Gato

Ração urinária: como funciona o alimento para gatos?

Publicado - 07 Julho 2022 - 15h03

Atualizado - 19 Abril 2024 - 19h51

Hoje em dia, existe uma ampla gama de opções de ração para gatos nos pet shops. Algumas delas, inclusive, são formuladas especialmente para tratar doenças, como a ração para trato urinário. Gatos que apresentam doença renal crônica, quando são alimentados adequadamente, ganham muito em qualidade de vida. Veja a seguir quais são os diferenciais da ração urinária e quando ela deve - ou não - ser servida ao gato.

Ração para trato urinário: gatos que bebem pouca água podem precisar dela

Todo tutor de gato sabe como é difícil convencer o bichano a beber água. Os gatos são originários de regiões desérticas, por isso podem suportar a restrição de água por muito tempo. Antes de serem domesticados, os gatos se hidratavam com a água que vinha junto do alimento que era caçado.

É claro que na vida doméstica existem formas de incentivar um gato a beber água. As fontes, por exemplo, costumam chamar muita atenção deles, que primeiro se encantam pelo movimento e barulho da água, até que finalmente bebem.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Esse comportamento felino - que é bem natural - infelizmente pode acabar prejudicando a saúde do gato. A infecção urinária é um dos problemas que mais atinge o animal, fazendo com que ele sinta dor, urine mais vezes (mas em menor quantidade), erre o local do xixi e emita sons vocais enquanto se alivia. Pode ser, também, que a urina apresente sangue.

Outros quadros também podem surgir, como o cálculo renal, ou a condição pode evoluir para a doença renal crônica. Em todo caso, cuidar da alimentação com ração para trato urinário é uma boa ideia.

Ração urinária tem composição especial para proteger os rins do gato

Mas o que a ração para gatos com infecção urinária tem de diferente das outras? Para evitar que as lesões nos rins aumentem, a composição desse tipo de ração tem teor reduzido de nutrientes que podem sobrecarregar esse órgão: proteína, sódio e fósforo. A ração urinária também costuma ser reforçada em vitaminas, ácidos graxos e ômega 6.

gato comendo ração urinária para gatos

Porém, nem todo gato que apresenta alteração no funcionamento dos rins vai precisar consumir essa ração. O ideal é que um veterinário, depois de analisar o problema renal do gatinho com a ajuda de exames, faça a recomendação. Geralmente, apenas os gatos com doença renal crônica a partir do estágio II precisam se alimentar de ração urinária, que é específica para o tratamento desse tipo de condição.

Se o seu intuito é que, por meio da ração, o gato consuma mais água, a opção mais indicada é a ração úmida para gatos, aquela que vem em sachê. A comida molhada tem a função de prevenir doenças urinárias e renais, além de agradar em cheio o paladar felino.

 

Ração trato urinário: gatos filhotes e gestantes não devem consumi-la

 

Atenção! Se você tem mais de um gato em casa, e um deles realmente precisa da ração urinária para gatos, cuide para que os demais não se alimentem com a mesma comida, principalmente se forem filhotes, gatas gestantes ou lactantes. Durante essas fases da vida, gatos e gatas precisam ter uma alimentação reforçada, rica em todos os nutrientes - inclusive aqueles que não estão presentes na ração para trato urinário. Gatos diferentes, cuidados diferentes.

Ração para gatos com infecção urinária: conheça 3 benefícios

 

Agora que você já sabe para que tipo de gato a ração urinária se destina, conheça os benefícios desse produto para gatos com problema renal:

 

Proteínas mais fáceis de absorver: principal nutriente da dieta felina, proteínas de alta qualidade e boa digestibilidade estão presentes nesse tipo de ração. Facilmente processadas no organismo do gato, essas proteínas não geram resíduos nos rins.

 

Aporte adequado de vitaminas: como os gatos com problema renal tendem a urinar muitas vezes, eles acabam eliminando mais vitaminas do que um gato saudável. A ração urinária pode compensar essa perda.

 

Saúde perfeita: a composição da ração urinária para gatos também ajuda a controlar a pressão arterial sistêmica e inflamações.

 

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas