Quem tem um gatinho em casa já percebeu que os brinquedos para gatos favoritos nem sempre são os mais elaborados e caros. Na verdade, os gatos são fascinados por dois itens muito simples e fáceis de serem encontrados: as caixas de papelão e sacolas de papel. Quando os bichanos veem esses itens dando bobeira pela casa, eles não resistem à vontade de brincar ou se enfiar dentro deles. Nem mesmo a caminha mais confortável e divertida é capaz de superar o fascínio que os gatos sentem por esses objetos. Mas afinal, por que gatos gostam de caixas de papelão? A resposta a essa pergunta é mais simples do que parece e está ligada a um instinto selvagem do felino.
Por que os gatos gostam de caixa de papelão e sacolas?
Embora os gatos tenham sido domesticados há muito tempo, muitos de seus comportamentos ainda estão ligados à época em que viviam como gatos selvagens. O fascínio pelas caixas de papelão e sacolas, por exemplo, é um reflexo do instinto selvagem do gato. Esses objetos remetem aos esconderijos que os felinos procuravam na natureza para se esconderem de predadores e para facilitar a visibilidade das presas. Para os gatos, tanto as caixas quanto as sacolas de papel oferecem um refúgio seguro e protegido, proporcionando uma sensação de segurança. É por isso que, mesmo vivendo em um ambiente doméstico ao lado dos tutores, os gatos são naturalmente atraídos por esses objetos porque instintivamente se sentem mais protegidos e confortáveis dentro deles.
As caixas e sacolas são um abrigo seguro para os gatos
O hábito felino de se esconder em caixas, sacolas, armários e outros lugares inusitados está ligado ao instinto de caça e sobrevivência da espécie. Quando viviam livres na natureza, os gatinhos procuravam por lugares escondidos por dois motivos: fugir de predadores que ameaçassem sua sobrevivência e se esconderem de presas até o momento do bote. Para eles, a caixa de papelão é o local perfeito para se refugiar, porque eles consideram o interior desses objetos um ambiente calmo, seguro, silencioso e confortável para relaxar sem preocupação. Outro ponto que agrada os felinos é o material maleável do papelão, que se adapta ao corpo do gato e é ideal para os felinos arranharem, brincarem e até morderem.
As sacolas de papel e caixas de papelão trazem uma sensação agradável aos felinos
Outro motivo que explica o fascínio dos gatinhos por sacolas e caixas de papelão é a ação antitérmica desses objetos. O interior das caixas possuem a capacidade de regular a temperatura corporal dos gatos, funcionando como um isolante térmico que deixa os bichanos mais aquecidos no frio, e refrescados nos dias mais quentes. Ou seja, elas oferecem um ambiente com uma temperatura agradável e ideal para os felinos, diminuindo assim um gato com frio ou com calor.
Além disso, já ficou comprovado que as caixas de papelão ajudam a evitar um gato estressado. Segundo o estudo “Uma caixa de papelão proporciona redução de estresse para gatos de abrigo?”, realizado por pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, o interior das caixas reduz os níveis de estresse de um gatinho. Isso acontece justamente pela sensação de segurança e acolhimento que esse objeto proporciona, deixando o gato mais relaxado e tranquilo.