Roupa para gato não é um acessório muito comum quando falamos dos felinos. Quando pensamos em roupinhas para animais, já associamos à roupa para cachorro, não é mesmo?! A verdade é que existem roupas para gatos e cachorros! A roupa de gato pode ser um aliado para aquecer os bichanos em temporadas mais frias ou se você mora em algum lugar que normalmente tem a temperatura mais baixa - o Sphynx, por ser um gato sem pelo, é super beneficiado pelo acessório. Outras pessoas usam a roupinha para gato, ainda, por pura diversão, como o caso das fantasias de halloween ou carnaval.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas lembre-se: a roupa de gato só deve ser usada em se não oferecer nenhum tipo de desconforto ao seu pet, então é importante observar como ele reage ao acessório e se vale ou não investir em mais tentativas ou uma associação positiva. Veja abaixo os modelos de roupa para gato mais comuns, como roupa cirúrgica para gato, vestidos para as fêmeas e até moletons. Além disso, te ensinamos como fazer roupa para gato você presentear seu bichano. Confira as opções e escolha qual combina mais com o seu pet!

A roupa para gato de camiseta é versátil e divertida

O gato com roupa deve se sentir confortável e, para isso, os modelos de camisetas simples de algodão são as melhores opções. Elas aquecem na medida certa e normalmente têm o tecido mais leve e solto para não incomodar o animal. A roupinha para gato no modelo camisa pode ser encontrada nas mais diferentes cores, estampas e formatos. Na hora de escolher a roupa para gato, filhote ou adulto, você deve considerar algumas coisas. As patas do gato não devem ficar totalmente cobertas ou com as mangas muito apertadas para não atrapalhar a movimentação. Verifique também se o modelo de roupa de gato escolhido permite que ele faça suas necessidades sem dificuldades. 

Roupa de frio para gato feita de moletom aquece bem os bichanos

A roupa de frio para gato é uma das melhores maneiras de deixar o bichinho quentinho nos dias mais gelados. Você pode investir em uma roupa de gato no estilo moletom para aquecer bem o felino. O modelo pode ser um pouco mais caro que uma camiseta, mas vale a pena para ser usado em temperaturas mais baixas - afinal, gato sente frio também. Raças como o Sphynx, que possui apenas uma leve camada de pelos que não consegue proteger muito a pele, pode precisar até mesmo no inverno mais brando. Agora se você mora em um lugar em que as temperaturas ficam próximas ou abaixo de zero, é importante não se esquecer desse cuidado com o gato.

O frio pode ser desconfortável para os gatos adultos, mas a atenção deve ser maior em idosos e filhotes de gato, que possuem a imunidade mais baixa. Passar pelas baixas temperaturas sem a proteção correta pode resultar no gato gripado e problemas no pulmão. Por isso, roupa para gato filhote e idoso no frio é ainda mais importante. O ideal é escolher um modelo sem gola e pelos, pois podem causar alergias de contato no gatinho.

Vestidos: roupinha para gato levinha e cheia de fofura

Se você trata a sua gatinha como uma princesa e gosta de mimá-la, os vestidos para gatos são a aposta certa.  O modelo de roupa para gato precisa ter o tecido leve e sem muitas "amarras" para não incomodar o animal. O vestido de gato não pode atrapalhar a locomoção no pet e precisa ter a abertura para que ela consiga fazer xixi e cocô sem dificuldade. O vestido para gatas pode ser encontrado nas mais diversas opções, com cores, formatos, desenhos e estampas variadas. Mas, na hora de escolher a roupa para gato no estilo vestido, é importante lembrar que os modelos com jeans, zíper e lantejoulas não são recomendados, pois podem machucar ou causar alergias no animal.

Roupa cirúrgica para gato ajuda nos cuidados pós-operatórios

roupa cirúrgica para gato é utilizada no pós-operatório da castração dos felinos. O modelo acaba sendo mais utilizados em fêmeas do que nos machos, já que a incisão nas fêmeas é feita na barriga. A roupinha para gato nesse modelo deve ser do tamanho exato do felino, ter o zíper alocado nas costas (e não na parte da barriga, onde pode encostar nos pontos, gerando alergia e até machucados), e um espaço para que eles possam fazer as necessidades. Como colocar roupa cirúrgica no gato requer cuidados especiais e precisa ser aberta com frequência para limpar e trocar os curativos. 

