Roupa para gato não é um acessório muito comum quando falamos dos felinos. Quando pensamos em roupinhas para animais, já associamos esse acessório aos cães, não é mesmo?! A verdade é que a roupa de gato pode ser um aliado para aquecer os bichanos em temporadas mais frias ou se você mora em algum lugar que normalmente tem a temperatura mais baixa - outras pessoas usam, ainda, por pura diversão. Alguns gatos podem amar usar roupa e outros nem tanto, então é importante observar como ele reage ao acessório e se vale ou não investir em mais tentativas ou uma associação positiva. Veja abaixo os modelos mais comuns de roupa para gato e qual combina mais com o seu bichano.
Camisas: estampadas ou lisas, o modelo de roupa para gato é versátil
Os gatinhos podem usar camisetas simples, que não deixam o bichano com calor e nem com frio - ou seja, ideal para temperaturas mais amenas. O que deve considerar na hora de escolher a roupa: gato precisa ter onde colocar as patas, seja em um modelo que seja para as duas patas frontais ou as quatro. Também é importante verificar se o modelo escolhido permite que ele faça suas necessidades sem dificuldade.
Moletons: uma boa alternativa de roupa de gato para o frio
Para aquecer bem o felino, você pode investir em um moletom para gatos. O modelo pode ser um pouco mais caro que uma camiseta, mas vale a pena para ser usado em temperaturas mais frias. No caso dos moletons, o ideal é escolher um modelo sem gola e pelos, pois podem causar alergias de contato no gatinho.
Vestidos: uma fofura para as gatinhas
Para as gatinhas que não se importam muito com o acessório, um dos modelos que mais saltam os olhos são os vestidos. Na hora de escolher o vestido, é importante lembrar que os modelos com jeans, zíper e lantejoulas não são recomendados, pois podem machucá-las. O modelo de vestido deve ter abertura para que a gatinha possa fazer xixi sem se molhar.
Mais Lidas

Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.
Roupa cirúrgica para gatos: acessório usado no pós-operatório da castração
A roupa cirúrgica para gato é utilizada no pós-operatório da castração dos felinos. No caso, esse acessório é mais utilizado para as gatas fêmeas do que para os gatos machos. A roupinha deve ser do tamanho do felino, ter o zíper alocado nas costas (e não na frente, onde pode encostar nos pontos, gerando alergia e até machucados), e um espaço para que eles possam fazer as necessidades. Esse é o único modelo de roupa que é recomendado usar zíper, já que fica com o felino durante alguns dias do pós-operatório e facilita a troca de curativos.
Fantasias: roupa para gato divertida
Existem muitas fantasias para gatos e são a coisa mais fofa do mundo. Os felinos assumem novos papéis e podem ser super-heróis, outros animais, princesas e, até mesmo, comidas! Já imaginou seu gatinho com uma roupinha de sushi? Esse modelo já está disponível para os gatinhos mais ousados e que não se incomodam de usar fantasia. Na hora de escolher esse acessório, lembre-se de procurar um modelo que não incomode o seu gatinho e que deixe ele fazer as necessidades normalmente. Fantasias não são roupas para serem usadas todos os momentos, tá bem?! Para o uso constante, invista em outros modelos.


Roupa para gato: seu felino não curtiu? Então não insista!
Como não é comum ver gato de roupa, é bem normal que, ao estarem vestidos, eles travem ou fiquem no chão até que você retire o acessório. Então, ao notar que seu bichano não curtiu o acessório, invista em outra opção para mantê-lo aquecido. Uma boa alternativa é uma caixa de papelão com mantas, ou talvez uma cama para gatos. Outra forma é incluir a roupinha aos poucos, deixando apenas por alguns minutos, e associar esse momento com coisas que ele ama, como carinho e petiscos. Se ele for fácil de adestrar, esse truque pode facilitar a adaptação.
Roupa para gato: como fazer?
Não é tão difícil pensar em como fazer roupa para gato. Se você tem talento para costurar, pode fazer a roupinha do seu gato e gastar bem menos do que comprando um modelo pronto e convencional. Para isso, você pode utilizar uma camiseta velha que não use mais, e recortar o espaço das patinhas do gato. No caso de filhotes, é possível fazer a mesma coisa com uma meia, que logo cederá devido ao crescimento do felino. Para uma roupinha mais quente, pode usar um moletom, e cortar uma manga que será mais ou menos do tamanho do gatinho.
Redação: Júlia Cruz
