Só quem tem cachorro em casa sabe como esses animais podem demonstrar sentimentos inexplicáveis para a nossa compreensão. Alguns cães são tão inteligentes que até parecem humanos. A convivência com os donos e a observação da rotina faz com que eles tenham algumas percepções incríveis, como identificar tristeza e até doenças. A forte ligação de amizade entre o cachorro e seu dono acontece porque os caninos possuem mecanismos cerebrais semelhantes ao dos humanos para processar informações emocionais. Por isso eles costumam agir como se fossem parte da família. Veja abaixo 3 percepções que os cães podem ter sobre seus tutores. 

O cachorro sente quando o dono está doente?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quem é dono de cachorro sempre tem a impressão de que o cachorro sabe quando ele está doente. Muitos cães chegam a demonstrar preocupação e até não deixar que outras pessoas se aproximem. Mas afinal, o cachorro sente quando o dono está doente? Sim, os cães realmente podem perceber quando as pessoas da convivência familiar estão passando por algum problema de saúde. Isso acontece basicamente por causa do olfato aguçado dos cães (que possuem até 300 milhões de receptores olfativos no focinho): se uma pessoa está com um vírus ou bactéria, por exemplo, ela exala um cheiro diferente que é sentido pelos cachorros. Essa percepção é tão forte que o animal pode identificar que seu dono está doente antes mesmo dele começar a sentir os sintomas.

Outra coisa que pode fazer o cão perceber que o tutor está doente é o tom de voz. As informações que os cães extraem da voz do tutores podem indicar doenças como depressão e letargia. Essa compreensão da doença pode fazer com que o cachorro fique em estado de vigilância, ficando mais presente com o dono.


O cachorro pode perceber o humor do seu dono, podendo ficar estressado caso o dono também esteja
O cachorro pode perceber o humor do seu dono, podendo ficar estressado caso o dono também esteja

Cachorro e dono: animal consegue identificar mudanças de humor

Os cães são capazes de criar vínculos muito fortes com os donos. Não à toa, os cachorros podem até mesmo ser afetados pelas emoções humanas. Um cachorro estressado, por exemplo, pode ser um reflexo do humor do tutor. Além de perceber se o dono está doente, os cachorros também podem entender essas mudanças de humor e até reproduzi-las, já que o comportamento dos cachorros é muito pautado pelos hábitos do seu "líder": se o tutor estiver de bom humor, o animal pode ficar mais agitado; caso o dono não estiver em um bom dia e apresentando estar estressado, o cão costumam demonstrar os mesmos sinais. 

Cachorro consegue perceber falta de atenção do dono

Se você é pai de pet, provavelmente já aconteceu de seu cachorro aproveitar da sua desatenção momentânea para pegar algum objeto ou comida sem você perceber. Os cachorros conseguem perceber com facilidade a falta de atenção e distração do dono. O cachorrinho também pode perceber quando estão sendo tratados de forma diferente em relação a outros animais ou novos membros da família, como a chegada de um bebê - fazendo com que o cachorro sinta o que chamamos de ciúmes. O animal pode se tornar indiferente com os comandos do tutor caso essa situação se repita com frequência. Por isso é importante que o processo de adaptação seja feito da forma correta.

 Redação: Hyago Bandeira