Existe uma dúvida comum sobre a roupa cirúrgica de gato: quanto tempo usar? A verdade é que varia em cada caso e é o veterinário quem estipula. Mas, normalmente, a roupa cirúrgica para gato é usada por cerca de dez dias no caso da castração. Outros procedimentos podem precisar que os pontos fiquem protegidos por mais ou menos tempo.

 

Roupa para gato: a camiseta é uma peça versátil e leve O gato com roupa de fantasia fica uma mistura de fofura e diversão A roupa cirurgica para gato é importante após operações, como a castração A roupa de gato no modelo vestido fica um charme nas fêmeas. Mas cuidado para não deixá-la desconfortável ou atrapalhar a movimentação Existem dicas de como fazer roupa para gato com camiseta super fáceis Uma boa ideia de roupa de frio para gato é o moletom A roupinha para gato de bruxa é uma ótima fantasia para os bichanos Gato com roupa de frio: mesmo os gatos com pelagens mais longas podem precisar de um aquecimento extra nos dias de muito frio

 

Fantasias: roupa de gato divertida e criativa

 

A roupa de gato de fantasia, além de deixar o animal mais fofo, é ótima para incluir seu pet em comemorações como natal, halloween ou carnaval. O gato com roupa fantasiada assume novos papéis e pode ser super-herói, outro animal, princesa e, até mesmo, comida! Já imaginou seu peludo com uma roupinha de gato em formato de sushi? Na hora de escolher essa roupa de gato divertida, lembre-se de procurar um modelo que não incomode o seu gatinho e que deixe ele fazer as necessidades normalmente. Fantasia não é roupa para gato usar em todos os momentos, tá bem?! Para o uso constante, invista em outros modelos mais leves. 

Se o felino não curtiu a roupa para gato, não insista!

Como não é comum ver gato de roupa, é bem normal que, ao estarem vestidos, eles travem ou fiquem no chão até que você retire o acessório. Então, ao notar que seu bichano não curtiu o acessório, invista em outra opção para mantê-lo aquecido. Uma boa alternativa para a roupa de gato é uma caixa de papelão com mantas, ou talvez uma cama para gato. Outra forma é incluir a roupinha para gato aos poucos, deixando apenas por alguns minutos, e associar esse momento com coisas que ele ama, como carinho e petiscos. Se ele for fácil de adestrar, esse truque pode facilitar a adaptação.  Isso pode ser ainda mais importante na hora de como colocar roupa pós-cirúrgica para gatos, já que estão mais sensíveis.

Como fazer roupa para gato? Confira algumas dicas!

Pensar em como fazer roupa para gato não é tão difícil. Se você tem talento para costurar, pode fazer a roupa de gato e gastar bem menos do que comprando um modelo pronto e convencional. O melhor é que existem muitas formas de como fazer roupinha para gato usando os mais diferentes materiais:

  • Uma das melhores dicas é como fazer roupa para gato com blusa. Basta usar uma camiseta velha que não use mais e recortar o espaço das patinhas do gato;

  • No caso da roupa para gato filhote, é possível fazer com uma meia. A roupa de gato com meia é melhor nesses casos porque é menor, ou seja, proporcional ao tamanho do filhote, e logo cederá devido ao crescimento dele. Para saber como fazer uma roupa de gato com meia, siga o mesmo passo a passo: pegue a meia e recorte o espaço das patinhas;

  • Para fazer uma roupinha para gato bem quente você pode usar um moletom: corte uma manga que será mais ou menos do tamanho do gatinho e faça o espaço das patas;

  • Se você quer ter um gato de roupinha fantasia, decore a camiseta como quiser! Uma ideia é a roupa de gato de abelha: pinte a blusa com listras preto e amarelo e faça um arco com duas bolinhas imitando a antena;

  • Existem muitas formas de como fazer roupas cirúrgicas para gatos com esses tecidos também. Para fazer uma roupa cirúrgica para gato com camiseta, pegue uma blusa de manga comprida e corte a manga - ela será a roupa. Faça dois cortes próximo à ponta - por onde passamos o punho (é por elas que o gato passará as patinhas). Na parte maior faça um corte em formato de “U”, por onde vão passar as pernas. Então, faça mais um pequeno corte em “U” em cada lado, para dar um espaço melhor para as perninhas. Pronto! Para a roupa cirúrgica para gato com meia, o procedimento é o mesmo;

Redação: Júlia Cruz e Maria Luísa Pimenta

Publicada originalmente em: 11/11/2019

Atualizada em: 16/11/2021