet.

menina e cachorro correndo juntos na rua
Passear com cachorro melhora a saúde física e mental do tutor

O tutor aumenta sua socialização durante o passeio com cachorro

Passear com cachorro te faz inevitavelmente ver outras pessoas na rua. Mesmo que você não fale com ninguém, ainda assim pratica a socialização. Afinal, sempre acabamos dando um “bom dia”, pedindo licença ou falando um “obrigado”. Essas pequenas interações ajudam a melhorar a vida social, principalmente de pessoas que moram sozinha ou não saem tanto de casa. Segundo a pesquisa do Journal of Environmental, passear com um cachorro encoraja o contato social com outros indivíduos e os cães foram reconhecidos pelos entrevistados como um “quebra-gelo” essencial, favorecendo diversos tipos de interação.

Passear com cachorro: uma forma de estreitar vínculo com cão

Por fim, mas não menos importante, os passeios são uma ótima forma de aumentar o vínculo com o animal de estimação. Qualquer interação com o pet já ajuda a estreitar os laços, mas o passeio ainda tem a vantagem de ser um momento onde os dois estão apenas juntinhos e fazendo algo divertido.

Os cachorros adoram passear, então inevitavelmente começam a associar o dono com essa situação tão especial. Os entrevistados sentiram que o ato de passear com cachorro fortaleceu o relacionamento e a conexão com o cão. Um dos participantes chegou a afirmar que trata-se de uma relação “simbiótica”, pois “uma coisa vive da outra, e melhora”.

Cachorro

É por esse motivo que os veterinários recomendam fazer check-ups anuais no seu cachorro

As consultas veterinárias estão longe de ser a parte preferida da rotina dos pets, mas elas precisam estar incluídas na lista de cui...

Comportamento

O que seu gato faz quando não tem ninguém olhando? Essa é a provável rotina do pet

O comportamento felino, apesar de muitas vezes ser bastante imprevisível, também é marcado por um senso de independência muito forte...

Cachorro

5 truques recomendados por especialistas que vão melhorar a relação do tutor com seu cachorro

Os cachorros não ganham o título de ‘melhor amigo’ do homem à toa. Com uma lealdade inexplicável e um amor incondicional, os cães sã...

Cachorro

Essas 10 raças de cachorro são tão fortes que desafiam os limites da natureza: os cães mais imponentes do mundo!

Os cachorros mais fortes do mundo não passam despercebidos pelos lugares. E não se engane: quando falamos de força, não necessariame...

Cachorro

É por esse motivo que os veterinários recomendam fazer check-ups anuais no seu cachorro

As consultas veterinárias estão longe de ser a parte preferida da rotina dos pets, mas elas precisam estar incluídas na lista de cui...

Cuidados

Como separar um gatinho da ninhada? Dicas para não traumatizar a mãe e nem os filhotes

O nascimento de um filhote de gato é um momento de muitas alegrias e mudanças na rotina. Junto com essa novidade na vida dos tutores...

Cuidados

Adeus às bolas de pelo: 5 estratégias comprovadas para livrar seu gato desse incômodo

As bolas de pelos em gatos são um verdadeiro terror na vida dos bichanos, e também dos gateiros. Embora pareça uma situação inofensi...

Comportamento

O que seu gato faz quando não tem ninguém olhando? Essa é a provável rotina do pet

O comportamento felino, apesar de muitas vezes ser bastante imprevisível, também é marcado por um senso de independência muito forte...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?