A ração para cachorro é uma das principais preocupações de quem tem um amigo de 4 patas em casa. Quando o assunto é alimentação, várias dúvidas surgem: o que ele pode comer, qual é melhor, que tipo de ração é adequada para o meu pet? As versões seca e úmida são os tipos de alimento mais populares e com a diversidade de opções no mercado, fica até difícil escolher o que se adequa mais ao seu bichinho. Se esse é o seu caso e você não consegue decidir qual comida é melhor para o seu cachorro, tire todas as suas dúvidas aqui e descubra como alimentá-lo melhor.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ração seca custa menos e é melhor para os dentes

A ração seca, geralmente, é a mais comum de ser encontrada no mercado. Ela cabe em todos os bolsos, pois costuma ser mais barata em relação à ração úmida. Também é mais prática, dura mais e é mais fácil de ser armazenada, podendo ficar por mais tempo no pote de comida para o cachorro. Outro ponto muito positivo da ração seca é limpar os dentes do animal no momento da mastigação. Você encontra ela em grande variedade para atender ao perfil do seu animal. Os cães mais idosos, por exemplo, pode comer rações que tenham grãos mais macios, evitando a perda de dentes. As indicadas para animais castrados ajudam a regular o peso deles, que pode aumentar após a operação. Você também encontra rações preparadas especificamente para filhotes e animais adultos.

cachorro comendo ração úmida para cães

Ração úmida: sabor e hidratação

 

Muito disponíveis em sachês ou em forma de patê para cachorros, a ração úmida vem em porções menores - o peso do sachê geralmente é de 100g. Essa costuma ser a preferida dos cachorros e isso se deve ao fato de serem mais saborosas, macias e possuírem grande quantidade de água, o que ajuda e muito na hidratação do animal. Diferentemente da ração seca, esse tipo de alimentação tem mais tendência a estragar caso fique exposta no pote de comida do cachorro por muito tempo. A ração úmida pode atrapalhar na higiene oral do seu cachorro, como com o acúmulo de tártaro. Mas, se o seu companheiro não tiver nenhum dente faltando, há petiscos específicos que podem ajudar a limpá-los.

Refeição ou agrado?

Apesar de muitos tutores de pet usarem os sachês como um agrado ou alimento esporádico, a ração úmida tem o mesmo valor nutricional de uma ração seca, podendo ser consumida como tal: ela é uma refeição. Tomando os devidos cuidados, o sachê pode ser colocado no pote e ofertado ao cachorro. O importante é que a ração seja específica para o seu amiguinho: se ele é filhote, sempre lembre que a única alimentação a ser dada deve ser a ração para cachorros filhotes, pois somente ela contém os nutrientes e vitaminas necessárias para essa fase de desenvolvimento do animal. É possível encontrar variedades com calorias reduzidas para cães com sobrepeso, produtos específicos para animais com problemas na dentição, e os feitos especificamente para os mais velhos.

Afinal, qual é a melhor?

A verdade é que a melhor ração é aquela para a qual o seu cachorro se adapta. Se ele é um pouco mais idoso, ou é um cachorro obeso, talvez a ração úmida - que é servida em porções menores e em horas específicas - seja a mais adequada. Já se é um filhote ou um cão adulto cheio de energia, ou até mesmo o seu estilo de vida não permita ficar atento ao pote de ração a todo o instante, é melhor optar pela ração seca. O que é muito importante é que a dieta de seu dog seja diversificada, incluindo ração úmida e seca, para que ele possa extrair o melhor que há dos dois tipos de refeição.

 

Por: Karoline Nascimento Miranda