Gato

Ração urinária: como funciona o alimento para gatos?

Publicado - 07 Julho 2022 - 15h03

Atualizado - 19 Abril 2024 - 19h51

Hoje em dia, existe uma ampla gama de opções de ração para gatos nos pet shops. Algumas delas, inclusive, são formuladas especialmente para tratar doenças, como a ração para trato urinário. Gatos que apresentam doença renal crônica, quando são alimentados adequadamente, ganham muito em qualidade de vida. Veja a seguir quais são os diferenciais da ração urinária e quando ela deve - ou não - ser servida ao gato.

Ração para trato urinário: gatos que bebem pouca água podem precisar dela

Todo tutor de gato sabe como é difícil convencer o bichano a beber água. Os gatos são originários de regiões desérticas, por isso podem suportar a restrição de água por muito tempo. Antes de serem domesticados, os gatos se hidratavam com a água que vinha junto do alimento que era caçado.

É claro que na vida doméstica existem formas de incentivar um gato a beber água. As fontes, por exemplo, costumam chamar muita atenção deles, que primeiro se encantam pelo movimento e barulho da água, até que finalmente bebem.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Esse comportamento felino - que é bem natural - infelizmente pode acabar prejudicando a saúde do gato. A infecção urinária é um dos problemas que mais atinge o animal, fazendo com que ele sinta dor, urine mais vezes (mas em menor quantidade), erre o local do xixi e emita sons vocais enquanto se alivia. Pode ser, também, que a urina apresente sangue.

Outros quadros também podem surgir, como o cálculo renal, ou a condição pode evoluir para a doença renal crônica. Em todo caso, cuidar da alimentação com ração para trato urinário é uma boa ideia.

Ração urinária tem composição especial para proteger os rins do gato

Mas o que a ração para gatos com infecção urinária tem de diferente das outras? Para evitar que as lesões nos rins aumentem, a composição desse tipo de ração tem teor reduzido de nutrientes que podem sobrecarregar esse órgão: proteína, sódio e fósforo. A ração urinária também costuma ser reforçada em vitaminas, ácidos graxos e ômega 6.

gato comendo ração urinária para gatos
<strong>Evite que gatos saudáveis da casa comam a ração para gatos com problema renal.</strong>

Porém, nem todo gato que apresenta alteração no funcionamento dos rins vai precisar consumir essa ração. O ideal é que um veterinário, depois de analisar o problema renal do gatinho com a ajuda de exames, faça a recomendação. Geralmente, apenas os gatos com doença renal crônica a partir do estágio II precisam se alimentar de ração urinária, que é específica para o tratamento desse tipo de condição.

Se o seu intuito é que, por meio da ração, o gato consuma mais água, a opção mais indicada é a ração úmida para gatos, aquela que vem em sachê. A comida molhada tem a função de prevenir doenças urinárias e renais, além de agradar em cheio o paladar felino.

 

Ração trato urinário: gatos filhotes e gestantes não devem consumi-la

 

Atenção! Se você tem mais de um gato em casa, e um deles realmente precisa da ração urinária para gatos, cuide para que os demais não se alimentem com a mesma comida, principalmente se forem filhotes, gatas gestantes ou lactantes. Durante essas fases da vida, gatos e gatas precisam ter uma alimentação reforçada, rica em todos os nutrientes - inclusive aqueles que não estão presentes na ração para trato urinário. Gatos diferentes, cuidados diferentes.

Ração para gatos com infecção urinária: conheça 3 benefícios

 

Agora que você já sabe para que tipo de gato a ração urinária se destina, conheça os benefícios desse produto para gatos com problema renal:

 

Proteínas mais fáceis de absorver: principal nutriente da dieta felina, proteínas de alta qualidade e boa digestibilidade estão presentes nesse tipo de ração. Facilmente processadas no organismo do gato, essas proteínas não geram resíduos nos rins.

 

Aporte adequado de vitaminas: como os gatos com problema renal tendem a urinar muitas vezes, eles acabam eliminando mais vitaminas do que um gato saudável. A ração urinária pode compensar essa perda.

 

Saúde perfeita: a composição da ração urinária para gatos também ajuda a controlar a pressão arterial sistêmica e inflamações.

 

Adoção

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

Sarna em cachorro: 5 sinais para identificar a doença de pele e opções de tratamento

A sarna em cachorro é uma das doenças mais conhecidas entre os tutores, mas as características dela ainda geram muitas dúvidas. Prov...

Adoção

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Cachorro

"Hachiko - Para Sempre": novo filme inspirado na comovente história do leal cachorro japonês chega aos cinemas

Se você é uma daquelas pessoas que amam um bom filme de cachorro, temos uma boa notícia: um novo longa-metragem chegou aos cinemas n...

Ver todas