A ração para cães idosos é algo que traz muitas dúvidas para os tutores. A transição de alimentação dos doguinhos mais velhinhos faz parte de alguns dos cuidados que esses pets precisam nessa fase da vida. Assim como os humanos de idade avançada, o cachorro idoso passa por muitas transformações corporais. Por conta disso, a necessidade nutricional do organismo desses animais também muda. Para saber mais sobre esse assunto, reunimos algumas informações para te ajudar a fornecer a melhor alimentação para seu peludo velhinho. Dá só uma olhada nas dicas que separamos!

Qual a diferença entre a ração para cães idosos e adultos?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Uma das principais diferenças entre a ração sênior e a ração de adulto é o tamanho dos grãos do alimento. O cachorro idoso costuma ficar com a dentição mais fraca e até perder alguns dentes na terceira idade. É por isso que a alimentação específica para essa fase da vida também é chamada de ração macia para cães idosos. Ela é mais areada e possui um aspecto que facilita a mastigação dos pets. A ração para cães idosos com poucos dentes também possui algumas diferenças em relação à nutrição. Geralmente, o alimento é rico em nutrientes que ajudam na articulação e a manter a imunidade do doguinho sempre regulada.

A quantidade de calorias da ração sênior também é menor, já que com o avanço da idade o cãozinho não brinca tanto como antes. O controle de calorias é muito necessário para esses animais, é comum que quando a transição de alimentação deixa de ser feita o cachorro idoso enfrente problemas como a obesidade canina, já que o pet consome a mesma quantidade de calorias, sem gastá-las. Além disso, a ração macia para cão idoso também poderá conter condroitina e glucosamina, que são componentes que ajudam nas articulações e evitam artrite e artrose (doenças comuns para o cachorro sênior).


Ração para cães idosos: transição da alimentação deve ser feita aos poucos
Ração para cães idosos: transição da alimentação deve ser feita aos poucos

Como escolher a melhor ração para cão idoso?

Para que o cachorro idoso obtenha uma terceira idade com qualidade de vida, os profissionais veterinários indicam uma dieta com uma ração sênior super premium. Esse tipo de ração é especialmente formulado para prevenir doenças, fornecendo bem-estar, saúde e longevidade para o pet idoso. É importante sempre verificar o valor nutricional da ração para saber se ela é ideal para seu doguinho. De modo geral, é importante sempre fazer um acompanhamento do pet com um médico veterinário de confiança. O profissional poderá indicar a alimentação mais adequada de acordo com o quadro clínico do animal, seu estilo de vida e idade.

Ração para cães idosos: quando e como fazer a transição da alimentação?

A transição para a ração para cão idoso deve ser feita por volta dos 7 anos de idade, pois é nesse período que a maioria dos doguinhos começa a apresentar os primeiros sinais de envelhecimento. Mas, vale lembrar que esse processo pode variar de acordo com o porte do cachorro.

Mas afinal de contas, como fazer a transição para a ração para cães idosos? A primeira coisa que você deve ter em mente é que esse processo deve ser feito aos poucos. Oferecer um alimento novo de uma hora para a outra pode causar um desconforto digestivo em seu peludo. Por isso, o recomendado é misturar a ração nova com a antiga. Em um período de 7 a 8 dias, você deve ir diminuindo a porção da ração antiga aos poucos. A recomendação para introduzir o novo alimento é a seguinte:

  • Dia 1: cerca de 1/3 da ração para cão idoso e 2/3 da ração antiga
  • Dia 3: metade da ração nova e metade da habitual
  • Dia 6: cerca de 2/3 da ração nova e 1/3 da habitual
  • Dia 8: porção completa com a ração para cães idosos

Redação: Hyago Bandeira